A passagem de Tite pela Inglaterra com o auxiliar Cléber Xavier e o coordenador Juninho Paulista para acompanhar in loco dois jogos das quartas de final da Champions League deve servir para diminuir algumas angústias do técnico da Seleção Brasileira. Uma delas chama-se Gabriel Jesus. A outra, Roberto Firmino. Os dois atacantes pareciam intocáveis na montagem do elenco rumo ao Qatar. Hoje, não é mais possível cravar isso.
Tite verá de perto duelos entre Pep Guardiola e Diego Simeone nesta terça, e do amigo Carlo Ancelotti com Thomas Tuchel na quarta no confronto entre Chelsea e Real Madrid, no Stamford Bridge, porém a situação dos dois xodós é bem mais relevante para os planos do treinador. Jesus foi o 9 de Tite na Copa da Rússia. Firmino, o estepe. Ambos são jovens.
Os pontas Raphinha, Antony, Vinicius Junior e o centroavante Matheus Cunha ocuparam o espaço. Passaram como um trator. Em tese pressionam Gabriel Jesus e Roberto Firmino caso a Fifa sustente a convocação com 23 jogadores. Caso a entidade máxima do futebol se renda ao pedido feito pelas seleções no Congresso Técnico do fim de semana passada, Tite poderá respirar aliviado. Essas vagas certamente serão ocupadas pelos dois ou, no mínimo, por um deles. Alívio para Tite.
Esperava-se que Gabriel Jesus ganhasse mais espaço no Manchester City com a saída de Agüero. A temporada do atacante tem seis gols e nove assistências em 37 exibições. O jejum na Seleção Brasileira continua. Jesus não marca desde a final da Copa América de 2019 contra o Peru. É muito tempo de jejum. Pesam a favor dele os gols no início da Era Tite, em 2016, a versatilidade e a entrega ao time. Foi várias vezes para o sacrifício em nome da liberdade, principalmente, de Neymar. Assumiu o trabalho sujo.
Roberto Firmino também era intocável na linha de frente ao lado de Mané e Salah no Liverpool. As contratações do português Diogo Jota e do colombiano Luis Díaz acirraram a disputa por posição. Firmino tem quatro gols e nove assistências em 27 jogos na temporada. Firmino não atua pela Seleção desde junho do ano passado contra o Paraguai. O Liverpool jogará em Lisboa nesta quarta-feira. Como o preparador de goleiros Taffarel trabalha com Jürgen Klopp, pode atualizá-lo sobre os brasileiros dos Reds. Eles inclusive se encontraram em um almoço, na Inglaterra, divulgado por Cléber Xavier nas redes sociais.
Tite verá de perto outras possibilidades. Falta decidir o reserva de Alex Sandro na lateral-esquerda. Guilherme Arana está na frente. Tite gosta de Renan Lodi, titular do Atlético de Madrid. Nada como avaliá-lo a olho nu no Etihad Stadium. Excelente oportunidade, também, de observar um jogador que ele conhece bem, o zagueiro Felipe. O beque, inclusive, foi convocado às pressas depois do corte de Gabriel Magalhães por lesão.
Na quarta-feira, Tite observará o comportamento de Vinicius Junior contra uma defesa fortíssima do Chelsea. O atacante terá duelos com Christensen, Rüdiger e o companheiro Thiago Silva. Os três zagueiros estarão na Copa por Dinamarca, Alemanha e Brasil, respectivamente. Eder Militão enfrentará o centroavante Lukaku. Rodrygo pode entrar.
Siga no Twitter: @marcospaulolima
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
Sensação do início de temporada no calendário do tênis profissional, o fenômeno carioca João Fonseca…
Domingo sempre foi um dia movimentado na casa dos Souza Lima no Cruzeiro Novo, onde…
A dois dias da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, o mandatário…
Lucimar da Silva Ferreira, o Lúcio, campeão da Copa de 2002 e capitão do Brasil…
É fácil jogar a culpa do mau início do Flamengo no Campeonato Carioca no time…
Times históricos do Grêmio tinham grandes volantes. China era o carregador de piano nos títulos…