Libertadores pode ter até três técnicos campeões do torneio nas semifinais

Compartilhe

A fase semifinal da Libertadores pode ter até três técnicos campeões continentais. Sinal de que a prova de títulos pode ser um diferencial para figurar na final de 30 de janeiro, no Maracanã.

Na noite desta quinta-feira, Marcelo Gallardo deu passo largo rumo à semifinal. Em Buenos Aires, o River Plate derrotou o Nacional por 2 x 0. A vitória sem sofrer gol é um belo atalho para a classificação. Marcelo Gallardo busca o tricampeonato pessoal. Conquistou o torneio pela primeira vez em 2015. Voltou a ganhá-lo em 2018. Foi vice no ano passado.

Um brasileiro campeão da Libertadores estará na semifinal. Renato Gaúcho brindou o Grêmio com o tri em 2017. Cuca, hoje no Santos, foi o mentor do título inédito do Atlético-MG em 2013. O primeiro duelo terminou empatado por 1 x 1.

Comandante do Boca Juniors, Miguel Angel Russo é outro campeão na rota da semifinal. Eliminou o Internacional nas oitavas de final e terá pela frente o clássico contra o Racing, de Sebastián Beccacece. O ex-auxiliar de Jorge Sampaoli busca o primeiro título na competição. Russo levou o Boca Juniors ao título em 2007. Superou o Grêmio de Mano Menezes na final.

Há marcas importantes em jogo para os técnicos campeões. Marcelo Gallardo pode igualar o tricampeonato do compatriota Osvaldo Zubeldia, histórico técnico das três conquistas em série do Estudiantes em 1968, 1969 e 1970. O recordista é o tetracampeão Carlos Bianchi.

Renato Gaúcho e Cuca decidem qual deles continuará sonhando com o bi pessoal. Na história da Libertadores, três brasileiros ostentam o feito. Luis Alonso Pérez, o Lula, pelo Santos, nas edições de 1962 e 1963. Telê Santana à frente do São Paulo em 1992 e 1993. Paulo Autuori pelo Cruzeiro (1997) e depois com a prancheta do São Paulo (2005).

Nos últimos 10 anos, a sorte sorriu para títulos inéditos na Libertados. Celso Roth, Muricy Ramalho, Tite, Cuca, Reinaldo Rueda, Renato Gaúcho e Jorge Jesus conquistaram o título pela primeira vez na carreira.  Apenas Edgardo Bauza e Marcelo Gallardo atingiram o patamar de bi.

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Como um convite para o Aberto da República no DF impulsionou João Fonseca

Sensação do início de temporada no calendário do tênis profissional, o fenômeno carioca João Fonseca…

4 dias atrás
  • Esporte

Como Léo Batista virou meu “amigo” e inspiração nas noites de domingo

Domingo sempre foi um dia movimentado na casa dos Souza Lima no Cruzeiro Novo, onde…

4 dias atrás
  • Esporte

Infantino visita Trump e inicia alinhamento para Mundial e Copa nos EUA

A dois dias da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, o mandatário…

6 dias atrás
  • Esporte

Zagueiro brasiliense Lúcio é imortalizado no Muro dos Campeões da Fifa

Lucimar da Silva Ferreira, o Lúcio, campeão da Copa de 2002 e capitão do Brasil…

1 semana atrás
  • Esporte

Flamengo 1 x 1 Madureira: é impossível jogar feliz em dia de demissões

É fácil jogar a culpa do mau início do Flamengo no Campeonato Carioca no time…

1 semana atrás
  • Esporte

Gustavo Cuéllar candidata Grêmio a ter o melhor par de volantes do país

Times históricos do Grêmio tinham grandes volantes. China era o carregador de piano nos títulos…

1 semana atrás