Dois clássicos deste sábado sintetizam uma espécie de troca de guarda no futebol europeu. Aos poucos, astros substitutos assumem o protagonismo em clubes gigantes da Espanha e da Inglaterra. São os casos de Ansu Fati (Barcelona), Vinicius Junior (Real Madrid), Bruno Fernandes (Manchester United) e Timo Werner (Chelsea). O mais velho entre os quatro tem 26 anos.
A década passada foi marcada pelos duelos à parte entre Lionel Messi e Cristiano Ronaldo no clássico entre Barcelona e Real Madrid. Eles eram o centro das atenções. O português embarcou rumo a Turim para defender a Juventus. O argentino vive uma espécie de turnê do adeus ao clube catalão. Esta pode ser a última temporada do camisa 10 com a camisa azul-grená.
O processo de renovação dos ídolos está acelerado. O papel principal no clássico deste sábado pertence a Ansu Fatih, que completará 18 anos no próximo dia 31; e Vinicius Junior, 20. Eles são os artilheiros do Barcelona e do Real Madrid, respectivamente, neste início de temporada. Há mais um detalhe que os une: ambos são protagonistas negros muito bons de bola. Inclusive convocados para as seleções do Brasil e Espanha.
Ansu Fati tem quatro gols e um assistência em cinco jogos nesta temporada. O clássico não é novidade para ele. No ano passado, ele se tornou o jogador mais jovem a participar do duelo. Tinha 17 anos e 48 dias – o mais precoce do século. Vinicius Junior marcou três gols em cinco exibições. É praticamente um veterano no duelo. Antes da pandemia do novo coronavírus, fez o primeiro gol da vitória merengue por 2 x 0 no Santiago Bernabéu aos 19 anos e 233 dias. Além da juventude e da artilharia, ambos gostam de atuar abertos na esquerda.
Da Espanha para a Inglaterra. O jogo mais esperado deste sábado é entre Manchester United e Chelsea. Os times protagonistas da final da Champions League em 2008 estão em mutação. O português Bruno Fernandes assume o protagonismo nos Diabos Vermelhos. Recém-contratado, o alemão Timo Werner é a referência do comando de ataque dos Blues.
Werner tem 24 anos. Chegou tomando conta do pedaço. Contabiliza sete gols e três assistências na temporada. Desequilibrou, por exemplo, no clássico contra o Tottenham e converteu pênalti na vitória contra o PSG, em Paris. O lusitano acumula três gols e quatro assistências. É o dono do meio de campo do Manchester United e também da seleção portuguesa.
Se você, como este blogueiro, aprecia bons jogos e curte jogadores jovens, aconselho ficar em casa, pegar o controle remoto e apreciar a nova geração com moderação. A Copa do Mundo do Qatar-2022 é logo ali. Portanto, vale a pena se familiarizar com esses guris.
Siga no Twitter: @mplimaDF
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
Sensação do início de temporada no calendário do tênis profissional, o fenômeno carioca João Fonseca…
Domingo sempre foi um dia movimentado na casa dos Souza Lima no Cruzeiro Novo, onde…
A dois dias da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, o mandatário…
Lucimar da Silva Ferreira, o Lúcio, campeão da Copa de 2002 e capitão do Brasil…
É fácil jogar a culpa do mau início do Flamengo no Campeonato Carioca no time…
Times históricos do Grêmio tinham grandes volantes. China era o carregador de piano nos títulos…