POV: A visão de Arrascaeta no gol validado pelo chip e o relógio do juiz. Foto: driano Fontes/Flamengo
O sonolento Flamengo foi despertado por Arrascaeta na difícil estreia na Copa Intercontinental ao derrotar o Cruz Azul do México por 2 x 1 nesta quarta-feira, em Al-Rayyan, no Catar. Testemunho pessoal? estive duas vezes no país do Oriente Médio. Uma em viagem de sete dias e outra na cobertura da Copa do Mundo de 2022. O fuso-horário de +6h não é incorporado facilmente à rotina. Os primeiros dias são confusos. Obviamente, cada um reage de um jeito, mas estamos falando de jogadores de futebol. Atletas de alta performance. Isso ajuda a explicar a péssima exibição dos dois times nas quartas de final.
Embora tenha desembarcado no Catar no último domingo, alguns jogadores aparentavam um certo delay. Jorginho, Pulgar, Bruno Henrique e Samuel Lino, por exemplo. Quantos passes e tomadas de decisão erradas! Isso comprometeu o desempenho rubro-negro. Como dizem os especialistas, há uma desregulação do ritmo circadiano — o relógio biológico interno do corpo humano. Os efeitos colaterais são alterações do sono, fadiga e mal-estar, problemas cognitivos, sintomas físicos e impacto no desempenho. Flamengo e Cruz Azul têm poucos dias no Catar. Sem contar a adaptação ao campo e à bola.
Em contrapartida, Arrascaeta estava elétrico. Não existe jet lag para o camisa 10. Ligado no 220v, o uruguaio agiu como se fosse Pedro no lance do primeiro gol. Um segundo à frente da defesa do Cruz Azul, aproveitou a péssima saída de bola do adversário, dominou bonito e finalizou com frieza para fazer 1 x 0 no Estádio Ahmed bin All Stadium.
Faltam pernas a essa altura na 76ª partida na temporada e o Flamengo agiu como na final da Libertadores. Recuou. Atraiu o Cruz Azul e o atual campeão da Concachampions cresceu emulando a pressão do Palmeiras. Quando ficou atrás em Lima, Abel Ferreira agrediu o time rubro-negro nas ações pela esquerda em cima de Varela.
A falta de ritmo de jogo do zagueiro Léo Ortiz deixou o setor vulnerável. Houve um gol em impedimento de Gabriel Fernández e o outro valeu. Ambos construídos naquele pedaço do campo. A bola chegou a Jorge Sánchez na entrada da área em uma belíssima finalização.
A fisionomia de Filipe Luís depois do gol e a caminho do vestiário no intervalo era de quem tentava decifrar o plano de jogo de Nicolas Larcamon. O intervalo ajudou a comissão técnica a tirar o Flamengo de trás. Gonzalo Plata entrou no lugar de Samuel Lino e deu mais profundidade pela direita, com Carrascal assumindo a ponta canhota.
Aos poucos, o Flamengo retomou as rédeas do jogo e passou a construir oportunidades. Faltava refinamento na finalização, mas a bola procura quem a trata com carinho. Arrascaeta tentou ser arco ao procurar Bruno Henrique no passe, mas o camisa 10 estava em um dia de flecha. Em outro arremate primoroso, encobriu a defesa do Cruz Azul e contou com o chip na bola e a comunicação rápida com o relógio do árbitro sueco Glenn Nyberg para ter o gol e a classificação consumada para enfrentar o Pyramids do Egito no sábado.
Depois do gol, o Flamengo repetiu o enredo de vários jogos no ano. Empilhou oportunidades de fazer o terceiro e decidir a partida. Atraiu agonia para o fim da partida, mas o Cruz Azul não mostrou capacidade de reação no segundo tempo. Se havia algum risco contra a meta de Rossi, ele era proporcionado pelos erros absurdos de passe do Flamengo e a incompetência para marcar o terceiro gol e encerrar as quartas de final.
Para sorte do Flamengo, não há fuso-horário nem jet lag para Arrascaeta. Que ano fantástico do uruguaio. São 25 gols em 62 jogos na temporada. Muito acima da média para um meia.
X: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…