Primeira semana da Copa do Brasil derruba um time da Série A e três da B

Compartilhe

A primeira semana da Copa do Brasil deu sobrevida a um bichinho em extinção no segundo torneio mais importante do País: a zebra. O torneio mal começou e derrubou um time da Série A — o Sport lutará pela permanência no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) — e três da B. Confiança, Goiás e Sampaio Corrêa estão fora do páreo.

É uma tendência para a edição deste ano? Não!

A Copa do Brasil não tem um campeão surpreendente há muito tempo. Para mim, desde o Paulista, de Jundiaí, em 2005. Há quem considere o Sport (2008) como última surpresa. Discordo. Considerou o Leão da Ilha um dos grandes — não gigante — do futebol brasileiro.

Portanto, a zebra é, sim, um bichinho em extinção na Copa do Brasil. Não está fácil para nenhuma delas. Semifinalistas em 2011, Avaí e Ceará foram as últimas grandes surpresas entre os quatro melhores da competição. De lá para cá, há presença maciça dos grandes e gigantes.

Recém-rebaixado para a segunda divisão, o Goiás precisa entender o significado da eliminação precoce diante do Boavista-RJ. O time mais tradicional da Região Centro-Oeste arrisca não voltar para a Série A neste ano. Competirá com Botafogo, Cruzeiro e Vasco. Em circunstâncias normais, restará uma vaga de acesso. Mais do que isso: é preciso olhar para o Cruzeiro do ano passado para evitar erros que levem o clube a brigar contra a queda para a terceira divisão.

O Sport ficou na elite, mas comportou-se como time pequeno na partida contra o Juazeirense. O clube tem todo direito de reclamar das desventuras em série na derrota por 3 x 2, mas apostar as fichas no STJD não parece bom caminho para o time pernambucano. O Vasco, por exemplo, tentou anular o resultado do jogo contra o Internacional e não teve êxito.

O Confiança-SE se manteve na Série B. Escapou da queda por pouco na temporada passada, mas não escapará em 2021 se cometer erros como o da eliminação diante do 4 de Julho-PI. O Sampaio Corrêa brigou para subir à Série A até as últimas rodadas do ano passado. Terminou em sexto lugar, três pontos abaixo do G-4. Neste início de temporada, deu adeus à Copa do Brasil contra o Rio Branco-ES e desperdiçou a chance de encher o cofre.

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Brasil tem rodízio de protagonistas na Europa a 155 dias da estreia na Copa

O Brasil vê um rodízio de protagonistas a 155 dias da estreia na Copa do…

7 horas atrás
  • Esporte

Igor Thiago vira o maior artilheiro brasileiro em uma edição do Inglês

Autor de dois gols nesta quarta-feira na vitória do Brentford por 3 x 0 contra…

14 horas atrás
  • Esporte

Julio Casares e a era dos impeachments nos times do futebol brasileiro

A jovem democracia brasileira ensina o futebol a punir gestões irresponsáveis. O São Paulo Futebol…

1 dia atrás
  • Esporte

Flamengo: cadê o camisa 9 formado na base? O vício de comprar pronto

  Craque o Flamengo faz em casa, mas ultimamente não consegue formar, potencializar — e…

2 dias atrás
  • Esporte

“Parem as armas”: Quando o técnico da Venezuela tentou frear Nicolás Maduro

Oito de junho de 2017. A Venezuela elimina o Uruguai nos pênaltis e se classifica…

4 dias atrás
  • Esporte

Venezuela é a sexta maior fornecedora de jogadores para o Brasileirão

  Sob controle dos Estados Unidos depois da captura do presidente Nicolas Maduro pelo governo…

4 dias atrás