Vinicius Junior é o artilheiro do Real Madrid e foi convocado pela Seleção. Foto: Giuseppe Cacace/AFP
Dois clássicos deste sábado sintetizam uma espécie de troca de guarda no futebol europeu. Aos poucos, astros substitutos assumem o protagonismo em clubes gigantes da Espanha e da Inglaterra. São os casos de Ansu Fati (Barcelona), Vinicius Junior (Real Madrid), Bruno Fernandes (Manchester United) e Timo Werner (Chelsea). O mais velho entre os quatro tem 26 anos.
A década passada foi marcada pelos duelos à parte entre Lionel Messi e Cristiano Ronaldo no clássico entre Barcelona e Real Madrid. Eles eram o centro das atenções. O português embarcou rumo a Turim para defender a Juventus. O argentino vive uma espécie de turnê do adeus ao clube catalão. Esta pode ser a última temporada do camisa 10 com a camisa azul-grená.
O processo de renovação dos ídolos está acelerado. O papel principal no clássico deste sábado pertence a Ansu Fatih, que completará 18 anos no próximo dia 31; e Vinicius Junior, 20. Eles são os artilheiros do Barcelona e do Real Madrid, respectivamente, neste início de temporada. Há mais um detalhe que os une: ambos são protagonistas negros muito bons de bola. Inclusive convocados para as seleções do Brasil e Espanha.
Ansu Fati tem quatro gols e um assistência em cinco jogos nesta temporada. O clássico não é novidade para ele. No ano passado, ele se tornou o jogador mais jovem a participar do duelo. Tinha 17 anos e 48 dias – o mais precoce do século. Vinicius Junior marcou três gols em cinco exibições. É praticamente um veterano no duelo. Antes da pandemia do novo coronavírus, fez o primeiro gol da vitória merengue por 2 x 0 no Santiago Bernabéu aos 19 anos e 233 dias. Além da juventude e da artilharia, ambos gostam de atuar abertos na esquerda.
Da Espanha para a Inglaterra. O jogo mais esperado deste sábado é entre Manchester United e Chelsea. Os times protagonistas da final da Champions League em 2008 estão em mutação. O português Bruno Fernandes assume o protagonismo nos Diabos Vermelhos. Recém-contratado, o alemão Timo Werner é a referência do comando de ataque dos Blues.
Werner tem 24 anos. Chegou tomando conta do pedaço. Contabiliza sete gols e três assistências na temporada. Desequilibrou, por exemplo, no clássico contra o Tottenham e converteu pênalti na vitória contra o PSG, em Paris. O lusitano acumula três gols e quatro assistências. É o dono do meio de campo do Manchester United e também da seleção portuguesa.
Se você, como este blogueiro, aprecia bons jogos e curte jogadores jovens, aconselho ficar em casa, pegar o controle remoto e apreciar a nova geração com moderação. A Copa do Mundo do Qatar-2022 é logo ali. Portanto, vale a pena se familiarizar com esses guris.
Siga no Twitter: @mplimaDF
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
A repetição é a mãe da retenção. Abel Ferreira manteve a escalação inicial do…
Gustavo Marques conseguiu piorar uma das semanas mais vergonhosas do futebol nesse sábado na eliminação…
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…