Jogador de um só time, Totti vira quarentão

Compartilhe

Talvez, ele seja o último romântico. Aquele jogador de um time só, do amor à mesma camisa durante uma vida inteira, como Nilton Santos (Botafogo), Rogério Ceni (São Paulo), Marcos (Palmeiras), Sepp Maier (Bayern de Munique), Puyol (Barcelona), Giggs (Manchester United), Maldini (Milan)… Para o torcedor comum, hoje é mais um dia. Para os devotos da Roma, 27 de setembro é o dia do aniversário de 40 anos do Rei de Roma Francesco Totti.

Ninguém vestiu mais a camisa da Roma do que Totti (763 partidas). Ninguém fez mais gols do que ele com a camisa da Roma (306). O craque dedicou mais da metade da vida ao clube do coração. Tinha 17 anos em 28 de março de 1993 quando estreou no elenco principal diante da Sampdoria. Lançado pelo técnico sérvio Vujadin Boskov em um time que tinha nomes como o brasileiro Aldair, o alemão Thomas Hassler e o argentino Claudio Caniggia, coleciona hoje 603 jogos na Serie A, como é chamada a primeira divisão. Autor de 250 gols na elite, só perde para os 274 do recordista Piola. Mas fica à frente de lendas como Nordahl (225), Meazza (216) e Mazzola (2016).

Totti já contou que quase foi parar no Milan aos 13 anos. Não deu certo porque sua mãe, Fiorella, recusou. Suportou a tentação para virar um galáctico do Real Madrid e conseguiu ser feliz. Ganhou o Campeonato Italiano de 2000/2001, foi bicampeão da Copa da Itália (2007 e 2008), da Supercopa (2001 e 2007) e a Copa do Mundo de 2006 com a Itália, na Alemanha. Sem contar a Chuteira de Ouro como goleador máximo da Europa, em 2006, com 27 gols.

Mesmo sem vestir camisas badaladas como a do Real Madrid, figurou duas vezes entre os 10 melhores jogadores do mundo nas eleições de 2001 e de 2001 da Fifa. Na Bola de Ouro da revista France Football, chegou a ser o quinto colocado em 2001, atrás apenas do inglês Michael Owen, do espanhol Raúl, do alemão Oliver Kahn e do também inglês Beckham.

Apesar do jejum que se arrasta desde 2000/2001 no Campeonato Italiano, Totti fez do Calcio a sua maior diversão. Dos 306 gols pela Roma, 71 deles de pênalti (23,2%), 250 foram na Serie A (81%), 38 em competições europeias (12,5%) e 18 nas demais competições do país (5%), como Copa da Itália e Supercopa. Um belíssimo legado.

Parabéns, quarentão Totti!

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Roger Machado criou um lateral-direito e a Seleção precisa testá-lo

Roger Machado inventou um lateral-direito e a Seleção Brasileira precisa prestar atenção nele. Em tempo…

4 horas atrás
  • Esporte

Nations League: Sorteio das quartas reedita três finais de Copa do Mundo

O sorteio das quartas de final da Nations League nessa sexta-feira, em Nyon, na Suíça,…

18 horas atrás
  • Esporte

Ronaldo Fenômeno articula candidatura à presidência da CBF em Brasília

Os movimentos de Ronaldo Nazário de Lima, o Ronaldo, são friamente calculados desde uma viagem…

1 dia atrás
  • Esporte

Técnica brasiliense Camilla Orlando ganha Candangão e Paulistão em 11 meses

Menos de um ano depois de levar o Real Brasília ao título do Campeonato Feminino…

2 dias atrás
  • Esporte

A fartura de talento da França e a precisão na “bola parada” contra a Itália

Atual vice-campeã mundial, a França é uma seleção sempre pronta para competir, mas não necessariamente…

5 dias atrás
  • Esporte

Santos volta com taça do purgatório pelo qual passaram potências europeias

O Santos não deve se ufanar de ter conquistado a Série B do Campeonato Brasileiro,…

6 dias atrás