Mané Garrincha abrigou a final da Recopa Sul-Americana em 2021. Foto: Conmebol
O presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) Alejandro Domínguez disse nesta terça-feira em entrevista ao programa ESPN FC que a final da Copa Sul-Americana de 2023 só depende da CBF para ser disputada em Brasília. A capital do país receberia a decisão em 1º de outubro do ano passado. No entanto, a entidade solicitou mudança por questões de segurança. O jogo seria na véspera do primeiro turno das eleições no Brasil.
“No ano passado, não conseguimos fazer a final da Sul-Americana por causa das eleições nacionais. A gente mudou isso para esse ano de 2023, fazer a final da Sul-Americana em Brasília, mas fica nas mãos da CBF ratificar o compromisso”, disse o dirigente da entidade máxima do futebol no continente, ratificando o que havia afirmado ao blog no mês passado, em Doha, no Catar, durante a Copa do Mundo, depois da homenagem da Conmebol a Pelé.
Em 11 de dezembro, o blog perguntou a Alejandro Domínguez se o Estádio Mané Garrincha seria automaticamente sede da final da Copa Sul-Americana em 2023. O dirigente respondeu: “Depende da cidade. Eles precisam apresentar novamente uma proposta via Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a gente vai avaliar”, esclareceu o dirigente. A próxima edição sofreu reajusta de 30% no montante disponível para premiação. A Conmebol repartirá US$ 77,8 milhões entre os participantes. O campeão, por exemplo, pode faturar até US$ 5 milhões.
No ano passado, a Conmebol anunciou que o Mané Garrincha seria palco da decisão da Copa Sul-Americana. O acordo, no entanto, não levou em conta a realização do primeiro turno das eleições no Brasil, em 2 de outubro. A pedido da CBF, a Conmebol recuou e escolheu uma nova sede para a realização da partida. A entidade optou pelo estádio Mario Kempes, em Córdoba.
Havia expectativa de que Brasília passasse a ser anfitriã da decisão em 2023, em uma simples troca com Córdoba, mas o presidente Alejandro Dominguez esclareceu que é preciso recomeçar tudo de novo, ou seja, ratificar a intenção à CBF e a entidade oficializar o desejo.
Brasília recebeu recentemente três competições diferentes do calendário da Conmebol. Em 2021, foi um dos palcos da Copa América. Hospedou uma final de Recopa Sul-Americana entre Palmeiras e Defensa Y Justicia e duelos de Flamengo e Santos na Libertadores.
Na mesma entrevista ao ESPN FC, Alejandro Dominguez manteve suspense sobre a cidade sede da final da Libertadores, o principal torneio de clubes do continente. A contar de 2019, as decisões foram em Lima (Peru), Rio (Brasil), Montevidéu (Uruguai) e Guayaquil (Equador). “Quanto à Libertadores, eu tenho ainda que falar com o Conselho”, respondeu.
Siga no Twitter: @marcospaulolima
Siga no Instagram: marcospaulolima
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…
Philippe Coutinho é mais um ídolo a dar um basta na relação tóxica com torcedores…
José Mourinho é um dos melhores técnicos do século 21. Levou o Porto ao título…