A edição deste ano volta a Brasília depois de ser disputada em Cuiabá. Foto: Lucas Figueiredo/CBF
A Supercopa do Brasil tem novo naming rights. O blog apurou que o evento de abertura da temporada do futebol brasileiro no próximo dia 28, às 16h30, no Mané Garrincha, em Brasília, se chamará Supercopa BRB 2023. Parceira do Flamengo há dois anos e meio e do principal estádio de futebol da capital faz quase 13 meses, a instituição financeira estatal do Distrito Federal assumirá o lugar da montadora Kia Motors nesta temporada. A multinacional sul-coreana era a detentora dos direitos nas últimas duas edições. A primeira comercialização aconteceu em 2021. O dono do naming rights, especificamente chamada no regulamento e no contrato comercial de Title Sponsor, tem a logo exibida no troféu, nas 50 medalhas, ônibus dos times, banners e placas de publicidade.
Como mostrou o blog, o BRB havia tentado adquirir os naming rights da partida em 2022, porém a Kia Motors tinha a preferência e optou por renovar o acordo. Além de batizar o troféu, o contrato anterior previa prêmios como um automóvel 0Km ao melhor jogador em campo. O acordo com o novo parceiro deve incluir mimos aos atletas e até mesmo um possível aumento na premiação ao campeão e ao vice do tira-teima entre os campeões do Brasileirão (Palmeiras) e da Copa do Brasil (Flamengo). Nas versões anteriores, o vencedor do confronto ganhou R$ 5 milhões e o vice, R$ 2 milhões.
A CBF tem comercializado cada vez mais os direitos dos nomes de suas competições. No fim do ano passado, a entidade anunciou a venda dos naming rights da Copa do Brasil 2023 para a Betano — sucessora da Intelbras. A Série A vem sendo chamada de Brasileirão Assaí. A segunda divisão de Sportingbet. isso reforça uma tendência mundial nos negócios.
O Campeonato Inglês, por exemplo, tem como principal parceira a instituição financeira Barclays — banco oficial da badalada Premier League. La Liga é patrocinada pelo Santander e o Smart Bank, um dos braços do grupo espanhol.
Com a realização do sonho de consumo da compra dos naming rights da Supercopa do Brasil, O BRB adere a uma tendência europeia. Os bancos estatais e/ou privados associam cada vez mais suas marcas a competições de ponta do esporte.
Em abril de 2021, o BRB ingressou na Stock Car como banco oficial da principal categoria do automobilismo nacional. O banco também comprou naming rights do Candangão e investe nos times de vôlei e basquete que representam a capital nos torneios nacionais.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
A repetição é a mãe da retenção. Abel Ferreira manteve a escalação inicial do…
Gustavo Marques conseguiu piorar uma das semanas mais vergonhosas do futebol nesse sábado na eliminação…
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…