Nos passos de Amoroso: Reinier é o segundo brasiliense a defender o Borussia Dortmund

Compartilhe

Emprestado pelo Real Madrid ao Borussia Dortmund, o meia-atacante Reinier, de 18 anos, é o segundo jogador brasiliense a defender a camisa do clube alemão. A referência brasileira da torcida do alemão deixou o sarrafo elevadíssimo para os compatriotas candidatos a sucedê-lo.

Márcio Amoroso dos Santos, o Amoroso, é ídolo do Borussia Dortmund. Defendeu o clube por três temporadas consecutivas. Logo na primeira, em 2001/2002, foi um dos artilheiros do Campeonato Alemão ao lado de Martin Max. Cada um fez 18 gols. O time ganhou o título da Bundesliga tendo justamente Amoroso no papel de protagonista. O clube amargava cinco anos de abstinência.

Na mesma temporada, Amoroso levou o Borussia Dortmund à final da Copa da Uefa, rebatizada de Liga Europa. O Feyenoord da Holanda derrotou os germânicos por 3 x 2, em Roterdã. Amoroso fez um gol de pênalti na decisão, mas não impediu o vice-campeonato. Amoroso fechou aquela temporada com 26 gols em 46 jogos.

Vendido pelo Flamengo por 30 milhões de euros para o Real Madrid, Reinier não conseguiu estrear no time principal. Deu assistências e até fez no time B até a pandemia do novo coronavírus deixá-lo em quarentena na Espanha. Paralelamente, o clube espanhol discutia estratégias para emprestar Reinier e dar rodagem ao jogador. O excesso de extracomunitários no elenco comandado por Zidane reduziu as chances de Reinier defender a equipe principal.

18 gols fez o brasiliense Amoroso no título alemão do Borussia Dortmund na temporada 2001/2002. Ele foi artilheiro da Bundesliga ao lado de Martin Max

Times como Valladolid e Bayer Leverkusen sondaram o Real Madrid, mas a boa relação do time com o Borussia Dortmund e a tradição do parceiro alemão de investir e aprimorar jovens talentos pesaram no acordo. O empréstimo terá duração de duas temporadas, mas, a segunda, depende de um consenso entre o Borussia e Reinier. Não haverá empecilho se ele optar por sair.

A cessão de Reinier ao Borussia Dortmund pode representar um problema futuro para a CBF. O meia-atacante interessa ao técnico André Jardine para a disputa do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, remarcados para 2021 por causa da covid-19. No entanto, o clube tem tradição de usar jogadores jovens. Portanto, pode dificultar a liberação de Reinier.

O técnico do atual vice-campeão alemão é o suíço Lucien Favre. Nesta temporada, por exemplo, ele usou bastante o meia-atacante inglês Jadon Sancho. O inglês de 20 anos marcou 20 gols em 44 jogos na temporada 2019/2020. Consequentemente, a tendência é que um jogador acima da média, como Reinier, consiga se firmar entre os titulares ou, no mínimo, como 12° jogador.

Reinier ganhará experiência ao lado do capitão Marco Reus, atuará ao lado de caras bons de bola como o xerife Matts Hummels, Julian Brandt e Emre Can; e de jovens como ele, caso do centroavante norueguês Erling Haaland. Portanto, a dosagem certa de experiência e juventude.

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Supercopa do Brasil: Brasília receberá Flamengo x Corinthians

O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…

3 horas atrás
  • Esporte

Flamengo domina: Arrascaeta é Rei da América e Filipe Luís, melhor técnico

O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…

11 horas atrás
  • Esporte

Gol de Gabriel Jesus tem “peso 2” na escala Carlo Ancelotti da Seleção

Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…

18 horas atrás
  • Esporte

Flamengo renova contrato com o técnico Filipe Luís até 2027

Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…

2 dias atrás
  • Esporte

O peso de Tite na contratação do executivo Bruno Spindel pelo Cruzeiro

O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…

4 dias atrás
  • Esporte

Filipe Luís precisa olhar com atenção para o erro de Marcelo Gallardo

Filipe Luís está certo em se valorizar depois de levar o Flamengo a oito taças…

5 dias atrás