Classificação heroica do Ceilândia veio aos 50 minutos do segundo tempo. Foto: Twitter @ceilandiaec
Sob ataque de denúncias de manipulação de resultados nos 36 jogos da primeira fase, que estão sob investigação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e do Tribunal de Justiça Desportiva do Distrito Federal (TJD-DF), o Candangão terá um quadrangular semifinal digno de ser apelidado de “Liguinha dos Campeões”.
Explica-se: Brasiliense, Ceilândia, Gama e Luziânia conquistaram juntos 18 das últimas 20 edições do campeonato local, O recorte é do período de 2001 a 2020, ou seja, edições disputadas no século. Nas duas décadas, os únicos intrusos no rodízio dos campeões foram CFZ (2002) e Sobradinho (2018).
O Brasiliense empilhou nove títulos, o Gama ganhou cinco, o Ceilândia dois e o Luziânia dois.
A próxima fase também será uma espécie de tira-teima entre os técnicos. Bicampeão pelo Gama em 2019 e 2020, Vilson Tadei pode empilhar o terceiro título consecutivo.
Antes dele, Victor Santana, atualmente no Gama, levou o Sobradinho ao título.
Comandante do Luziânia, Ricardo Antônio brindou o clube do Entorno com dois títulos, em 2014 e 2016. Protagonista da classificação mais emocionante da segunda fase, ao vencer o Santa Maria nos últimos minutos, por 3 x 0, paralelamente à derrota do Capital para o Brasiliense, por 1 x 0, Adelson de Almeida ostenta no currículo as conquistas de 2010 e 2012.
Portanto, dos quatro treinadores, três podem arrematar o troféu pela terceira vez.
Há um favoritaço ao título. Primo rico da turma, o Brasiliense mantém 100% de aproveitamento. Tem tudo para ser campeão invicto pela primeira vez. São nove vitórias nesta edição. O time também tem o artilheiro isolado do Candangão, Zé Love, com sete bolas na rede.
A próxima fase começará no sábado com o duelo entre Ceilândia e Luziânia, às 15h30, no Abadião. No domingo, o Gama receberá o Brasiliense, às 15h30, no Defelê, na Vila Planalto. O gramado do Bezerrão recebe um dos três hospitais de campanha do Distrito Federal. Consequentemente, o mandante não poderá jogar lá.
Siga no Twitter: @mplimaDF
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
A repetição é a mãe da retenção. Abel Ferreira manteve a escalação inicial do…
Gustavo Marques conseguiu piorar uma das semanas mais vergonhosas do futebol nesse sábado na eliminação…
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…