Carlo Ancelotti já foi campeão no Alemão, Inglês, Italiano e Francês. Vez do Espanhol. Foto: AFP
Carlo Ancelotti deve aumentar neste sábado uma coleção histórica. Aos 57 anos, o italiano pode ser campeão na quinta liga nacional diferente. Basta um ponto ao Real Madrid, de Benzema, Vinicius Junior, Modric, Toni Kroos, Casemiro, Courtois e companhia, diante do Espanyol neste fim de semana em La Liga. Dos cinco principais campeonatos nacionais da Europa, quatro já viram o treinador ser campeão: Alemão, Francês, Inglês e Italiano. Lógico que a vida de Carlo Ancelotti não seria nada fácil no Brasileirão. Talvez, nem terminasse uma temporada. Mas vale a brincadeira do título deste post antes de mergulharmos no túnel do tempo do comandante italiano.
Na temporada de 2003/2004, Carlo Ancelotti levou o Milan ao título do Campeonato Italiano encerrando quatro temporadas de jejum — uma eternidade se tratando do clube rossonero. Era a primeira temporada do brasileiro Kaká em Milão. E Ancelotti teve coragem de lançar o moleque em um time de marmanjos. Mandar Rivaldo para o banco. Foi de Kaká o cruzamento para o gol que valeu o scudetto, marcado pelo centroavante ucraniano Schevchenko.
Campeão italiano em 2003/2004
Sistema tático: 4-3-2-1
Chamado na Espanha de pacificador no período em que comandou o Real Madrid e brindou o clube com o décimo título da Liga dos Campeões da Europa, Carlo Ancelotti também brilhou na badalada Premier League. A temporada de 2009/2010 foi dele. Um sucesso à frente do Chelsea em um elenco com jogadores de personalidade forte, como John Terry, Ricardo Carvalho, Ballack, Lampard, Anelka, Drogba…
Campeão inglês em 2009/2010
Sistema tático: 4-3-3
O terceiro título em uma das cinco grandes ligas nacionais da Europa foi na temporada de 2012/2013. O clube não ganhava o Campeonato Francês desde 1993/1994. Foi justamente Ancelotti quem começou a valorizar o dinheiro investido pelos árabes no clube. Poderia estar lá até hoje se quisesse. Mas preferiu uma aventura no Campeonato Espanhol.
Campeão francês em 2012/2013
Sistema tático: 4-2-3-1
À frente do Real Madrid, Carlo Ancelotti ganhou quase tudo. Uma Liga dos Campeões em 2013/2014 — título que o time merengue não faturava desde 2002. Conquistou a Supercopa da Uefa, o Mundial de Clubes da Fifa e a Copa do Rei. Faltou justamente o Campeonato Espanhol. La Liga pode ser conquistado por ele neste sábado. Ficou em terceiro em 2013/2014, atrás do campeão Atlético de Madri e do vice, Barcelona. E foi vice do Barcelona em 2014/2015. O maior legado foi ter apaziguado um elenco em pé de guerra depois da passagem de José Mourinho por lá.
Vice-campeão espanhol em 2014/2015
Sistema tático: 4-3-3
Demitido inexplicavelmente pelo Real Madrid na passagem anterior, Carlo Ancelotti foi obrigado a tirar um ano sabático. De casa, viu o substituto, Rafa Benítez, irritar a torcida e ser demitido. E o auxiliar na temporada de 2013/2014, Zinedine Zidane, levar o clube ao 11º título da Liga dos Campeões. De volta às pranchetas, conquistou o Campeonato Alemão.
Campeão alemão 2015/2016
Sistema tático: 4-3-2-1
A mais nova conquista pode chegar em um lugar especial para Carlo Ancelotti: o Santiago Bernabéu. O italiano pode repetir o feito de Fabio Capello. O compatriota levou o time merengue duas vezes ao título do Campeonato Espanhol nas temporadas de 1996/1997 e de 2006/2007. Referência de Tite, Carletto pode ser o segundo a atingir esse feito. Que assim seja. Ele merece.
Siga no Twitter: @marcospaulolima
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…
Philippe Coutinho é mais um ídolo a dar um basta na relação tóxica com torcedores…
José Mourinho é um dos melhores técnicos do século 21. Levou o Porto ao título…