O Mundial de Clubes da Fifa colocará em jogo, a partir do próximo dia 11, no Qatar, um mimo a mais do que o cobiçado troféu chancelado pela entidade máxima do futebol. O vencedor do torneio terá a honra de estampar na camisa por um ano o distintivo de melhor time do planeta. O emblema em vigor desde 2007 deixará de ser do Real Madrid em 21 de dezembro. Nenhuma equipe exibiu a condecoração por tanto tempo quanto a espanhola.
Quando Flamengo, Liverpool (Inglaterra), Al-Hilal (Arábia Saudita), Espérance (Tunísia), Monterrey (México), Hienghène Sport (Nova Caledônia) ou Al-Sadd (Qatar) erguerem o Mundial de Clubes da Fifa em 21 de dezembro, em Doha, o Real Madrid terá estampado o distintivo por 1.098 dias consecutivos.
Atual tricampeão, o time merengue usa o adorno desde 4 de janeiro de 2017 contra o Sevilla na Copa do Rei da Espanha. Duas semanas antes, em 18 de dezembro, havia derrotado o Kashima Antlers na decisão do Mundial. As outras duas conquistas foram contra o Grêmio (2017) e o Al Ain no ano passado. O reinado chegará ao fim no superclássico do próximo dia 18 contra o Barcelona.
O emblema de campeão mundial foi criado pela Fifa em 2007. O Milan de Kaká estreou o brasão depois de superar o Boca Juniors na decisão do torneio. Além do clube italiano, apenas Manchester United, Barcelona, Internazionale, Bayern Munique e Corinthians exibiram a logo.
No período em que usou o escudo, o Real Madrid acumula 172 jogos oficiais — serão 176 no total. O clube exibirá o emblema por mais quatro partidas: Espanyol, Brugge, Valencia e Barcelona. A despedida será justamente no clássico de 18 de dezembro, no Camp Nou, contra o maior rival. O time voltará a campo em 22 de dezembro diante do Athletic Bilbao. Porém, a essa altura, o mundo terá um novo campeão. Talvez, Flamengo ou Liverpool, favoritos a protagonistas da final dos sonhos no Education City Stadium, em Al Rayyan, no Qatar.
Quem usou o brasão inaugurado em 2007
Milan: 2007
Manchester United: 2008
Barcelona: 2009, 2011 e 2015
Internazionale: 2010
Corinthians: 2012
Bayern Munique: 2013
Real Madrid: 2014, 2016, 2017 e 2018
Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF
Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima
Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/
Sensação do início de temporada no calendário do tênis profissional, o fenômeno carioca João Fonseca…
Domingo sempre foi um dia movimentado na casa dos Souza Lima no Cruzeiro Novo, onde…
A dois dias da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, o mandatário…
Lucimar da Silva Ferreira, o Lúcio, campeão da Copa de 2002 e capitão do Brasil…
É fácil jogar a culpa do mau início do Flamengo no Campeonato Carioca no time…
Times históricos do Grêmio tinham grandes volantes. China era o carregador de piano nos títulos…