O menino Vitor Roque, autor do primeiro gol do Athletico-PR contra o Palmeiras. Foto: Twitter/Athletico-PR
Olha ele aí, outra vez
Oito anos depois de virar símbolo do atraso do técnico brasileiro no 7 x 1, Luiz Felipe Scolari é o único brasileiro alojado no G-4 do Brasileirão. O português Abel Ferreira lidera com o Palmeiras; Antonio Mohamed é terceiro a bordo do Atlético-MG e Vítor Pereira segura a quarta colocação com a prancheta do Corinthians. Belo trabalho de Felipão no Athletico-PR.
Por que estão surpresos?
O Athletico-PR conquistou o Brasileirão em 2001, foi vice em 2004, perdeu a final da Libertadores de 2005 para o São Paulo, conquistou a Copa do Brasil em 2019, é bicampeão da Sul-Americana e há quem se assuste com a presença do time de Felipão na segunda posição da Série A. Resultado da mudança de patamar iniciada na virada do século.
Oito ou oitenta
O Fortaleza foi o Athletico-PR do ano passado. Terminou o Brasileirão em quarto lugar. A vaga para a Libertadores, no entanto, está virando maldição. Dedicado ao torneio continental, o Tricolor do Pici flerta perigosamente com o rebaixamento. Inerte na lanterna, vê a distância em relação ao primeiro time fora do Z-4 aumentar para sete pontos. É grave.
Prova dos nove
Foi a rodada dos centroavantes. De Cano e Fred a Pedro e Gabigol. Do veterano Hulk ao jovem Vitor Roque. Do guloso Luciano. A febre do falso 9 cedeu e os autênticos matadores tomaram o lugar dos postiços na artilharia. Os argentinos Calleri e Cano estão na dianteira com nove bolas na rede. A única vez que o goleador foi gringo faz 50 anos! Pedro Rocha.
Torneio Rio-São Paulo
Algo raro na rodada, hein?! Todos os cariocas derrotaram os paulistas na 15ª rodada. O Fluminense humilhou o expressinho do Corinthians por 4 x 0. O Flamengo se impôs pela terceira edição consecutiva contra o Santos, na Vila Belmiro. Na noite desta segunda-feira, o Botafogo conseguiu derrotar o Red Bull Bragantino na casa do adversário.
Dinizismo
O Fluminense joga, hoje, o melhor futebol do país. Fernando Diniz virou carrasco dos técnicos estrangeiros. Derrotou Vítor Pereira (Corinthians), Luis Castro (Botafogo), Antonio Mohamed (Atlético-MG), Vojvoda (Fortaleza), segurou Abel Ferreira (Palmeiras) e Fabián Bustos (Santos) e só perdeu para Paulo Sousa (Flamengo) e Gustavo Morínigo (Coritiba).
Cadeira cativa
Cruzeiro, Vasco, Bahia e Grêmio se instalaram no G-4 da Série B e dificilmente sairão de lá. Acho mais fácil o quarteto trocar de posição entre si a pintar algum intruso. Se pintar, ouso afirmar que pode ser o Sport. Lisca organizou minimamente o Leão da Ilha para suportar a pressão dos mais de 60 mil torcedores do Vasco, no Maracanã, e causou boa impressão.
S.O.S Campinas
Tenho em casa uma edição de 1978 da revista Placar com uma seleção formada por jogadores de Guarani e Ponte Preta. Tem Carlos, Oscar, Mauro, Polozzi, Zé Carlos, Odinei, Lúcio, Renato, Careca, Zenon e Tuta. Que timaço! Pois bem. É preciso salvar esses dois clubes tradicionais do futebol brasileiro. Ambos estão de mãos dadas no Z-4 da Série B.
Temos um Norte
A Região Norte não tem um representante na primeira divisão do Campeonato Brasileiro desde 2005, a terceira edição no sistema de pontos corridos. Lá se vão 17 anos! Vai demorar um pouquinho para o tabu cair, mas Paysandu e Manaus tentam correr contra o tempo. Os dois times estão, hoje, na zona de classificação para a segunda fase da Série C.
Se a Série D terminasse hoje…
O Brasiliense segue dono da melhor campanha da quarta divisão e dificilmente perderá o status. O time é cascudo a essa altura da temporada, mas vale ficar de olho no sobe e desce do Grupo A6. Na semana passada, o adversário na próxima fase seria a Ferroviária-SP. Hoje, é o Real Noroeste-ES. O Ceilândia reagiu e voltou a dar esperança.
Siga no Twitter: @marcospaulolima
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
Gustavo Marques conseguiu piorar uma das semanas mais vergonhosas do futebol nesse sábado na eliminação…
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…
Philippe Coutinho é mais um ídolo a dar um basta na relação tóxica com torcedores…