Paris-2024: Israel consolida processo de evolução no futebol masculino

Compartilhe

Alguma coisa acontece no futebol de Israel. O terceiro lugar Mundial Sub-20 de 2023 na Argentina, o terceiro lugar na Euro Sub-21 em 2023 e a classificação para o torneio olímpico de futebol masculino Sub-23 nos Jogos de Paris-2024, com início nesta quarta-feira, não são meras coincidências. O país vinculado à Uefa não disputava Copa, Euro ou Olimpíada desde os Jogos de Montreal-1976. A estreia será contra Mali, às 16h, no Parque dos Principes, a casa do Paris Saint-Germain.

Há um ano, Israel eliminava o Brasil nas quartas de final da Copa do Mundo Sub-23 na prorrogação por 3 x 2. A Seleção comandada por Ramón Menezes fracassou tendo no elenco jogadores como Guilherme Biro, Andrey Santos, Marlon Gomes, Savinho, Marcos Leonardo, Matheus Nascimento entre outras joias.

Israel avançou às semifinais ao despachar o Brasil e vendeu caro a derrota por 1 x 0 para o Uruguai. O time celeste conquistou o título contra a França. Israel superou a Coreia do Sul na decisão do terceiro lugar. O processo de evolução de Israel começou no terceiro lugar na Eurocopa Sub-19 em 2022. Dali em diante, os resultados ficaram expressivos e a geração sonha com a classificação para a Copa de 2026 no Canadá, EUA e no México.

88 atletas tem Israel nos Jogos: 18 jogam na seleção de futebol

Israel levou a Paris 88 atletas (54 homens e 34 mulheres) para competir em 16 esportes. Do total, 18 são da seleção masculina de futebol. Cinco participaram da campanha do terceiro lugar no Mundial Sub-20 da Argentina: Feingold, Israelov, Stav Lenkin, Dor Turgeman e Ben Harush. Turgeman foi o autor do gol da eliminação do Brasil na cidade de San Juan.

Israel dá mais um passo para realizar o sonho de disputar a Copa do Mundo de 2026. O torneio de futebol em Paris faz parte do processo. A última aparição no evento terminou nas quartas de final. Os hebreus avançaram em segundo lugar numa chave contra França, México e Guatemala e deram o azar de perder para o Brasil por 4 x 1 no mata-mata.

A seleção israelense não disputa a Copa do Mundo desde 1970. Recentemente disputou a repescagem para a Eurocopa. Faltou pouco para ir à Alemanha. A Copa de 2026 terá 48 países. Eis uma chance de parar a guerra no próximo ano e meio com uma boa causa.

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Como um convite para o Aberto da República no DF impulsionou João Fonseca

Sensação do início de temporada no calendário do tênis profissional, o fenômeno carioca João Fonseca…

22 horas atrás
  • Esporte

Como Léo Batista virou meu “amigo” e inspiração nas noites de domingo

Domingo sempre foi um dia movimentado na casa dos Souza Lima no Cruzeiro Novo, onde…

2 dias atrás
  • Esporte

Infantino visita Trump e inicia alinhamento para Mundial e Copa nos EUA

A dois dias da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, o mandatário…

3 dias atrás
  • Esporte

Zagueiro brasiliense Lúcio é imortalizado no Muro dos Campeões da Fifa

Lucimar da Silva Ferreira, o Lúcio, campeão da Copa de 2002 e capitão do Brasil…

4 dias atrás
  • Esporte

Flamengo 1 x 1 Madureira: é impossível jogar feliz em dia de demissões

É fácil jogar a culpa do mau início do Flamengo no Campeonato Carioca no time…

5 dias atrás
  • Esporte

Gustavo Cuéllar candidata Grêmio a ter o melhor par de volantes do país

Times históricos do Grêmio tinham grandes volantes. China era o carregador de piano nos títulos…

6 dias atrás