Líder do Brasileirão, Palmeiras dá resposta psicológica que faltou ao São Paulo em 2020

Compartilhe

A vitória do Palmeiras contra o Juventude neste sábado foi importantíssima por pelo menos um motivo: a necessidade de dar uma resposta rápida ao baque da eliminação nas semifinais da Libertadores contra o Athletico-PR na última terça-feira, no Allianz . Parece bobagem, só que não. Em 2020, o então líder disparado São Paulo entrou em depressão justamente depois de uma eliminação na semifinal e deixou o Brasileirão escapar.

Superado pelo Grêmio no Morumbi no mata-mata da Copa do Brasil, o São Paulo virou o ano com sete pontos de vantagem no Brasileirão. A derrocada começou no jogo seguinte pela 28ª rodada. O tricolor paulista perdeu por 4 x 2 para o Bragantino e deu início a uma longa sequência de sete jogos de jejum — quatro vitórias e três empates. A abstinência devolveu Internacional e Flamengo à briga pelo título. O time carioca conquistou o bicampeonato e o São Paulo encerrou a competição em quarto lugar. Tudo depois do adeus a um mata-mata.

O Palmeiras fez exatamente o contrário. Derrotou o Juventude por 2 x 1 e manteve a folga na liderança. Mais do que três pontos, o triunfo devolve a confiança ao Palmeiras para tentar consolidar uma conquista tão importante. Eliminado da Copa do Brasil pelo Atlético-MG e da Libertadores pelo Athletico-PR, o alviverde ainda pode fechar a temporada com dois títulos.

Campeões em 2020 e 2021, respectivamente, Flamengo e Atlético-MG também deram provas de força logo depois de eliminações traumáticas na Libertadores. Despachado nos pênaltis pelo Racing nas oitavas de 2020, o Flamengo ficou no Brasileirão e tratou de vencer a partida seguinte contra o arquirrival Botafogo. O triunfo por 1 x 0 despertou o time da ressaca. No ano passado, o Atlético-MG se impôs contra o Inter, no Mineirão, três dias depois de cair na semi da Libertadores contra o Palmeiras. Seguro, o Galo marchou rumo ao título do Brasileirão.

A tendência é o Palmeiras entrar em contagem regressiva para o título. Resta saber apenas como o time se comportará sem um dos astros do meio de campo. Raphael Veiga está fora da temporada. Foi submetido a uma artroscopia e dificilmente retornará a tempo de reforçar a trupe de Abel Ferreira na reta final da Série A.

Siga no Twitter: @marcospaulolima

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Ex-técnico do Egito: o que Rogério Micale tem a dizer sobre o Pyramids

Protagonista da primeira medalha de ouro do Brasil no torneio de futebol masculino na história…

1 dia atrás
  • Esporte

Inter de Dorival inspirou o Corinthians de Dorival a vencer o Cruzeiro

Dorival Júnior ganhou dois títulos no Internacional: a Recopa Sul-Americana em 2011 e o Campeonato…

1 dia atrás
  • Esporte

Não existe jet lag para Arrascaeta, o cara da vitória contra o Cruz Azul

O sonolento Flamengo foi despertado por Arrascaeta na difícil estreia na Copa Intercontinental ao derrotar…

2 dias atrás
  • Esporte

Câmara Legislativa aprova criação do Programa de Apoio ao Futebol do DF (PAFDF)

  A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou nesta quarta-feira por 20 votos em…

2 dias atrás
  • Esporte

Dorival Júnior ativa modo copeiro em perseguição a recorde de Felipão

Jamais menospreze um time comandado por Dorival Júnior na Copa do Brasil. O tricampeão do…

3 dias atrás
  • Esporte

Primeiro, segundo e terceiro: técnicos espanhóis lideram Campeonato Inglês

A classificação do Campeonato Inglês apresenta uma dura lição à turma de Émerson Leão e…

4 dias atrás