A vitória do Flamengo por 2 x 0 contra o Corinthians neste sábado pela sexta rodada do Brasileirão foi emblemática para o técnico Tite. Não por ter sido contra o time do qual é ídolo, mas por causa do resgate do técnico a uma característica marcante dos trabalhos dele: a inclusão de ao menos uma aposta sub-23 na formação titular. Autor do segundo gol rubro-negro e do passe para o primeiro marcado por Pedro, Lorran tem apenas 17 anos.
A aposta em Lorran lembra, por exemplo, o investimento em Eduardo Costa na conquista da Copa do Brasil de 2001. O jovem volante ajudou Tite a derrotar o Corinthians de Vanderlei Luxemburgo na decisão aos 18 anos. Ele formava o meio de campo com os experientes Ânderson Lima, Tinga, Zinho e Rubens Cardoso no sistema 3-5-2. Felipão inclusive convocou o xodó de Tite para as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2002.
Em 2008, Tite dava moral a um jovem meia-atacante do Internacional. Ele gostava de um guri chamado Taison. O jogador da base começou a virar uma espécie de 12º jogador colorado nas reservas dos homens de frente D’Alessandro, Nilmar e Alex. Taison tinha 19 anos. Entrou em campo no jogo do título da Copa Sul-Americana contra o Estudiantes. Em 2009, o Inter conquistou o Gaúcho e o xodó de Tite foi artilheiro disparado com 15 gols.
— O aspecto do Lorran evoluir é da base do Flamengo, ele é da formação de atletas do Ninho. Ele não é meu. É muito fácil colocar atleta da base do Ninho do Urubu e entrar no currículo. Lançou 52 atletas… Quanto mais tivermos a possibilidade de treinar para prepararmos para que eles possam ter o desempenho é o nosso trabalho, mas ele vem da formação e da captação de todo o trabalho que o Flamengo tem
Tite, na entrevista coletiva
O título do Corinthians na Libertadores de 2012 contava com o fôlego de Romarinho. Aos 22 anos, o atacante incendiava os jogos. Foi decisivo na partida de ida contra o Boca Juniors, no Estádio La Bombonera, em Buenos Aires, ao marcar o gol do empate por 1 x 1. Em 2015, um dos motores do título do Brasileirão era o meia-atacante Malcom. Ele era o ponta-esquerda de Tite no 4-1-4-1 alinhado com Jadson, Paulinho e Renato Augusto atrás do centroavante Vágner Lover. Malcom contribuiu com cinco gols e quatro assistências.
A única conquista de Tite na Seleção Brasileira também teve a inserção de gás novo. O volante Arthur, o centroavante Gabriel Jesus e o ponta Everton Cebolinha eram jogadores abaixo dos 23 anos em meio à experiência. Richarlison e Éder Militão pisaram no gramado na final contra o Peru, por 3 x 1, no Maracanã. Em comum, jovens apostas do treinador.
Lorran é a bola da vez de Tite. Mudou a postura do Flamengo na vitória por 2 x 0 contra o Corinthians. Brilhou e tem tudo para não ser o único a se firmar no elenco principal. meninos como Igor Jesus, Victor Hugo, Matheus Gonçalves e Wesley estão na fila.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Roger Machado inventou um lateral-direito e a Seleção Brasileira precisa prestar atenção nele. Em tempo…
O sorteio das quartas de final da Nations League nessa sexta-feira, em Nyon, na Suíça,…
Os movimentos de Ronaldo Nazário de Lima, o Ronaldo, são friamente calculados desde uma viagem…
Menos de um ano depois de levar o Real Brasília ao título do Campeonato Feminino…
Atual vice-campeã mundial, a França é uma seleção sempre pronta para competir, mas não necessariamente…
O Santos não deve se ufanar de ter conquistado a Série B do Campeonato Brasileiro,…