Líder do Brasileirão, Palmeiras dá resposta psicológica que faltou ao São Paulo em 2020

Compartilhe

A vitória do Palmeiras contra o Juventude neste sábado foi importantíssima por pelo menos um motivo: a necessidade de dar uma resposta rápida ao baque da eliminação nas semifinais da Libertadores contra o Athletico-PR na última terça-feira, no Allianz . Parece bobagem, só que não. Em 2020, o então líder disparado São Paulo entrou em depressão justamente depois de uma eliminação na semifinal e deixou o Brasileirão escapar.

Superado pelo Grêmio no Morumbi no mata-mata da Copa do Brasil, o São Paulo virou o ano com sete pontos de vantagem no Brasileirão. A derrocada começou no jogo seguinte pela 28ª rodada. O tricolor paulista perdeu por 4 x 2 para o Bragantino e deu início a uma longa sequência de sete jogos de jejum — quatro vitórias e três empates. A abstinência devolveu Internacional e Flamengo à briga pelo título. O time carioca conquistou o bicampeonato e o São Paulo encerrou a competição em quarto lugar. Tudo depois do adeus a um mata-mata.

O Palmeiras fez exatamente o contrário. Derrotou o Juventude por 2 x 1 e manteve a folga na liderança. Mais do que três pontos, o triunfo devolve a confiança ao Palmeiras para tentar consolidar uma conquista tão importante. Eliminado da Copa do Brasil pelo Atlético-MG e da Libertadores pelo Athletico-PR, o alviverde ainda pode fechar a temporada com dois títulos.

Campeões em 2020 e 2021, respectivamente, Flamengo e Atlético-MG também deram provas de força logo depois de eliminações traumáticas na Libertadores. Despachado nos pênaltis pelo Racing nas oitavas de 2020, o Flamengo ficou no Brasileirão e tratou de vencer a partida seguinte contra o arquirrival Botafogo. O triunfo por 1 x 0 despertou o time da ressaca. No ano passado, o Atlético-MG se impôs contra o Inter, no Mineirão, três dias depois de cair na semi da Libertadores contra o Palmeiras. Seguro, o Galo marchou rumo ao título do Brasileirão.

A tendência é o Palmeiras entrar em contagem regressiva para o título. Resta saber apenas como o time se comportará sem um dos astros do meio de campo. Raphael Veiga está fora da temporada. Foi submetido a uma artroscopia e dificilmente retornará a tempo de reforçar a trupe de Abel Ferreira na reta final da Série A.

Siga no Twitter: @marcospaulolima

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Carlo Ancelotti será o sétimo técnico do Brasil em duas Copas do Mundo

A iminente renovação do contrato da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) com Carlo Ancelotti até…

10 horas atrás
  • Esporte

Quinze dos 20 times da Série A do Brasileirão já perderam no novo calendário

Dos 20 clubes do Brasileirão, 15 perderam pelo menos um jogo em 2026. A temporada…

18 horas atrás
  • Esporte

Will Bank: como a liquidação do banco parceiro da CBF afeta a Série D

  Liquidado extrajudicialmente pelo Banco Central nesta quarta-feira em ato do presidente Gabriel Muricca Galípolo,…

2 dias atrás
  • Esporte

Abel Ferreira é vítima do calendário que elogiou para agradar Leila e a CBF

  Três meses e meio depois de elogiar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pelo…

2 dias atrás
  • Esporte

Liga dos Campeões potencializa o que o Brasil tem de melhor hoje: pontas

  A Liga dos Campeões da Europa alcança a penúltima rodada da fase de grupos…

3 dias atrás
  • Esporte

Impeachment no São Paulo abala poder de Casares no Conselho Gestor da LiBRA

  A aprovação do impeachment do presidente Julio Casares na última sexta-feira pelo Conselho Deliberativo…

4 dias atrás