A iminente volta do meia Oscar ao futebol brasileiro para defender o São Paulo consolida a onda de retornos ao país dos jogadores protagonistas do último titulo da Seleção no Mundial Sub-20 da Fifa. Em 2011, o país conquistou o título na Colômbia sob o comando do técnico Ney Franco: a geração nascida em 1991 e 1992 envelheceu e agora oferece experiência a camisas pesadas da elite nacional.
Treze anos depois, vários personagens daquela conquista são referências em times de ponta no país. Oscar fez os três gols do Brasil na final contra Portugal em 20 de agosto de 2011. Um hat-trick na final disputada no Estádio El Campín, em Bogotá, diante de 36.058 pagantes. Depois de flertar com o Flamengo e quase virar passageiro do “AeroFla” em um voo de volta do time da capital paulista para o Rio depois de uma vitória justamente contra o São Paulo em 2022, ele tem o retorno encaminhado ao clube formador, o tricolor paulista.
Oscar não era a única joia naquele elenco. Ele dividia o meio de campo com Philippe Coutinho. O ídolo retornou ao Vasco no ano passado para assumir o papel de referência no time cruzmaltino. As lesões e a readaptação ao futebol brasileiro postergaram a expectativa sobre ele para 2025.
O Flamengo investiu na contratação do lateral-esquerdo Alex Sandro na janela de transferências do meio do ano. Ele era titular do Brasil na conquista do Mundial Sub-20 em 2011. Dono da ala direita naquele título, Danilo tem sido bombardeado por ofertas de times brasileiros para deixar a Itália.
Dono das traves no título verde-amarelo, o goleiro Gabriel Vasconcelos voltou ao Brasil depois de muitos anos na Itália para defender o Coritiba, foi emprestado ao Juventude e fez bom Brasileirão. O zagueiro Bruno Uvini fez parte do elenco do Vitória na última temporada.
Outros três campeões mundiais sub-20 em 2011 são peças relevantes no mercado da bola. Referência do Palmeiras, Dudu aguarda o anúncio oficial da transferência para o Cruzeiro. Allan foi uma das ferramentas do Botafogo de Artur Jorge nas conquistas do Brasileirão e da Libertadores.
Alan Patrick consolidou-se maestro do meio de campo do Internacional. Figurou na seleção ideal do Campeonato Brasileiro de 2024 formada pela tradicional Bola de Prata da ESPN.
Neymar e Lucas Moura fizeram parte da conquista do Sul-Americano Sub-20 naquela temporada, porém ambos ficaram fora do Mundial Sub-20. Não foram liberados por Santos e São Paulo, respectivamente. Os burburinho sobre o retorno de Neymar ao país não param. Lucas Moura voltou em 2023 e brindou o tricolor paulista com a inédita conquista da Copa do Brasil.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Os quatro títulos de técnicos portugueses nas últimas seis edições da Série A do Campeonato…
Pergunto a um colega influente no Sporting de Lisboa se realmente houve sondagem do…
A torcida do Vasco não pode comer sardinha e querer arrotar caviar. A revolta de…
A final da Copa Intercontinental nesta quarta-feira, no Estádio Icônico Lusail, no Catar, foi um…
Lei de Incentivo ao Esporte Contrários ao Projeto de Lei Complementar 210/24 sob o argumento…
Antes tarde do que nunca. A coroação de Vinicius Junior, o melhor do mundo…