A defesa da Juventus ainda não sofreu gol na fase de mata-mata: os dois foram na etapa de grupos
Se a Juventus continuar sem sofrer gol na fase de mata-mata da Liga dos Campeões da Europa e conquistar o título da temporada, em 3 de junho, no País de Gales, poderá igualar — ou até mesmo quebrar um recorde intacto há 23 anos. O lendário Milan de 1993/1994 é o campeão europeu que menos sofreu gol tanto em números abolutos quanto na média . Em 1994, a equipe rossonera, liderada por Fabio Capello, faturou a Champions League com apenas dois gols sofridos em 12 jogos (0,17). A Juventus, de Massimiliano Allegri, só foi vazada duas vezes em 10 exibições nesta edição do torneio continental. Incrível média de 0,20.
A essa altura da Champions League, apenas dois times conseguiram marcar na Juventus. Ambos na fase de grupos. O Lyon, da França, no empate por 1 x 1 em Turim, e o Sevilla, de Jorge Sampaoli, na derrota por 3 x 1.
Contra o Barcelona, Massimiliano Allegri apostou em uma defesa com linha de quatro (4-2-3-1). Daniel Alves e Alex Sandro nas laterais jogavam e não deixavam p adversário jogar. Chiellini formava a dupla de zaga italian com Bonucci. Camaleão durante o jogo, a Juventus também organiza o sistema defensivo com linha de três. Terminou a partida no Camp Nou em um 5-4-1.
Impressionante a dedicação de Cuadrado pela direita e de Mandzukic na esquerda dobrando a marcação nos setores de Daniel Alves e de Alex Sandro. É uma Juventus programada para sufocar o adversário, como nos 3 x 0 em Turim, mas também fria, calculista e obediente ao extremo para saber sofrer, como no 0 x 0 do Camp Nou.
O sucesso defensivo D a Juventus de 2017 lembra um pouquinho o Milan de Fabio Capello na temporada de 1993/1994. Um timaço extremamente organizado, que também sofreu apenas dois gols na campanha inteirinha do título — ambos do Werder Bremen — e goleou o Barcelona por 4 x 0 na decisão. Em 12 jogos, o Milan de Fabio Capello sofreu dois gols — média de 0,17 por partida.
Até que a Juventus prove o contrário, é do Milan a melhor defesa de um clube campeão na história da Champions League. Portanto, se a Juventus for campeã — não sofrer gol nas duas partidas das semifinais e na finalíssima de 3 de junho, em Cardiff, no País de Gales, pode até quebrar o recorde do Milan de Fabio Capello. Na prática, Juventus encerraria a campanha com a menor média de gols sofridos na história da Liga dos Campeões da Europa.
Por enquanto, aguardemos o sorteio dos cruzamentos das semifinais nesta sexta-feira, em Nyon, na Suíça, para especular sobre o próximo adversário da Velha Senhora.
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…