O legado de Jesus no gol do Flamengo de Filipe Luís contra o Botafogo

Compartilhe

O Flamengo tinha jogadas ensaiadas letais sob o comando de Jorge Jesus. Uma delas, as cobranças de faltas e de escanteios buscando os zagueiros Rodrigo Caio e Pablo Marí. Às vezes, havia uma linha de passe entre eles ou até mesmo assistência de um para o outro em lances de bola aérea. Os dois balançaram a rede na goleada por 5 x 0 contra o Grêmio na semifinal da Libertadores. O time rubro-negro derrotou o Botafogo na noite desta quarta, no Maracanã, pela sexta rodada do Campeonato Carioca, recorrendo à velha arma.

Filipe Luís fazia parte daquele time. Sabe exatamente como Jorge Jesus confeccionava as cobranças de faltas e de escanteios. O gol da vitória é uma jogada ensaiada. Arrascaeta ergue a bola na área conscientemente procurando Danilo. Ele desvia a bola para o meio da área e Léo Ortiz, elogiado por Zico na véspera da partida, decide a segunda vitória do Flamengo contra o atual campeão do Brasileirão e da Libertadores em 11 dias.

O clássico teve cenas lamentáveis. O meia De la Cruz deveria ter sido expulso no primeiro tempo. Ele agrediu Matheus Martins com uma cotovelada. O árbitro deveria no mínimo ter consultado o vídeo para rever e avaliar o lance mais polêmico da partida.

No fim da partida, Alexander Barboza também deixa a bola de lado, peita Bruno Henrique depois de ouvir provocação do atacante do Flamengo e inicia a briga generalizada no gramado do Maracanã. Nem a turma do “deixa disso” conseguiu restabelecer a ordem.

Mesmo desfalcado, o sistema defensivo do Flamengo foi um dos pontos altos da partida. Wesley teve mais uma exibição de alto nível. Danilo e Léo Ortiz foram os protagonistas do gol da vitória. Varela entregou tudo e mais um pouco no papel de lateral-esquerdo devido às lesões dos especialistas na posição Alex Sandro, Ayrton Lucas e Viña.

O Botafogo criou oportunidades para empatar a partida, porém Danilo e Varela impediram com intervenções em cima da linha. Lamentavelmente, o atual campeão do Brasileirão e da Libertadores inicia a temporada sem rumo. John Textor protela demais a escolha do sucessor do técnico Artur Jorge. Confiou no serviço de Carlos Leiria, mas agora decidiu mudar o interino pelo novo auxiliar técnico permanente do clube.

Cláudio Caçapa voltará para assumir a prancheta. Tudo muito confuso. O Mais Tradicional, como Textor costuma chamar o Botafogo, não merece ser tratado assim. O Glorioso tem sido menos importante do que o Lyon na lista de prioridades da holding do dono da SAF.

X: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Will Bank: como a liquidação do banco parceiro da CBF afeta a Série D

  Liquidado extrajudicialmente pelo Banco Central nesta quarta-feira em ato do presidente Gabriel Muricca Galípolo,…

23 horas atrás
  • Esporte

Abel Ferreira é vítima do calendário que elogiou para agradar Leila e a CBF

  Três meses e meio depois de elogiar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pelo…

1 dia atrás
  • Esporte

Liga dos Campeões potencializa o que o Brasil tem de melhor hoje: pontas

  A Liga dos Campeões da Europa alcança a penúltima rodada da fase de grupos…

2 dias atrás
  • Esporte

Impeachment no São Paulo abala poder de Casares no Conselho Gestor da LiBRA

  A aprovação do impeachment do presidente Julio Casares na última sexta-feira pelo Conselho Deliberativo…

3 dias atrás
  • Esporte

Endrick e Igor Thiago: há espaço para os dois brasilienses na Seleção?

  Endrick e Igor Thiago. De repente, dois atacantes brasilienses se destacam em duas das…

3 dias atrás
  • Esporte

Flamengo se vê numa encruzilhada em nove dias de temporada

Vai se criando um clima difícil para o Flamengo na primeira fase do Campeonato Carioca.…

4 dias atrás