Oitavas de final tem nove times que sonham com o título inédito e sete campeões. Foto: Conmebol
O futebol brasileiro só renovou duas das suas cinco vagas para a Libertadores. Isso serve, no mínimo, de reflexão para quem sonha em conquistar ou reconquistar a América. A era dos pontos corridos está cansada de ensinar que sem planejamento ou pelo menos um elenco forte e resistente às turbulências fora de campo — como o do São Paulo neste ano —, é impossível brigar na parte de cima da tabela do Campeonato Brasileiro. A classificação final da Série A não me deixa mentir.
Lembra quais clubes disputaram a Libertadores em 2015? Atlético-MG, Cruzeiro, Corinthians, Internacional e São Paulo. Dos cinco, três vão disputar o torneio novamente em 2016 e conseguiram a vaga via Brasileirão: o campeão Corinthians; o vice, Atlético-MG; e o quarto colocado, São Paulo. Nos casos do Timão e do Galo, o segredo do sucesso é o casamento perfeito entre planejamento e elenco forte. Em relação ao tricolor paulista, o elenco resistente à vergonhosa política do clube nesta temporada superou a desordem.
Na comparação com a Libertadores de 2015, o Brasil só terá duas novidades em 2016. O Grêmio, terceiro colocado no Campeonato Brasileiro; e o Palmeiras, campeão da Copa do Brasil. Por Por muito pouco não mandamos para a Libertadores os mesmos representantes do ano passado. Afinal, o Inter bateu na trave. Foi o quinto colocado na Série A. Oitavo, o Cruzeiro sonhou até a penúltima rodada com o passaporte internacional.
Os clubes paulistas são os que mais aprenderam a lição. Em 2014, o estado de São Paulo não teve nenhum representante na Libertadores. No próximo ano serão três. Pela terceira vez, o trio de ferro — Corinthians, Palmeiras e São Paulo — vai estar junto na Libertadores, repetindo o que ocorreu em 2006 e em 2013. Em contrapartida, o Rio de Janeiros está fora da festa continental pelo segundo ano consecutivo.
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…
Filipe Luís está certo em se valorizar depois de levar o Flamengo a oito taças…