Atlético-MG, que tem Lucas Pratto, é o maior interessado em Fred. Foto: Divulgação/Fluminense FC
A crise de Fred no Fluminense expõe (ainda mais) uma outra crise no futebol brasileiro: a carência de um camisa 9, de um centroavante, nos principais clubes do Brasil e na Seleção. Poucos times no país podem se dar ao luxo de não demonstrar nenhum interesse no desfecho da queda de braço entre o ídolo tricolor e o técnico Levir Culpi nas Laranjeiras. Pelos meus cálculos, entre as equipes mais badaladas do país, apenas três podem dar de ombros para o destino do artilheiro do Campeonato Brasileiro em 2012 (20 gols) e em 2014 (18): Flamengo, de Paolo Guerrero; Atlético-MG, de Lucas Pratto; e Santos, de Ricardo Oliveira. O resto…
No Rio, o Vasco tem Riascos e Thalles, mas o técnico Jorginho trocaria facilmente os dois por um Fred. Não tenho dúvida. Riascos vive ótima fase, mas é apenas uma fase. O Botafogo procura um centroavante, aquele cara que vire ídolo, desde a saída de Loco Abreu. Pergunte ao Ricardo Gomes se ele não gostaria de ter um Fred. Entre os arquirrivais do Fluminense, creio que apenas o Flamengo pode ignorar Fred. Afinal, tem um nome à altura: Paolo Guerrero. Sem Fred, o Fluminense teria que se virar no restante do ano com Magno Alves.
Em São Paulo, o Corinthians apostou em André. Até agora, ele não vingou. Tite tem ainda o promissor Luciano. Pra quem teve até pouco tempo Paolo Guerrero e depois Vágner Love, Fred seria, sim, muito bem-vindo no atual campeão brasileiro. E o Timão tem uma carta na manga. Alexandre Pato dificilmente vai ficar no Chelsea. Poderia rolar uma troca por Fred. Cuca também sorriria de orelha a orelha se Paulo Nobre enfiasse a mão no bolso e levasse Fred. O alviverde confia desconfiando em Alecsandro, Lucas Barrios… O São Paulo, nem se fala… Perdeu Luis Fabiano, Alexandre Pato, não confia nenhum pouco no Alan Kardec e o Calleri tem prazo de validade no Morumbi. O Santos se dá ao luxo de contr com o veterano Ricardo Oliveira e o jovem Gabriel, o Gabigol, ou seja, não tem nenhum interesse de entrar no leilão por Fred.
Em Minas, o Cruzeiro necessita demais depois da perda de Marcelo Moreno e do fiasco da passagem de Leandro Damião pela Toca da Raposa. Fred tem história no clube. Em tese, seria unir o útil ao agradável. Fominha, o Atlético-MG não precisaria na minha opinião. Lucas Pratto é o cara do ataque. Mas o presidente Daniel Nepomuceno pode estar antevendo perdas. Pratto tem propostas do exterior faz tempo. Em caso de fracasso ou de sucesso na Libertadores, pode deixar o clube na janela de transferência do meio do ano. Aí, o Galo ficaria sem um camisa 9. Levir Culpi conhece bem o elenco do Atlético. Poderia sugerir, por exemplo, uma troca de Fred por Dátolo. O Fluminense está sem um camisa 10 desde a venda do Conca. É uma possibilidade.
No Rio Grande do Sul, o Internacional está de plantão no mercado à caça de um centroavante. O sonho original era Leandro Damião, mas foi frustrado. Fred conseguiria ser o rei da cocada nas bandas do Beira-Rio. No Grêmio também. A torcida tricolor está “viúva” de Barcos. Mesmo assim, o técnico Roger Machado se vira como pode com o excelente Luan e outros nomes na função. Mas o Fred é o Fred. Ainda mais para uma fase de mata-mata na Libertadores.
Fred fez uma péssima Copa do Mundo. Ficou marcado pela campanha pífia. Mas vou te contar. Nessa terra de cego do futebol brasileiro quem tem um centroavante é rei. Só mesmo o Fluminense (e a Seleção Brasileira) para abrirem mão do faro de gol e da experiência do último bom centroavante produzido pela decadente indústria nacional.
Protagonista da primeira medalha de ouro do Brasil no torneio de futebol masculino na história…
Dorival Júnior ganhou dois títulos no Internacional: a Recopa Sul-Americana em 2011 e o Campeonato…
O sonolento Flamengo foi despertado por Arrascaeta na difícil estreia na Copa Intercontinental ao derrotar…
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou nesta quarta-feira por 20 votos em…
Jamais menospreze um time comandado por Dorival Júnior na Copa do Brasil. O tricampeão do…
A classificação do Campeonato Inglês apresenta uma dura lição à turma de Émerson Leão e…