Gabriel Jesus sofreu pênalti e fez dois gols na estreia pela Seleção principal. Crédito: Lucas Figueiredo/CBF
Foi a rodada do Jesus, do Messias e do Francisco nas Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia-2018. Mas vamos por partes… Na semana passada, tive a honra de entrevistar o herói da vitória do Brasil sobre o Equador por 3 x 0 na estreia de Tite. Gabriel Jesus sofreu o pênalti cobrado por Neymar. E fez dois golaços. O primeiro, de calcanhar, deu saudade de um doutor da bola, o doutor Sócrates. No segundo, recebeu a bola de Neymar dominou, girou e finalizou com uma perfeição à altura da camisa 9 — algarismo carente de um artilheiro desde o fenômeno Ronaldo a deixou órfã. Não sei se Gabriel Jesus vai ser o dono dela nos próximos anos. Mas lançou candidatura de uma forma bem original. Pelé, Garrincha, Rivellino, Zico, Careca, Romário, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho… Nenhum deles conseguiu estrear na Seleção principal balançando a rede duas vezes na mesma partida.
Na entrevista publicada no último domingo no Correio Braziliense e reproduzida aqui no blog na segunda, Gabriel Jesus mostrou, para mim, uma das suas principais virtudes: o foco. Em nenhum momento mostrou deslumbramento com os títulos da Copa do Brasil e a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio-2016. Muito menos com a artilharia da Série A e a venda ao Manchester City por R$ 121 milhões para trabalhar com Pep Guardiola.
“Sobre 2018, é cedo para falar. Gosto de pensar em uma coisa de cada vez. Hoje, estou pensando no jogo contra o Fluminense. Depois, com a Seleção Brasileira, vou pensar no Equador e na Colômbia”, respondeu Gabriel Jesus ao ser questionado por mim sobre a possibilidade real de vestir a camisa 9 daqui a dois anos, na Rússia.
Estreante como Gabriel Jesus, Tite apostou certo. Se o menino Jesus é o artilheiro da Série A com 10 gols atuando como centroavante no time de Cuca, então essa era a posição que ele deveria desempenhar na Seleção. Como em um passe de mágica, Tite pode ter encontrado um camisa 9. Quem sabe, a partir de agora, Neymar pode ser só arco em vez de arco e flecha. Na segura exibição diante do Equador, o Brasil não foi o samba de uma nota só chamada Neymar. Além de Gabriel Jesus, Paulinho, Renato Augusto, Willian, Marcelo e Daniel Alves surgiram na frente do gol, tiveram oportunidades.
Estou muito feliz com a estreia de Tite. Assumiu o cargo com no mínimo dois anos de atraso. Mas chegou chegando. É cedo demais para soltar fogos. Repito o que digo a amigos. Temos uma geração que, na minha opinião, tem tudo para brigar pelo título da Copa do Mundo em 2022, no Catar. Mas, quem sabe, Tite encurta o caminho e antecipa o hexa. Enquanto isso, nos preocupemos com o que importa, ou seja, o jogo de terça-feira contra a Colômbia. Vai ser dificílimo. Bem mais do que contra o Equador. O Brasil está em quinto lugar, na zona da repescagem. É preciso vencer para evitar uma batalhas épicas contra Nova Zelândia, Nova Caledônia, Fiji, Papua Nova Guiné, Ilhas Salomão ou Taiti. Pense!
O Messias e o Francisco
Jesus da Argentina, Lionel Messi veio ao mundo para salvar a Argentina do jejum de títulos, mas não se sentia amado. Crucificado depois de perder o pênalti que deu ao Chile o bi da Copa América nos Estados Unidos, anunciou a aposentadoria da seleção. Dei uma de São Tomé. Duvidei. Ele voltou. Carente, precisava de carinho. Teve o nome gritado antes, durante e depois da vitória sobre o Uruguai em Mendoza. Com gol dele em um estádio com nome de guerra —Malvinas Argentinas.
A rodada foi de Jesus, do Messias, mas também do Francisco. Não do papa, mas de Francisco Arce. As torcidas do Grêmio e do Palmeiras sabem de quem estou falando. O novo técnico do Paraguai debutou no Defensores del Chaco à frente do Paraguai derrotando simplesmente o Chile, atual bicampeão da Copa América, por 2 x 1.
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…