Libertadores para pontas como Estêvão cobra laterais-zagueiros. Foto: Raphael Ribeiro/CBF
A terceira convocação de Carlo Ancelotti fortalece algumas pistas do que ele pretende daqui a 253 dias na Copa do Mundo de 2026, na América do Norte. Está claro: o italiano não abre mão de laterais versáteis, ou seja, capazes de formar linha de três defensores quando o Brasil tiver a posse da bola para atacar os adversários no sistema 3-2-5. Um deles precisa ficar e se juntar aos dois beques especialistas.
A razão é simples. Carlo Ancelotti desfruta de uma variedade de pontas. Logo, não precisa de laterais ofensivos como Cafu e Roberto Carlos. A demanda dele é contrária. Ele procura laterais capacitados para a missão de se travestir de zagueiro para formar linha de três. Assim, ele pode lançar um lateral ofensivo para o apoio ao meio de campo ou ao ataque e liberar o que tem de melhor — os pontas. Nem mesmo a posição de centroavante oferece um repertório tão vasto como o de extremos desequilibrantes, como diria Tite.
Carlo Ancelotti chamou Danilo na primeira lista como técnico da Seleção. O jogador do Flamengo atua como lateral-direito e zagueiro. Chamou Alex Sandro, outro jogador com capacidade para se posicionar como beque ou lateral-esqerdo. Ele gostou de Douglas Santos nesse papel contra o Chile. Agora, vai testar Carlos Augusto, uma das peças importantes no balanço defensivo da Internazionale. Ambos têm essa característica.
Os demais laterais não têm essa característica. Wesley e Vanderson são agudos pelo lado direito. Caio Henrique tem atuado como ala-esquerdo no sistema 3-5-2 do Monaco. Ele ainda desfruta de Éder Militão. O jogador do Real Madrid faz bem o papel de lateral-direito. Atuou nessa posição nas quartas de final da Copa de 2022 contra a Croácia.
A convocação dá outras pistas na procura por um estepe para Casemiro. Aparentemente, o preferido é Andrey Santos. Lesionado, o jogador do Chelsea dá oportunidade a um outro concorrente: André pode cumprir essa função de primeiro volante e tem talento para recuar e se posicionar entre os dois zagueiros, quando é necessário.
Brasileirão 2026 começará em janeiro: entenda o novo calendário da CBF – Blog Drible de Corpo
A transferência de Gerson para o Zenit São Petersburgo abriu concurso na função dele. João Gomes e Joelinton podem ser observados dessa vez nos amistosos contra a Coreia do Sul e o Japão. Os titulares do setor estão convocados: Casemiro e Bruno Guimarães. Lucas Paquetá deve se unir a estes dois para na formação do meio de campo. Ancelotti chamou Estêvão como atacante, mas gostaria de vê-lo centralizado no papel de armador.
Entra e sai técnico e a Seleção continua revezando bons pontas. Gabriel Martinelli, Luiz Henrique, Rodrygo e Vinicius Junior. Em contrapartida, seguimos carentes de centroavantes. Igor Jesus, Matheus Cunha e Richarlison não me parecem confiáveis.
Há uma característica marcante no início do trabalho de Carlo Ancelotti. O italiano está nos acostumando cada vez mais com a possibilidade de o Brasil jogar uma Copa do Mundo sem Neymar pela primeira vez em três edições. A última foi a de 2010, quando Dunga preferiu não levar a jovem promessa do Santos à África do Sul.
É possível formar um time para os amistosos com a seguinte formação: Ederson; Wesley, Éder Militão, Gabriel Magalhães e Douglas Santos; Casemiro, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Luiz Henrique, Matheus Cunha e Vinicius Junior.
Convocados
X: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Dos quatro títulos conquistados pelo Flamengo na temporada, três foram decididos por reforços contratados neste…
Aos 59 anos, a inglesa Jillian Anne Ellis é uma das mulheres mais poderosas do…
A Super Copa Capital não é vitrine restrita aos 1.024 jogadores de até 17 anos…
O Flamengo revolucionou o mercado brasileiro ao conquistar os títulos da Libertadores e do Brasileiro…
O Flamengo tem tradição de conquistar títulos em cobranças de escanteio de um camisa 10…
De um lado o Palmeiras com patrocínio da inglesa Sportingbet no espaço nobre da…