Erick Pulga comemora o gol decisivo contra o Nacional de Montevidéu. Foto: Dante Fernández/AFP
Quem planta tempo de trabalho colhe um time organizado e competitivo. Rogério Ceni entrega isso ao Bahia há um ano e sete meses. O triunfo por 1 x 0 contra o Nacional de Montevidéu é para ser saboreado. O primeiro do clube fora de casa na história da Copa Libertadores da América.
O Bahia não teve medo da camisa pesada de um tricampeão continental. Atacou o Nacional. Teve mais posse de bola dentro do Gran Parque Central: 56% x 44%. Finalizou praticamente o mesmo número de vezes do adversário: 13 x 11.
Estatísticas de lado, Rogério Ceni foi feliz na escolha de um dos principais reforços para a temporada. Erick Pulga desembarcou no clube no início deste ano. Acumula seis gols e cinco assistências em 19 jogos com a camisa tricolor. Dos cinco passes decisivos, dois foram nesta Libertadores contra o The Strongest na Pré-Libertadores.
O gol decisivo contra o Nacional foi belíssimo. A plasticidade do chute cruzado e a maneira como ele se posiciona para bater na bola e acertar o canto esquerdo do goleiro merecem câmera lenta. A bola chega desajeitada após uma dividida, pouco depois do bico esquerdo da grande área, e ele acerta uma baita finalização de perna direita. Mejía não defende.
Contratado por R$ 18,8 milhões aos 24 anos, Pulga havia participado com Léo Juba da trama do primeiro gol contra o Internacional na estreia na Arena Fonte Nova. Agora, é decisivo em Montevidéu. Encaixou no ataque ao lado de Luciano Rodriguez e de Cauly no sistema 4-3-3. Entrega justamente o que Rogério Ceni encomendou: um contra um aberto na ponta esquerda.
Além de Erick Pulga, destaco a partida do zagueiro David Duarte. O beque foi fundamental para combater o ponto forte do Bahia: a bola aérea. O defensor tem 1,92m ao lado de Kanu, um pouco mais baixo: 1,86m. A maior prova do Bahia foi a tão necessária maturidade em jogos traiçoeiras da Libertadores.
X: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…