Eliminação do Sport contra o Juazeirense virou caso de tapeão. Anderson Stevens (Sport Recife)
A primeira semana da Copa do Brasil deu sobrevida a um bichinho em extinção no segundo torneio mais importante do País: a zebra. O torneio mal começou e derrubou um time da Série A — o Sport lutará pela permanência no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) — e três da B. Confiança, Goiás e Sampaio Corrêa estão fora do páreo.
É uma tendência para a edição deste ano? Não!
A Copa do Brasil não tem um campeão surpreendente há muito tempo. Para mim, desde o Paulista, de Jundiaí, em 2005. Há quem considere o Sport (2008) como última surpresa. Discordo. Considerou o Leão da Ilha um dos grandes — não gigante — do futebol brasileiro.
Portanto, a zebra é, sim, um bichinho em extinção na Copa do Brasil. Não está fácil para nenhuma delas. Semifinalistas em 2011, Avaí e Ceará foram as últimas grandes surpresas entre os quatro melhores da competição. De lá para cá, há presença maciça dos grandes e gigantes.
Recém-rebaixado para a segunda divisão, o Goiás precisa entender o significado da eliminação precoce diante do Boavista-RJ. O time mais tradicional da Região Centro-Oeste arrisca não voltar para a Série A neste ano. Competirá com Botafogo, Cruzeiro e Vasco. Em circunstâncias normais, restará uma vaga de acesso. Mais do que isso: é preciso olhar para o Cruzeiro do ano passado para evitar erros que levem o clube a brigar contra a queda para a terceira divisão.
O Sport ficou na elite, mas comportou-se como time pequeno na partida contra o Juazeirense. O clube tem todo direito de reclamar das desventuras em série na derrota por 3 x 2, mas apostar as fichas no STJD não parece bom caminho para o time pernambucano. O Vasco, por exemplo, tentou anular o resultado do jogo contra o Internacional e não teve êxito.
O Confiança-SE se manteve na Série B. Escapou da queda por pouco na temporada passada, mas não escapará em 2021 se cometer erros como o da eliminação diante do 4 de Julho-PI. O Sampaio Corrêa brigou para subir à Série A até as últimas rodadas do ano passado. Terminou em sexto lugar, três pontos abaixo do G-4. Neste início de temporada, deu adeus à Copa do Brasil contra o Rio Branco-ES e desperdiçou a chance de encher o cofre.
Siga no Twitter: @mplimaDF
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
Gustavo Marques conseguiu piorar uma das semanas mais vergonhosas do futebol nesse sábado na eliminação…
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…
Philippe Coutinho é mais um ídolo a dar um basta na relação tóxica com torcedores…