Londres viu o Chelsea perder a final para o Corinthians em 2012. Foto: Nogi Kazuhiro/AFP
Uma maldição das principais capitais do futebol europeu pode ser mais um amuleto para a supersticiosa torcida do Palmeiras se agarrar na decisão deste sábado contra o Chelsea, às 13h30 (de Brasília), em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos: Londres não tem Mundial.
Das sete principais capitais europeias da bola, duas ostentam campeões do torneio em um dos seus três formatos — Copa Intercontinental, Copa Toyota ou Mundial da Fifa.. O recordista Real Madrid, com base na capital espanhola, é recordista de taças com sete. Embora jamais tenha sido campeão europeu, o Atlético de Madrid tem o título mundial de 1974. O holandês Ajax, de Amsterdã, coleciona o bicampeonato nas versões de 1972 e 1995.
Outras cinco mecas do futebol europeu buscam um time capaz de adicioná-las ao seleto grupo das cidades hóspedes de campeões mundiais. Londres, terra do Chelsea, é uma delas. Jamais um clube da capital inglesa levou o troféu. Os Blues seriam os únicos se não tivessem perdido a final de 2012 para o Corinthians, por 1 x 0, em Yokohama, no Japão. Outros clubes badalados da cidade histórica, como o Arsenal, jamais disputaram o torneio.
Berlim não tem campeões da Champions League. Como a conquista europeia é o pedágio para o Mundial, clubes como o Hertha e Union Berlim nem sabem do que se trata a decisão deste sábado entre Palmeiras e Chelsea nos Emirados Árabes Unidos. O sucesso do futebol alemão está concentrado em Munique, Dortmund, Stuttgart e recentemente em Leipzig, que foi representada, em 2020, pelo Red Bull Leipzig na semi da Champions.
A capital francesa hospeda o badalado Paris Saint-Germain, mas o clube fundado em 1970 sequer é campeão. Em 2020, quase ganhou senha para o Mundial, mas foi derrotado pelo Bayern de Munique na decisão do título realizada em Lisboa.
Por falar na capital portuguesa, o Benfica amarga dois vices no Mundial de Clubes nas temporadas de 1961 diante do Peñarol e 1962 contra o Santos. O Sporting jamais ergueu a Orelhuda. Consequentemente, não tem histórico no Mundial de Clubes da Fifa.
Quem tem boca vai a Roma, mas quem torce por times da capital italiana não sabe o que é Mundial. A tradicional Roma esteve próxima do torneio ao perder a final da Champions League de 1984 para o Liverpool. A Lazio jamais pisou na principal decisão continental.
O Palmeiras tem a chance de manter Londres fora do seleto grupo das cidades sede de clubes campeões mundiais ou deixar a capital do país pioneiro do futebol moderno na periferia. Há 10 anos, Londres viu seu primeiro clube ganhar a Champions League. Em 2012, o Chelsea superou o Bayern, em Munique. Uma década depois, tenta outra vez ingressar no hall das capitais europeias de um campeão mundial.
Siga no Twitter: @marcospaulolima
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…
Philippe Coutinho é mais um ídolo a dar um basta na relação tóxica com torcedores…
José Mourinho é um dos melhores técnicos do século 21. Levou o Porto ao título…