Depois do vice no domingo, Palmeiras tem chance de ser campeão nesta quarta. Foto: Cesar Greco/Palmeiras
Inaugurado em 2013 para a Copa do Mundo de 2014, o novo Mané Garrincha virou casa de festas dos clubes mais tradicionais do Brasil. Representante do país na decisão da Recopa Sul-Americana nesta quarta-feira, às 21h30, o Palmeiras pode se tornar o terceiro clube gigante do nosso futebol a comemorar título no principal estádio do Distrito Federal. O atual campeão da Libertadores enfrenta o Defensa y Justicia, da Argentina, vencedor da Copa Sul-Americana.
Dois times grandes foram campeões no Mané Garrincha. O Flamengo conquistou as edições de 2020 e 2021 da Supercopa do Brasil contra Athletico-PR e Palmeiras, respectivamente. Em 2015, o Botafogo derrotou o ABC-RN por 2 x 1 na penúltima rodada da Série B do Brasileirão e recebeu a taça no estádio batizado com o apelido do maior ídolo da história do clube carioca.
No último domingo, o Palmeiras poderia ter sido o terceiro gigante nacional a conquistar título no Mané Garrincha. Porém, desperdiçou a oportunidade ao perder nos pênaltis para o Flamengo. A segunda chance é hoje contra o Defensa y Justicia. Depois de vencer a partida de ida por 2 x 1, na Argentina, a trupe de Abel Ferreira tem a vantagem do empate.
Não há critério de gols qualificados. Se o adversário vencer por 1 x 0, por exemplo, haverá prorrogação. Persistindo a igualdade no saldo de gols, o campeão será definido nos pênaltis.
Entre os times masculinos do Distrito Federal, seis festejaram título no novo Mané Garrincha: Brasiliense, Luziânia, Gama, Ceilândia e Sobradinho ganharam o Candangão no estádio. O Brasilia venceu a primeira edição da Copa Verde ao superar o Paysandu nos pênaltis. O Gama também ganhou o Campeonato Junior do DF contra o Real, em 2019. No futebol feminino, o Cresspom bateu o Minas na decisão do Torneio Feminino de Futebol de Brasília, em 2015.
O Mané Garrincha também foi palco de dois títulos da Seleção no Torneio Internacional Feminino. O Brasil ganhou o título em 2013 contra os Estados Unidos e o Chile na edição seguinte. A esquadra masculina ainda não disputou jogo valendo título na capital.
O velho Mané também era casa de festas dos times de fora do Distrito Federal. Em 1996, o São Paulo conquistou a Copa dos Campeões Mundiais no estádio ao derrotar o Flamengo por 2 x 1. O time carioca deu o troco no ano seguinte ao superar o tricolor paulista por 1 x 0. Também em 1997, o Flamengo festejou o Torneio Quadrangular de Brasília contra Fluminense, Botafogo e Atlético-MG, derrotado pelo time rubro-negro por 1 x 0 na decisão.
Anota aí o levantamento do blog Drible de Corpo
Campeões no novo Mané Garrincha
Siga no Twitter: @mplimaDF
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
A repetição é a mãe da retenção. Abel Ferreira manteve a escalação inicial do…
Gustavo Marques conseguiu piorar uma das semanas mais vergonhosas do futebol nesse sábado na eliminação…
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…