Luis Díaz arma o voleio: golaço contra o Brasil na Copa América deste ano. Foto: Mauro Pimentel/AFP
Tite evita falar sobre jogador específico dos adversários. Daí ter rolado a pergunta para o assistente César Sampaio na entrevista coletiva antes do duelo deste domingo contra a Colômbia, às 18h, em Barranquilla, pelas Eliminatórias para a Copa de 2022.
A questão era se a mobilidade e a fase goleadora de Luis Díaz, artilheiro da última Copa América ao lado do argentino Lionel Messi e do peruano Lapadula com quatro gols; e do Campeonato Português neste início de temporada com seis bolas na rede, influenciará na escolha da estratégia para deter o organizado time comandando por Reinaldo Rueda.
O técnico da Seleção evitou atribuir peso ao papel de Luis Diaz. “O Cesar (Sampaio) passa uma situação muito importante que é assim: nós olhamos primeiro para a nossa equipe e depois fazemos ajustes em cima das forças do adversário”, respondeu, passando a bola ao assistente.
Sampaio reforçou o discurso de Tite e foi sincero ao admitir preocupação com o meia-atacante da Colômbia. “Reconhecemos a qualidade técnica, a individualidade. Fez o gol mais bonito da Copa América (Tite concordou). É uma das forças. Temos nosso equilíbrio. Objetivo era criação, finalização e conclusão. Trabalhar nesses fatores sem perder solidez. (Luis Díaz) é uma das forças, um dos jogadores que temos que ter muita atenção. Treinamos para isso, temos nosso modelo. Cada jogo pede uma especificidade ofensiva e defensiva. Esperamos que possamos neutralizá-lo com segurança defensiva”, afirmou um dos três auxiliares de Tite.
Luis Díaz é o dono do pedaço esquerdo do setor ofensivo da Colômbia. Ataca os adversários por ali em qualquer sistema usado pelo técnico Reinaldo Rueda — o predileto 4-4-2 ou os alternativos 4-2-3-1 ou 4-3-3. Quem acompanhou a última Copa América, no Brasil, viu do que ele é capaz. Marcou contra o Brasil, Argentina e duas vezes no duelo com o Peru. Gosta de jogo grande. Isso sem contar dribles e assistências para os companheiros no Porto e na Colômbia. Sem Cuadrado pela direita, a Colômbia deve forçar ainda mais lances pela esquerda.
Em tese, Luis Díaz incomodará o setor direito da defesa do Brasil. Daí a tendência pela manutenção de Danilo na lateral direita. O jogador da Juventus não apoia como o concorrente Emerson, mas é garantia de estabilidade à segurança defensiva de Tite. “O Danilo traz solidez defensiva, libera o segundo meio-campista, libera o atacante do lado direito nesse equilíbrio de ideia. Ele dá normalmente, junto com os dois zagueiros, uma liberdade para que seis outros jogadores possam fluir, transitar, chegar, e ele por trás, como elemento surpresa. Se eu buscar do Danilo amplitude, se eu buscar dele uma infiltração central, tal qual o Dani (Daniel Alves) faz, ou na amplitude com Emerson faz, eu não estaria retirando dele suas melhores características. É legal ter essa pergunta para que as pessoas saibam a função dele”, alega Tite.
“Primeiro de tudo é um trabalho em equipe, não de um jogador. Nosso nível aqui na Seleção é muito alto e quem for entrar está preparado para cumprir seu papel dentro de campo. O Díaz é um grande jogador, vem dando muito trabalho para as defesas, muito trabalho na Copa América fazendo gols, tido boas apresentações no Porto, mas o nosso trabalho é olhar para a Colômbia como um todo e fazer o nosso melhor para anular a equipe deles”
Alisson, goleiro do Brasil, sobre a marcação em Luís Díaz
Mais veloz do que Thiago Silva, Éder Militão é uma escolha possível para fazer companhia a Marquinhos. Autor da cobrança do escanteio para o gol de Marquinhos e da assistência para Antony, Raphinha pode começar o jogo justamente para tirar Luis Díaz da zona de conforto. O meia-atacante do Leeds United tem pulmão para o vaivém do equilíbrio defensivo. Mais do que isso: fôlego para dar assistência ao ataque. Logo, obrigaria Luis Díaz a auxiliar também na marcação em vez de ficar solto.
O cerco a Luis Díaz também demanda ajuda dos volantes. Tite esconde o jogo, mas imagino — análise não informação — que ele estuda ajustes no meio de campo. Desconfio de que Edenílson e/ou Fred podem ser as peças-chave nesse quebra-cabeça. Consequentemente, Gabriel Jesus ou Gabriel Barbosa; Everton Ribeiro ou Lucas Paquetá; e Gerson arriscam deixar o time por opção tática.
Luis Díaz é fã de Ronaldinho Gaúcho. Tentava imitar os lances do jogador eleito duas vezes melhor do mundo (2004 e 2005) na infância, no bairro Los Cerezos, em Barracas, na Península de La Guajira. O professor de futebol de Luchito era seu Mané, como é conhecido carinhosamente o pai dele. Seu Luis Manuel Dias tem uma escolinha chamada Club Baller. O filho chegou a ser mascote de um time comandado por ele.
Para realizar o sonho de ser jogador profissional, Luis Díaz driblou a mãe. Dona Silenis Marulanda queria outra profissão para o xodó. Em setembro de 2019, ela se rendeu ao talento do filho ao testemunhar a convocação para os amistosos da seleção da Colômbia.
Em 2018, o meia-atacante fez 16 gols em 58 jogos. Conquistou o Torneo Finalización do Campeonato Colombiano. Também ganhou a Copa Colômbia em 2017. Nomes badalados do país foram responsáveis pela formação dele. O pai conta que Carlos Valderrama comandou Luis Díaz em uma seleção indígena. A equipe disputou um torneio no Chile. Em 2017, participou do Campeonato Sul-Americano Sub-20, no Equador.
No Junior Barranquilla, aprendeu com Alexis Mendoza, ex-auxiliar do técnico Reinaldo Rueda, com o ex-treinador interino da seleção, Arturo Reyes, e com o ex-comandante do time vice-campeão da Copa Sul-Americana, Julio Comesaña. Ídolo da Colômbia nos anos 1980 e início dos anos 1990, Arnoldo Iguarán foi outro professor do menino. Versátil, Luis Díaz atuou como lateral-direito, meia, atacante e centroavante até se acostumar na função de meia-esquerda.
Em 2019, o pai de Luis Díaz deu entrevista ao blog confirmando uma sondagem do Flamengo. À época, o Junior Barranquilla não aceitava negociar o jogador por menos de US$ 5 milhões (R$ 20 milhões). O Porto desembolsou 7,22 milhões de euros e levou a joia colombiana.
Siga no Twitter: @marcospaulolima
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…