Marta e Messi são os recordistas de prêmio de melhor do mundo: seis. Foto: Sam Robles/CBF
O futebol pagou a dívida que tinha com o recordista de prêmios de melhor do mundo. Lionel Messi conquistou a Copa América e finalmente ganhou taça com a camisa profissional da Argentina. O segundo no ranking também tem títulos para chamar de seus pela seleção. Eleito cinco vezes número 1, Cristiano Ronaldo conquistou a Eurocopa usada a farda de Portugal, em 2016, e a LIga das Nações na temporada 2018/2019.
Portanto, se dona bola tem uma dívida, agora é com Marta Viera da Silva. A alagoana de Dois Riachos, eleita número 1 do mundo seis vezes, em 2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2018, precisa de um título como os de Messi e de Cristiano Ronaldo. O Pan do Rio-2007 foi importante, mas não é uma conquista à altura do potencial da rainha. Ele merece mais. O futebol ainda deve isso a ela.
Prata em Atenas-2004 e em Pequim-2008; e vice da Copa em 2007, Marta iniciará na madrugada desta quarta-feira mais uma tentativa de conquistar um título pesado. Nunca é fácil quando a caminhada larga contra a tradicional China, vice do Mundial em 1999 e prata em Atlanta-1996. Quarta no ranking da Fifa e atual vice da Copa, a Holanda eleva o sarrafo.
Marta e Messi são os recordistas de prêmio de melhor do mundo: seis
Na quinta tentativa da obsessão pela medalha dourada, Marta conta finalmente com uma treinador à altura do potencial dela. A sueca Pia Sundhage levou os Estados Unidos a duas medalhas de ouro nos Jogos de Pequim-2008 e Londres-2012, quando ganhou o prêmio de melhor treinadora do mundo. Há cinco anos, levou a Suécia à prata na edição do Rio-2016.
O casamento é quase perfeito. Quase, porque nada é fácil para Marta desde a infância. Não seria agora também, com China e Holanda pela frente na fase de grupos e os favoritos de sempre à solta, com Grã-Bretanha, Estados Unidos, Suécia e o anfitrião Japão.
Antes tarde do que nunca para quitar uma dívida. Cristiano Ronaldo saiu da fila em 2016. Há duas semanas, foi a vez de Lionel Messi. Marta merece um momento mágico também. Ela, o argentino e o português são simplesmente os jogadores mais premiados do século 21. Portanto, senhor futebol, chegou a hora de quitar a dívida histórica com a rainha Marta. E brinde junto a incansável Formiga a incansável Formiga e a excelente Pia.
Custa pedir?
Siga no Twitter: @mplimaDF
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
Neymar e Gabigol jogaram juntos poucas vezes. Foram felizes na conquista da inédita medalha de…
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…