Dos oito técnicos classificados para as quartas de final da Uefa Champions League, quatro são nascidos na Alemanha. Isso jamais havia acontecido na história do torneio. Muito mesmo com um mesmo país. O sucesso vai além dos trabalhos competentes de Hansi Flick no Bayern de Munique e do jovem interino Edin Terzic, de 38 anos. Os ingleses Liverpool e Chelsea também são comandados por treinadores da escola germânica. A superioridade não chega a ser novidade. Três dos quatro semifinalistas da edição passada eram alemães — Julen Nagelsmann, Thomas Tuchel e Hansi Flick. Os dois últimos decidiram o título, em Lisboa.
Atual campeão, o Bayern de Munique confirmou presença entre os oito melhores desta edição na vitória por 2 x 1 sobre a Lazio. Na ida, havia goleado por 4 x 1. Portanto, Hansi Flick está na luta pelo segundo título pessoal na recém-iniciada carreira. Na temporada como estreante, arrematou Champions League, Bundesliga, Copa da Alemanha, Supercopa da Alemanha, Supercopa da Uefa e Mundial de Clubes da Fifa. Flick é cotado para suceder Joachim Löw na seleção da Alemanha. O comandante dos tetracampeões mundiais deixará o cargo depois da Eurocopa. Curiosamente, Flick foi auxiliar dele na Copa do Mundo 2014, no Brasil.
A outra das duas vagas em jogo nesta quarta-feira ficou com o Chelsea. Os Blues desbancaram o Atlético de Madrid por 3 x 0 no placar agregado sob a batuta do alemão Thomas Tuchel. Ele era o treinador do Paris Saint-Germain na campanha do vice-campeonato de 2020 e assumiu o time inglês nesta temporada no lugar de Frank Lampard, ídolo do clube.
Na semana passada, o Liverpool carimbou passagem às quartas de final ao superar o Red Bull Leipzig. O técnico dos Reds continua sendo Jürgen Klopp. O alemão levou o time inglês ao título na temporada 2018/2019. Portanto, é outro germânico candidato ao bi pessoal. Em 2013, ele bateu na trave à frente do Borussia Dortmund, que perdeu a final para o Bayern.
O Borussia Dortmund é liderado por um técnico interino. Apesar do nome de origem croata, o alemão Edin Terzic assumiu o cargo depois da demissão do suíço Lucien Favre. Terzic era auxiliar de Favre e ficará no cargo ate o fim da temporada. Enquanto isso, o clube alemão procura um novo treinador para a próxima temporada.
A nacionalidade dos demais técnicos é variada. O francês Zidane busca o tetracampeonato pessoal à frente do Real Madrid. O português Sergio Conceição é o responsável pela bela campanha do Porto. O espanhol Pep Guardiola guia o Manchester City e o argentino Mauricio Pochettino é o estranho no ninho, ou seja, o único sul-americano entre os remanescentes.
O sorteio dos duelos das quartas de final e demais cruzamentos será nesta sexta-feira, em Nyon, na Suíça. Os confrontos de ida serão em 6 e 7 de abril e a volta uma semana depois. Os clubes italianos são a grande ausência. Não ficavam fora das quartas desde 2015/2016.
Siga no Twitter: @mplimaDF
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
A dois dias da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, o mandatário…
Lucimar da Silva Ferreira, o Lúcio, campeão da Copa de 2002 e capitão do Brasil…
É fácil jogar a culpa do mau início do Flamengo no Campeonato Carioca no time…
Times históricos do Grêmio tinham grandes volantes. China era o carregador de piano nos títulos…
A venda do zagueiro Vitor Reis para o Manchester City consolida a capacidade do Palmeiras…
A apresentação do novo patrocinador máster do Palmeiras nesta segunda-feira, em São Paulo, é emblemática.…