Para entender Vítor Pereira: o capítulo do livro que ajuda a decifrar a mente do técnico do Flamengo

Compartilhe
Vítor Pereira é adepto da Periodização Tática, processo assimilado no Porto. Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

O técnico Vítor Pereira estreia neste domingo como técnico do Flamengo no duelo contra a Portuguesa da Ilha do Governador, às 18h, no Maracanã, pela primeira rodada do Campeonato Carioca. Se você é um torcedor do Flamengo que prefere informação, conteúdo, em vez de orelhadas e achismos, aqui vai uma dica de literatura esportiva para você ir além das quatro linhas no processo de imersão no estilo de trabalho do lusitano de 54 anos.

Em primeiro lugar, recomendo a compra do livro A Escola Europeia — Os segredos e métodos de sucesso do futebol no Velho Continente. A obra é assinada por Daniel Fieldsend. Sugiro a leitura do início ao fim, mas como estamos falando especificamente de Vítor Pereira, quando tiver o book, folhei ou dedilhe a tela do Kindle ou Smartphone até o Capítulo 4: Os inovadores táticos do Porto.

Para decifrar Vítor Pereira, é preciso entender as passagens de José Mourinho e André-Villas Boas pelo Porto. Mais do que isso: conhecer a mente brilhante do mentor de todos eles, um acadêmico chamado Vítor Frade, ex-professor da Universidade do Porto. Ele criou um programa de desenvolvimento esportivo chamado Periodização Tática.

O processo de treinamento foi adotado por José Mourinho no Porto e ensinado a alguns discípulos do Special One no Porto. A página 79 do livro tem um trecho que diz: “(…) Mourinho conversou pela primeira vez com Vítor Frade quando trabalhava nas categoria de base do (Vitória de) Setúbal. Ao desembarcar no Porto com (Bobby) Robson, retomou o diálogo e os três criaram uma relação pessoal mais próxima; discutiam, entre outras coisas, a influência duradoura do herói de Robson no futebol, Jimmy Hagan, e seu legado em Portuga (…)l”. Hagan ganhou três vezes o Campeonato Português com o Benfica no início da década de 1970.

Onde entra Vítor Pereira? O “estagiário” fazia parte da comissão técnica de Mourinho.

O texto prossegue: “(…) José Mourinho, já treinador do Porto anos mais tarde, encorajaria sua jovem equipe de preparadores, analistas e olheiros a estudar o trabalho de Vitor Frade, especialmente Vítor Pereira”. O livro acrescenta: “Rui Faria e André Villas-Boas tinham feito a mesma coisa antes” justamente no papel de assistentes do treinador português.

Vítor Pereira é citado no capítulo 4 como adepto da Periodização Tática

A Periodização Tática está no sangue de Vítor Pereira. Resumidamente, significa treinar os jogadores no clima mais próximo possível do jogo, e não em etapas isoladas. José Mourinho consolidou o processo de treinamento nas conquistas do Porto e do Chelsea. O livro ensina que há outros adeptos famosos: Marcelo Bielsa, Brendan Rodgers, Jorge Jesus, Christian Gourcuff, Rudi Garcia, Mauricio Pochettino, Roberto Martínez, Jorge Sampaoli, Luis Enrique e Julen Lopetegui.  Mais tarde, Pep Guardiola se aproximou e aprimorou os conceitos na prática.

“Tudo é feito em preparação para o jogo e de modo a criar consciência tática”, definiu Eddie Jones, ex-técnico de rúgbi do Japão e um dos estudiosos da Periodização Tática. Coincidência ou não, o Japão derrotou a África do Sul na Copa do Mundo de 2015. Uma das maiores zebras.

Vítor Frade explica o processo de treinamento assim a Martí Perarnau, autor do livro Guardiola Confidencial. “A Periodização Tática rejeita a noção de que o lado físico seja alguma coisa à parte do treinamento de jogo, uma vez que isso leva à especificidade”.

Resumidamente, o novo técnico rubro-negro entende que o futebol é fluido, e não compartimentado. Instrui a partir de cenários reais de jogo, em detrimento dos treinamentos tradicionais com exercícios isolados, como correr em volta do campo ou treinar formações sem bola. Temo como filosofia de formar diariamente os princípios de equipe. Quanto mais realista for o treinamento, mas capaz será o jogador de aplicar seu conhecimento aos jogos. Um dos slogans da Periodização Tática é: Por que treinar futebol sem a bola? Logo, tudo é feito com ela.

Como a minha intenção é incentivar a leitura, não darei mais spoiler. Faço apenas uma última observação sobre o processo de trabalho do qual Vítor Pereira é adepto: “A pré-temporada é o momento mais importante para a Periodização Tática, pois desde o primeiro dia a gente precisa fazer o time desenvolver e treinar sua maneira de jogar”. Portanto, olho no duelo deste domingo contra a Portuguesa. A começar pela inserção de Ayrton Lucas na lateral esquerda…

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

São Paulo e a repetição de fórmula no plano de resistência ao Botafogo

Há um padrão de comportamento dos adversários do Botafogo nas visitas ao estádio Nilton Santos…

1 dia atrás
  • Esporte

As inversões de papéis no lindo gol do Fluminense contra o Atlético-MG

O lance do gol do Fluminense na vitória contra o Atlético-MG no primeiro jogo das…

1 dia atrás
  • Esporte

Recordista de títulos no Candangão, Gama entra em recuperação judicial

  O clube de futebol mais popular e vitorioso do Distrito Federal com 13 títulos…

2 dias atrás
  • Esporte

Displicência impede Corinthians de sair da Arena Castelão classificado

A displicência impediu o Corinthians de sair da Arena Castelão garantido nas semifinais da Copa…

2 dias atrás
  • Esporte

Flamengo subestimou Vasco: achou que estava lidando com time do 6 x 1

O Flamengo foi superior, dominou o Clássico dos Milhões no Maracanã, merecia, sim, ter vencido…

4 dias atrás
  • Esporte

Botafogo 2 x 1 Corinthians: a noite brilhante dos meias que não temos

Em tempos de carência de maestros na Seleção Brasileira, a vitória do líder isolado Botafogo…

5 dias atrás