Libertadores pode ter até três técnicos campeões do torneio nas semifinais

Compartilhe

A fase semifinal da Libertadores pode ter até três técnicos campeões continentais. Sinal de que a prova de títulos pode ser um diferencial para figurar na final de 30 de janeiro, no Maracanã.

Na noite desta quinta-feira, Marcelo Gallardo deu passo largo rumo à semifinal. Em Buenos Aires, o River Plate derrotou o Nacional por 2 x 0. A vitória sem sofrer gol é um belo atalho para a classificação. Marcelo Gallardo busca o tricampeonato pessoal. Conquistou o torneio pela primeira vez em 2015. Voltou a ganhá-lo em 2018. Foi vice no ano passado.

Um brasileiro campeão da Libertadores estará na semifinal. Renato Gaúcho brindou o Grêmio com o tri em 2017. Cuca, hoje no Santos, foi o mentor do título inédito do Atlético-MG em 2013. O primeiro duelo terminou empatado por 1 x 1.

Comandante do Boca Juniors, Miguel Angel Russo é outro campeão na rota da semifinal. Eliminou o Internacional nas oitavas de final e terá pela frente o clássico contra o Racing, de Sebastián Beccacece. O ex-auxiliar de Jorge Sampaoli busca o primeiro título na competição. Russo levou o Boca Juniors ao título em 2007. Superou o Grêmio de Mano Menezes na final.

Há marcas importantes em jogo para os técnicos campeões. Marcelo Gallardo pode igualar o tricampeonato do compatriota Osvaldo Zubeldia, histórico técnico das três conquistas em série do Estudiantes em 1968, 1969 e 1970. O recordista é o tetracampeão Carlos Bianchi.

Renato Gaúcho e Cuca decidem qual deles continuará sonhando com o bi pessoal. Na história da Libertadores, três brasileiros ostentam o feito. Luis Alonso Pérez, o Lula, pelo Santos, nas edições de 1962 e 1963. Telê Santana à frente do São Paulo em 1992 e 1993. Paulo Autuori pelo Cruzeiro (1997) e depois com a prancheta do São Paulo (2005).

Nos últimos 10 anos, a sorte sorriu para títulos inéditos na Libertados. Celso Roth, Muricy Ramalho, Tite, Cuca, Reinaldo Rueda, Renato Gaúcho e Jorge Jesus conquistaram o título pela primeira vez na carreira.  Apenas Edgardo Bauza e Marcelo Gallardo atingiram o patamar de bi.

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Entrevista: Gerson, o Canhotinha de Ouro, sincerão no niver de 85 anos

  Não importa se você acessou 2026 com o pé esquerdo ou direito. Deixemos as…

3 horas atrás
  • Esporte

Candangão 2026 tem recorde de SAFs, mas título resiste ao novo modelo

  A 68ª edição do Campeonato do Distrito Federal começa neste sábado testemunhando boom de…

1 dia atrás
  • Esporte

Papo com Endrick: “Ir para a Copa do Mundo depende de mim, não do Lyon”

  O fim de semana pode ser especial na curta carreira de Endrick Felipe Moreira…

2 dias atrás
  • Esporte

O impacto de Arrascaeta no Flamengo e nos mercados de Cruzeiro e Palmeiras

O sucesso do Flamengo em 2025 tem nome e sobrenome: Giorgian De Arrascaeta. O uruguaio…

2 dias atrás
  • Esporte

Com Gerson no Cruzeiro, Flamengo vê maior diáspora dos ídolos de 2019

O iminente anúncio oficial da contratação do meia Gerson pelo Cruzeiro faz com que o…

3 dias atrás
  • Esporte

Brasil tem rodízio de protagonistas na Europa a 155 dias da estreia na Copa

O Brasil vê um rodízio de protagonistas a 155 dias da estreia na Copa do…

4 dias atrás