Raymond Kopa, Michel Platini, Jean-Pierre Papin, Zinedine Zidane e… Karim Benzema! Como diria o colega Cláudio Carsughi, só uma clamorosa surpresa evitará a consagração do quinto jogador francês na história da Bola de Ouro — o tradicional prêmio oferecido desde 1956 pela revista France Football. A cerimônia de gala será nesta segunda-feira, às 15h30 (de Brasília), no Thâtre du Châtelet, em Paris. O suspense na verdade começará a ser desvendado às 11h30 com o posicionamento em ordem decrescente dos 30 candidatos.
Símbolo das conquistas do Real Madrid na Champions League e no Campeonato Espanhol, e da França na Nations League, o autor de 49 gols e 16 assistências na temporada 2021/2022 na soma dos gols por clube seleção é barbada na disputa com 29 concorrentes, entre eles os brasileiros Vinicius Junior, Casemiro e Fabinho. Recordista de prêmios com sete, Lionel Messi está fora, assim como Neymar. Cristiano Ronaldo e Kylian Mbappé constam na lista, mas são zebras.
A Bola de Ouro não é conquistada por um jogador nascido na França há 24 anos. O último foi Zidane devido ao protagonismo no título da Copa do Mundo. Embora tenha empilhado títulos no Real Madrid em um ataque histórico formado com Cristiano Ronaldo e Bale, o trio BBC, Benzema jamais figurou sequer entre os três melhores na votação da France Football.
Benzema tinha 11 anos quando Zidane brindou a França com a última Bola de Ouro. Hoje, o jogador nascido em Lyon receberá a distinção com 34. Revelado pelo Lyon, desbancou o amigo brasileiro Fred na disputa pela posição de centroavante. Exibia no currículo o título de campeão da Euro Sub-17 com a badalada Geração de 1987. O elenco protagonista da vitória por 2 x 1 contra a Espanha de Piqué na decisão de 2004 contava com Nasri, Mènez, e Bem Arfa.
Contratado em 2009 pelo Real Madrid por 35 milhões de euros, o centroavante precisou de 13 anos para se tornar o segundo maior artilheiro da história do clube merengue. São 328 gols e cinco títulos da Champions League, a última como ator principal. No total, 23 troféus pelo time espanhol, quatro deles em La Liga e outros quatro no Mundial de Clubes da Fifa.
Os números na temporada fizeram até mesmo concorrentes como o compatriota Mbappé e o polonês Lewandowski admitirem o favoritismo de Benzema. O francês foi o artilheiro da Champions League com 15 gols e do Espanhol com 27. Um desempenho arrasador.
A consagração de Benzema tem tudo para ser um marco na história do prêmio, uma espécie de rito de passagem para o encerramento de um ciclo. Das últimas 10 edições, nove foram vencidas por Cristiano Ronaldo ou Messi. Apenas Modric interrompeu a sequência na edição de 2018. A tendência nas próximas temporadas é a saída de cena da velha para a entrada da jovem guarda de craques. É possível, por exemplo, que Mbappé seja o sucessor de Benzema na próxima edição, ou, quem sabe, o brasileiro Vinicius Junior ou o norueguês Haaland.
Há outro prêmio em disputa, como o de melhor goleiro. O belga Courtois é favorito a receber o troféu Lev Yashin. Entre os concorrentes estão dois dos três goleiros da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo Qatar-2022: Alisson (Liverpool) e Ederson (Manchester City). O colégio eleitoral formado por 100 jornalistas dos países mais bem posicionados no ranking da Fifa também apontará o melhor jogador jovem — batizado de Troféu Kopa.
Entre as mulheres, a disputa está polarizada entre a atual vencedora, a espanhola Alexia Putellas, estrela do Barcelona no vice da Champions League; e a inglesa Beth Mead, protagonista do título inédito na Eurocopa, em Wembley, contra a Alemanha. Houve, ainda, a inclusão do Prêmio Sócrates. A referência ao astro do Brasil nas Copas de 1982 e 1986 reconhecerá o trabalho de jogadores e jogadoras engajados em projetos sociais e beneficentes.
Siga no Twitter: @marcospaulolima
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
O sorteio das quartas de final da Nations League nessa sexta-feira, em Nyon, na Suíça,…
Os movimentos de Ronaldo Nazário de Lima, o Ronaldo, são friamente calculados desde uma viagem…
Menos de um ano depois de levar o Real Brasília ao título do Campeonato Feminino…
Atual vice-campeã mundial, a França é uma seleção sempre pronta para competir, mas não necessariamente…
O Santos não deve se ufanar de ter conquistado a Série B do Campeonato Brasileiro,…
O Candangão terá um boom de SAF’s em 2025. Dos 10 clubes candidatos ao título…