Chegamos ao último capítulo da série sobre os maiores públicos da história do novo Mané Garrincha, ou seja, de 2013 para cá. Depois de passarmos a limpo o top 10 em jogos entre clubes, seleções e partidas envolvendo equipes do Distrito Federal, encerro a atualização com as partidas de futebol feminino realizadas na principal arena candanga.
A Seleção domina a lista com seis jogos. O maior público é 15.262 pagantes no Torneio Internacional de Futebol Feminino de 2013. O Brasil goleou o Chile por 5 x 0 e conquistou o título da competição. O recorde poderia ser maior se Marta e companhia tivessem passado pela capital nos Jogos Olímpicos do Rio-2016. No entanto, as meninas não passaram pela capital do torneio. A equipe passou por Rio, Manaus, Belo Horizonte e São Paulo.
O segundo lugar é do confronto entre Estados Unidos e Suécia pelas quartas de final. Comandadas por Pia Sundhage, a suecas despacharam as norte-americanas nos pênaltis por 4 x 3 após empate por 1 x 1 no tempo normal. A partida teve 13.892 pagantes segundo a súmula divulgada pela Fifa naquele 12 de agosto de 2016.
O terceiro público é de outro título da Seleção na capital. O Brasil tinha a vantagem do empate para conquistar o pentacampeonato do Torneio Internacional. Suportou a pressão no empate por 0 x 0 e ergueu o troféu diante de 11.287 pagantes.
O futebol feminino do Distrito Federal também mostrou força. Em 25 de abril de 2015, Minas Icesp e Cresspom duelaram no Mané Garrincha diante de 8.396 pagantes na preliminar da decisão do Candangão entre Gama e Brasília. O ingresso era válido para os dois jogos.
Brasília viu a vice-campeã olímpica Suécia eliminar os Estados Unidos, mas também teve a chance de receber as medalhistas de ouro dos Jogos Olímpicos do Rio-2016. A Alemanha perdeu por 2 x 1 para o Canadá na última rodada da fase de grupos diante de 8.227 pagantes. Apesar da derrota, as germânicas marcharam firmes rumo ao título e se vingaram das canadenses nas semifinais, em Belo Horizonte, vencendo por 2 x 0. Na decisão, a Alemanha superou a Suécia por 2 x 1 na prorrogação e faturou o ouro, no Maracanã.
Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF
Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima
Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/20
Domingo sempre foi um dia movimentado na casa dos Souza Lima no Cruzeiro Novo, onde…
A dois dias da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, o mandatário…
Lucimar da Silva Ferreira, o Lúcio, campeão da Copa de 2002 e capitão do Brasil…
É fácil jogar a culpa do mau início do Flamengo no Campeonato Carioca no time…
Times históricos do Grêmio tinham grandes volantes. China era o carregador de piano nos títulos…
A venda do zagueiro Vitor Reis para o Manchester City consolida a capacidade do Palmeiras…