O Flamengo faz sucesso no basquete. O Corinthians tem um belo time de futsal. O Cruzeiro brilha no vôlei. É assim no Brasil e lá na Europa também. No coração de um clube de futebol sempre cabe mais um esporte. Desde que de retorno à imagem, ou seja, títulos.
Clubes tradicionais de futebol da Europa investem um bocadinho de grana em outros esportes que não sejam o bretão e conquistam títulos. E não se trata apenas de Real Madrid e Barcelona, por exemplo, referências, por exemplo, no basquete. Há exemplos em outros países do Velho Continente.
O CSKA Moscou, por exemplo, coleciona seis títulos europeus no basquete. É o recordista de títulos na antiga União Soviética e mantém a hegemonia na Liga Russa. Lá se vão 14 títulos.
Na Grécia, o Olympiacos é outra referência. A esquadra heleno de basquete é um dos mais tradicionais do mundo e chegou a ser batizado nos anos 1990 de “time da década de 1990”. A sala de troféus exibe 23 títulos. Para se ter uma ideia, acredite se quiser, tem mais glórias no basquete do que no futebol.
Outra referência é o Maccabi Tel Alviv, de Israel. O clube de futebol tem 98 títulos nacionais e 9 internacionais.
Na França, o Paris Saint-Germain é um referência quando o assunto é handebol. O PSG é representado há mais de 70 anos na modalidade. O investimento aumentou consideravelmente desde a chegada do grupo Qatar Investment Authority.
Em Portugal, o Benfica manda bem no futebol de salão. O clube de Lisboa é hexacampeão do Campeonato Português, hexa da Copa de Portugal e penta da Supercopa de Portugal. O sucesso foi além das fronteiras, com o título continental de 2010.
Há cinco anos, Gabriel Veron e Kaio Jorge brindavam o Brasil com uma virada épica…
Roger Machado inventou um lateral-direito e a Seleção Brasileira precisa prestar atenção nele. Em tempo…
O sorteio das quartas de final da Nations League nessa sexta-feira, em Nyon, na Suíça,…
Os movimentos de Ronaldo Nazário de Lima, o Ronaldo, são friamente calculados desde uma viagem…
Menos de um ano depois de levar o Real Brasília ao título do Campeonato Feminino…
Atual vice-campeã mundial, a França é uma seleção sempre pronta para competir, mas não necessariamente…