Euro-2016: símbolo máximo da era CR7 com a camisa da seleção portuguesa. Foto: Divulgação/Uefa
A ideia da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) de convidar seleções europeias para a Copa América de 2019, no Brasil, antecipada nesta quinta-feira pelo colega Martín Fernandez, do portal GloboEsporte.com, pode esbarrar no calendário de uma nova competição do Velho Mundo.
Depois da Copa de 2018, na Rússia, a Uefa colocará em prática a primeira edição da Liga das Nações Europeias. O Final Four, como a entidade batizou a disputa pelo título, será disputado de 5 a 9 de junho, em um país sede ainda indefinido. Logo, o choque ou a proximidade de datas entre as duas competições oficiais dos respectivos continentes pode inviabilizar a presença das nações de origem latina França, Portugal, Itália e Espanha na Copa América, como sugerem alguns países filiados à Conmebol.
Aprovada por unanimidade em 2014, no Cazaquistão, como um antídoto contra amistosos caça-níqueis, a Liga das Nações Europeias dividirá seus filiados em quatro divisões, com direito a promoção e rebaixamento. As ligas A e B terão 12 seleções cada divididas em quatro chaves com três países. Eles jogam entre si em ida e volta. Os quatro melhores avançam ao chamado Final Four. As ligas C e D serão disputadas, respectivamente, por 15 e 16 seleções. Os primeiros colocados de cada grupo sobem de divisão e os quatro piores descem.
O Final Four, que pode impedir esquadras europeias na Copa América, vale título. As semifinais e a final serão em um país determinado pelo Comitê Executivo da Uefa.
Paralelamente à Liga das Nações, ocorrerão as Eliminatórias para a Eurocopa de 2020, com cinco grupos com cinco seleções e outros cinco de seis. O campeão e o vice de cada chave se classificam direto para a Eurocopa, totalizando 20 seleções. As outras quatro vagas serão definidas em uma repescagem com base justamente no ranking da Liga das Nações Europeias. Neste caso, a Uefa vai formar quatro grupos com quatro equipes em semifinais e uma decisão em campo neutro. O vencedor de cada uma das chaves da repescagem avança à Eurocopa de 2020.
O possível choque de datas do Final Four da Liga das Nações Europeias pode inviabilizar a presença europeia na Copa América, mas não impediria a possível presença do Japão na competição. A seleção asiática inclusive participou da Copa América em 1999. Os samurais ficaram em último lugar no Grupo A, atrás do Paraguai, do Peru e da Bolívia.
Gustavo Marques conseguiu piorar uma das semanas mais vergonhosas do futebol nesse sábado na eliminação…
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…
Philippe Coutinho é mais um ídolo a dar um basta na relação tóxica com torcedores…