“Não é tão avançada”: de volta à finalíssima da Copa, América do Sul ganha direito de resposta a Mbappé

Compartilhe

Al Khor — Autor da assistência para o segundo gol da França na vitória por 2 x 0 contra Marrocos e artilheiro da Copa do Mundo ao lado do companheiro de Paris Saint-Germain Lionel Messi com cinco gols cada, Kylian Mbappé terá de provar em campo no domingo, às 12h (de Brasília), o que a língua indomável disparou, em maio, ao falar sobre a América do Sul. Alfinetado pelo atacante de 23 anos, o continente está de volta à final representado pela Argentina.

Em maio, numa Em entrevista à TNT, o craque disse que Brasil e Argentina estão atrás dos europeus. “Na América do Sul, o futebol não é tão avançado quanto na Europa. Por isso que, quando você olha para as últimas Copas, sempre são os europeus que ganham”. Mbappé tem razão quando fala das últimas. Mas, como sempre, depende do ponto de vista.

Das cinco edições disputadas neste século, apenas uma foi vencida por sul-americanos. O Brasil levou o título em 2002 contra a Alemanha. Depois disso, deu Itália (2006), Espanha (2010), Alemanha (2014) e França (2018). As decisões de 2006, 2010 e 2018 foram entre europeus.

Se adotarmos outro ângulo, o argumento de Mbappé enfraquece. A decisão será a 11ª entre europeus e sul-americanos. O balanço é o seguinte: sete títulos para o nosso continente e três para o Velho Mundo em confrontos diretos. Apenas Alemanha (1990 e 2014) e França (1998) derrotaram sul-americanos. Argentina e Brasil foram as vítimas.

Depois da alfinetada, Messi respondeu Mbappé com elegância. “Muitas vezes, quando voltávamos das Eliminatórias, dizíamos a eles: “Vocês não sabem como seria difícil para vocês se classificar para a Copa do Mundo se tivessem que jogar lá. Colômbia, o calor, a Venezuela. Todos eles têm uma condição diferente que torna tudo mais difícil e, fora isso, são grandes equipe, com grandes jogadores”, rebateu, em entrevista à TyC Sports.

A decisão contra a Argentina tem tudo para ser tão ou mais dura para a França do que a vitória por 2 x 0 contra Marrocos. Lionel Messi disputa a melhor Copa da carreira. Mais: a grande exibição dos atuais campeões da Copa América foi contra a Itália na Finalíssima, o recém-criado duelo entre os campeões da América do Sul e da Europa realizado neste ano, em Wembley. O time de Lionel Scaloni derrotou a Squadra Azzurra por 3 x 0 com uma exibição irretocável.

Mbappé não balança a rede desde o confronto das oitavas de final contra a Polônia. O camisa 10 francês foi muito marcado contra Inglaterra e Marrocos. A Argentina tem ótimos marcadores e eles farão de tudo para provar que sí, a América do Sul se puede contra europeus.

Siga no Twitter: @marcospaulolima

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Como um convite para o Aberto da República no DF impulsionou João Fonseca

Sensação do início de temporada no calendário do tênis profissional, o fenômeno carioca João Fonseca…

1 dia atrás
  • Esporte

Como Léo Batista virou meu “amigo” e inspiração nas noites de domingo

Domingo sempre foi um dia movimentado na casa dos Souza Lima no Cruzeiro Novo, onde…

2 dias atrás
  • Esporte

Infantino visita Trump e inicia alinhamento para Mundial e Copa nos EUA

A dois dias da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, o mandatário…

4 dias atrás
  • Esporte

Zagueiro brasiliense Lúcio é imortalizado no Muro dos Campeões da Fifa

Lucimar da Silva Ferreira, o Lúcio, campeão da Copa de 2002 e capitão do Brasil…

5 dias atrás
  • Esporte

Flamengo 1 x 1 Madureira: é impossível jogar feliz em dia de demissões

É fácil jogar a culpa do mau início do Flamengo no Campeonato Carioca no time…

5 dias atrás
  • Esporte

Gustavo Cuéllar candidata Grêmio a ter o melhor par de volantes do país

Times históricos do Grêmio tinham grandes volantes. China era o carregador de piano nos títulos…

6 dias atrás