Rony fez a diferença na vitória deste sábado contra o Juventude. Foto: Cesar Greco/Palmeiras
A vitória do Palmeiras contra o Juventude neste sábado foi importantíssima por pelo menos um motivo: a necessidade de dar uma resposta rápida ao baque da eliminação nas semifinais da Libertadores contra o Athletico-PR na última terça-feira, no Allianz . Parece bobagem, só que não. Em 2020, o então líder disparado São Paulo entrou em depressão justamente depois de uma eliminação na semifinal e deixou o Brasileirão escapar.
Superado pelo Grêmio no Morumbi no mata-mata da Copa do Brasil, o São Paulo virou o ano com sete pontos de vantagem no Brasileirão. A derrocada começou no jogo seguinte pela 28ª rodada. O tricolor paulista perdeu por 4 x 2 para o Bragantino e deu início a uma longa sequência de sete jogos de jejum — quatro vitórias e três empates. A abstinência devolveu Internacional e Flamengo à briga pelo título. O time carioca conquistou o bicampeonato e o São Paulo encerrou a competição em quarto lugar. Tudo depois do adeus a um mata-mata.
O Palmeiras fez exatamente o contrário. Derrotou o Juventude por 2 x 1 e manteve a folga na liderança. Mais do que três pontos, o triunfo devolve a confiança ao Palmeiras para tentar consolidar uma conquista tão importante. Eliminado da Copa do Brasil pelo Atlético-MG e da Libertadores pelo Athletico-PR, o alviverde ainda pode fechar a temporada com dois títulos.
Campeões em 2020 e 2021, respectivamente, Flamengo e Atlético-MG também deram provas de força logo depois de eliminações traumáticas na Libertadores. Despachado nos pênaltis pelo Racing nas oitavas de 2020, o Flamengo ficou no Brasileirão e tratou de vencer a partida seguinte contra o arquirrival Botafogo. O triunfo por 1 x 0 despertou o time da ressaca. No ano passado, o Atlético-MG se impôs contra o Inter, no Mineirão, três dias depois de cair na semi da Libertadores contra o Palmeiras. Seguro, o Galo marchou rumo ao título do Brasileirão.
A tendência é o Palmeiras entrar em contagem regressiva para o título. Resta saber apenas como o time se comportará sem um dos astros do meio de campo. Raphael Veiga está fora da temporada. Foi submetido a uma artroscopia e dificilmente retornará a tempo de reforçar a trupe de Abel Ferreira na reta final da Série A.
Siga no Twitter: @marcospaulolima
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…