Libertadores é para os fortes: dos cinco times brasileiros que disputaram o torneio em 2015, três se classificaram de novo para 2016

Compartilhe

O futebol brasileiro só renovou duas das suas cinco vagas para a Libertadores. Isso serve, no mínimo, de reflexão para quem sonha em conquistar ou reconquistar a América. A era dos pontos corridos está cansada de ensinar que sem planejamento ou pelo menos um elenco forte e resistente às turbulências fora de campo — como o do São Paulo neste ano —, é impossível brigar na parte de cima da tabela do Campeonato Brasileiro. A classificação final da Série A não me deixa mentir.

Lembra quais clubes disputaram a Libertadores em 2015? Atlético-MG, Cruzeiro, Corinthians, Internacional e São Paulo. Dos cinco, três vão disputar o torneio novamente em 2016 e conseguiram a vaga via Brasileirão: o campeão Corinthians; o vice, Atlético-MG; e o quarto colocado, São Paulo. Nos casos do Timão e do Galo, o segredo do sucesso é o casamento perfeito entre planejamento e elenco forte. Em relação ao tricolor paulista, o elenco resistente à vergonhosa política do clube nesta temporada superou a desordem.

Na comparação com a Libertadores de 2015, o Brasil só terá duas novidades em 2016. O Grêmio, terceiro colocado no Campeonato Brasileiro; e o Palmeiras, campeão da Copa do Brasil. Por Por muito pouco não mandamos para a Libertadores os mesmos representantes do ano passado. Afinal, o Inter bateu na trave. Foi o quinto colocado na Série A. Oitavo, o Cruzeiro sonhou até a penúltima rodada com o passaporte internacional.

Os clubes paulistas são os que mais aprenderam a lição. Em 2014, o estado de São Paulo não teve nenhum representante na Libertadores. No próximo ano serão três. Pela terceira vez, o trio de ferro — Corinthians, Palmeiras e São Paulo — vai estar junto na Libertadores, repetindo o que ocorreu em 2006 e em 2013. Em contrapartida, o Rio de Janeiros está fora da festa continental pelo segundo ano consecutivo.

Marcos Paulo Lima

Publicado por
Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Quinze dos 20 times da Série A do Brasileirão já perderam no novo calendário

Dos 20 clubes do Brasileirão, 15 perderam pelo menos um jogo em 2026. A temporada…

8 horas atrás
  • Esporte

Will Bank: como a liquidação do banco parceiro da CBF afeta a Série D

  Liquidado extrajudicialmente pelo Banco Central nesta quarta-feira em ato do presidente Gabriel Muricca Galípolo,…

1 dia atrás
  • Esporte

Abel Ferreira é vítima do calendário que elogiou para agradar Leila e a CBF

  Três meses e meio depois de elogiar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pelo…

2 dias atrás
  • Esporte

Liga dos Campeões potencializa o que o Brasil tem de melhor hoje: pontas

  A Liga dos Campeões da Europa alcança a penúltima rodada da fase de grupos…

2 dias atrás
  • Esporte

Impeachment no São Paulo abala poder de Casares no Conselho Gestor da LiBRA

  A aprovação do impeachment do presidente Julio Casares na última sexta-feira pelo Conselho Deliberativo…

3 dias atrás
  • Esporte

Endrick e Igor Thiago: há espaço para os dois brasilienses na Seleção?

  Endrick e Igor Thiago. De repente, dois atacantes brasilienses se destacam em duas das…

3 dias atrás