Abel Braga nasceu em 1952. Paulo Sousa é de 1970. Embora a diferença de idade entre os técnicos do Fluminense e do Flamengo seja de 18 anos, houve tempo para confrontos entre os dois pelo mundo da bola. O blog levantou que foram especificamente cinco. Todos eles no Campeonato Português.
O brasileiro já havia trocado a profissão de zagueiro pela prancheta. O português era um promissor volante no início de carreira, em Lisboa. Cabia a Abel Braga detê-lo. Uma missão inglória diga-se de passagem. Abel comanda o modesto Famalicão. Paulo Sousa defendia o Benfica no primeiro encontro entre eles. Estamos na temporada de 1990/1991.
Em 11 de novembro de 1990, o Benfica venceu o Famalicão por 1 x 0, no Estádio da Luz, em Lisboa. Paulo Sousa era comandado pelo técnico sueco Sven Goran Eriksson. Jogava ao lado dos brasileiros Ricardo Gomes e de Valdo. Rui Águas fez o gol da vitória naquela 11ª rodada.
Em 3 de abril de 1991, o Famalicão recebeu o Benfica no duelo de volta e venceu com mais folga, por 3 x 1. Valdo, César Brito e Pacheco garantiram o triunfo no Estádio Municipal 22 de Junho pela 30ª rodada do Campeonato Português. O Benfica estava reforçado por Mats Magnusson.
Abel Braga se transferiu para o Belenenses depois da passagem pelo Famalicão. Herdou o emprego do compatriota Antônio Lopes e voltou encontrar Paulo Sousa no caminho em 2 de janeiro de 1993 na elite do Campeonato Português. O Belenenses segurou empate por 1 x 1 dentro de casa, no Estádio do Restelo, em Lisboa. Paulo Sousa não concluiu a partida. Foi expulso aos 20 minutos do segundo tempo em um jogo marcado por quatro cartões vermelhos.
O Benfica foi impiedoso na última rodada. O time de Mozer, Rui Águas, Futre e Paulo Sousa humilhou o Belenenses, de Abel Braga, por 5 x 0, no Estádio da Luz, em Lisboa. A vitória foi insuficiente para evitar a conquista do título nacional do arquirrival Porto.
O último duelo entre o técnico Abel Braga e o jogador Paulo Sousa faz 29 anos. Abelão ainda comanda o Belenenses e o volante havia virada a casaca. Defendia o Sporting na partida de 22 de setembro de 1993 pela temporada 1993/1994 do Campeonato Português.
Há um detalhe importante nesta partida. Paulo Sousa fez o segundo gol do Sporting no triunfo por 3 x 1. Balançou a rede aos 37 minutos do primeiro tempo no Estádio José Avalade. Balakov e Capucho completaram o placar e Mauro Airez descontou para os visitantes.
Neste domingo, o Estádio Nilton Santos será o palco do primeiro round entre Abel Braga e Paulo Sousa no papel de técnicos. Mais uma oportunidade para Abelão perder a fama de freguês do português. Dos cinco confrontos opondo técnico e jogador, o lusitano venceu quatro e houve um empate. Provavelmente, ambos nem se lembram de tantos combates nos velhos tempos.
O blogueiro segue em férias. Passando de vez em quando por aqui para comentários e análises.
Siga no Twitter: @marcospaulolima
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
Sensação do início de temporada no calendário do tênis profissional, o fenômeno carioca João Fonseca…
Domingo sempre foi um dia movimentado na casa dos Souza Lima no Cruzeiro Novo, onde…
A dois dias da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, o mandatário…
Lucimar da Silva Ferreira, o Lúcio, campeão da Copa de 2002 e capitão do Brasil…
É fácil jogar a culpa do mau início do Flamengo no Campeonato Carioca no time…
Times históricos do Grêmio tinham grandes volantes. China era o carregador de piano nos títulos…