Nos passos de Amoroso: Reinier é o segundo brasiliense a defender o Borussia Dortmund

Compartilhe

Emprestado pelo Real Madrid ao Borussia Dortmund, o meia-atacante Reinier, de 18 anos, é o segundo jogador brasiliense a defender a camisa do clube alemão. A referência brasileira da torcida do alemão deixou o sarrafo elevadíssimo para os compatriotas candidatos a sucedê-lo.

Márcio Amoroso dos Santos, o Amoroso, é ídolo do Borussia Dortmund. Defendeu o clube por três temporadas consecutivas. Logo na primeira, em 2001/2002, foi um dos artilheiros do Campeonato Alemão ao lado de Martin Max. Cada um fez 18 gols. O time ganhou o título da Bundesliga tendo justamente Amoroso no papel de protagonista. O clube amargava cinco anos de abstinência.

Na mesma temporada, Amoroso levou o Borussia Dortmund à final da Copa da Uefa, rebatizada de Liga Europa. O Feyenoord da Holanda derrotou os germânicos por 3 x 2, em Roterdã. Amoroso fez um gol de pênalti na decisão, mas não impediu o vice-campeonato. Amoroso fechou aquela temporada com 26 gols em 46 jogos.

Vendido pelo Flamengo por 30 milhões de euros para o Real Madrid, Reinier não conseguiu estrear no time principal. Deu assistências e até fez no time B até a pandemia do novo coronavírus deixá-lo em quarentena na Espanha. Paralelamente, o clube espanhol discutia estratégias para emprestar Reinier e dar rodagem ao jogador. O excesso de extracomunitários no elenco comandado por Zidane reduziu as chances de Reinier defender a equipe principal.

18 gols fez o brasiliense Amoroso no título alemão do Borussia Dortmund na temporada 2001/2002. Ele foi artilheiro da Bundesliga ao lado de Martin Max

Times como Valladolid e Bayer Leverkusen sondaram o Real Madrid, mas a boa relação do time com o Borussia Dortmund e a tradição do parceiro alemão de investir e aprimorar jovens talentos pesaram no acordo. O empréstimo terá duração de duas temporadas, mas, a segunda, depende de um consenso entre o Borussia e Reinier. Não haverá empecilho se ele optar por sair.

A cessão de Reinier ao Borussia Dortmund pode representar um problema futuro para a CBF. O meia-atacante interessa ao técnico André Jardine para a disputa do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, remarcados para 2021 por causa da covid-19. No entanto, o clube tem tradição de usar jogadores jovens. Portanto, pode dificultar a liberação de Reinier.

O técnico do atual vice-campeão alemão é o suíço Lucien Favre. Nesta temporada, por exemplo, ele usou bastante o meia-atacante inglês Jadon Sancho. O inglês de 20 anos marcou 20 gols em 44 jogos na temporada 2019/2020. Consequentemente, a tendência é que um jogador acima da média, como Reinier, consiga se firmar entre os titulares ou, no mínimo, como 12° jogador.

Reinier ganhará experiência ao lado do capitão Marco Reus, atuará ao lado de caras bons de bola como o xerife Matts Hummels, Julian Brandt e Emre Can; e de jovens como ele, caso do centroavante norueguês Erling Haaland. Portanto, a dosagem certa de experiência e juventude.

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Do Mundial Sub-17 à final da Sula: Cruzeiro restaura Veron e Kaio Jorge

Há cinco anos, Gabriel Veron e Kaio Jorge brindavam o Brasil com uma virada épica…

5 horas atrás
  • Esporte

Roger Machado criou um lateral-direito e a Seleção precisa testá-lo

Roger Machado inventou um lateral-direito e a Seleção Brasileira precisa prestar atenção nele. Em tempo…

11 horas atrás
  • Esporte

Nations League: Sorteio das quartas reedita três finais de Copa do Mundo

O sorteio das quartas de final da Nations League nessa sexta-feira, em Nyon, na Suíça,…

1 dia atrás
  • Esporte

Ronaldo Fenômeno articula candidatura à presidência da CBF em Brasília

Os movimentos de Ronaldo Nazário de Lima, o Ronaldo, são friamente calculados desde uma viagem…

2 dias atrás
  • Esporte

Técnica brasiliense Camilla Orlando ganha Candangão e Paulistão em 11 meses

Menos de um ano depois de levar o Real Brasília ao título do Campeonato Feminino…

3 dias atrás
  • Esporte

A fartura de talento da França e a precisão na “bola parada” contra a Itália

Atual vice-campeã mundial, a França é uma seleção sempre pronta para competir, mas não necessariamente…

6 dias atrás