Presidente da Conmebol diz que final da Copa Sul-Americana 2023 em Brasília só depende da CBF

Compartilhe

O presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) Alejandro Domínguez disse nesta terça-feira em entrevista ao programa ESPN FC que a final da Copa Sul-Americana de 2023 só depende da CBF para ser disputada em Brasília. A capital do país receberia a decisão em 1º de outubro do ano passado. No entanto, a entidade solicitou mudança por questões de segurança. O jogo seria na véspera do primeiro turno das eleições no Brasil.

“No ano passado, não conseguimos fazer a final da Sul-Americana por causa das eleições nacionais. A gente mudou isso para esse ano de 2023, fazer a final da Sul-Americana em Brasília, mas fica nas mãos da CBF ratificar o compromisso”, disse o dirigente da entidade máxima do futebol no continente, ratificando o que havia afirmado ao blog no mês passado, em Doha, no Catar, durante a Copa do Mundo, depois da homenagem da Conmebol a Pelé.

Em 11 de dezembro, o blog perguntou a Alejandro Domínguez se o Estádio Mané Garrincha seria automaticamente sede da final da Copa Sul-Americana em 2023. O dirigente respondeu: “Depende da cidade. Eles precisam apresentar novamente uma proposta via Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a gente vai avaliar”, esclareceu o dirigente. A próxima edição sofreu reajusta de 30% no montante disponível para premiação. A Conmebol repartirá US$ 77,8 milhões entre os participantes. O campeão, por exemplo, pode faturar até US$ 5 milhões.

No ano passado, a Conmebol anunciou que o Mané Garrincha seria palco da decisão da Copa Sul-Americana. O acordo, no entanto, não levou em conta a realização do primeiro turno das eleições no Brasil, em 2 de outubro. A pedido da CBF, a Conmebol recuou e escolheu uma nova sede para a realização da partida. A entidade optou pelo estádio Mario Kempes, em Córdoba.

Havia expectativa de que Brasília passasse a ser anfitriã da decisão em 2023, em uma simples troca com Córdoba, mas o presidente Alejandro Dominguez esclareceu que é preciso recomeçar tudo de novo, ou seja, ratificar a intenção à CBF e a entidade oficializar o desejo.

Brasília recebeu recentemente três competições diferentes do calendário da Conmebol. Em 2021, foi um dos palcos da Copa América. Hospedou uma final de Recopa Sul-Americana entre Palmeiras e Defensa Y Justicia e duelos de Flamengo e Santos na Libertadores.

Na mesma entrevista ao ESPN FC, Alejandro Dominguez manteve suspense sobre a cidade sede da final da Libertadores, o principal torneio de clubes do continente. A contar de 2019, as decisões foram em Lima (Peru), Rio (Brasil), Montevidéu (Uruguai) e Guayaquil (Equador). “Quanto à Libertadores, eu tenho ainda que falar com o Conselho”, respondeu.

Siga no Twitter: @marcospaulolima

Siga no Instagram: marcospaulolima

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Ancelotti até 2030: o recorde de Zagallo que o italiano vai quebrar na Seleção

  A oficialização nesta quinta-feira da renovação do contrato da Confederação Brasileira de Futebol (CBF)…

14 horas atrás
  • Esporte

Neymar perde 24 bolas por jogo; papel de falso 9 é saída para ir à Copa

Há uma estatística no mínimo preocupante no que diz respeito ao debate nacional e internacional…

4 dias atrás
  • Esporte

Barcelona pós-Messi tem mais títulos do que vices no Espanhol

  Lionel Messi deixou o Barcelona em agosto de 2021. Em crise financeira, o clube…

4 dias atrás
  • Esporte

Guia da 15ª rodada do Brasileirão 2026: análises, palpites e onde ver

Brasileirão – Série A 2026  Prévia jogo a jogo da #rodada 14   Botafogo x…

5 dias atrás
  • Esporte

Força mental mantém foco do Gama no que interessa: acesso à Série C

  Importantíssima a resposta imediata do Gama à eliminação na Copa Centro-Oeste contra o Rio…

5 dias atrás
  • Esporte

Mirassol emula Guarani e São Caetano na fase de grupos da Libertadores

O Mirassol encaminhou a classificação para as oitavas de final da Copa Libertadores da América…

7 dias atrás