Argentina de Messi fez melhor jogo na Copa - Antonin Thuiller/AFP
Doha — E daí que Messi perdeu pênalti? Havia desperdiçado também há quatro anos na estreia da Argentina contra a Islândia na Copa da Rússia. Desperdiçou quando podia. Aliás, essas cobranças são um trauma na vida do jogador eleito sete vezes melhor do mundo. O camisa 10 anunciou a aposentadoria depois do erro na final da Copa América Centenária, em 2016, nos Estados Unidos. Mudou de ideia e veio ao Catar comandar uma Argentina candidata ao título.
A inspiração da trupe de Lionel Scaloni é a Espanha. Em 2010, La Roja, campeã europeia, iniciou a campanha do título inédito perdendo para a Suíça, na África do Sul. O susto despertou o timaço de Vicente del Bosque. De 1 x 0 em 1 x 0 no mata-mata, chegou ao título contra a Holanda.
A Argentina passou vexame no primeiro jogo contra a Arábia Saudita, mas não sentiu o baque. Foi imponente na vitória contra o México, no Lusail Stadium, e teve autoridade para controlar a Polônia no Estádio 974. Fez um, dois e poderia ter sido três ou quatro. Szczesny não permitiu.
A Argentina marcha para enfrentar a Austrália. Há 29 anos, os Cangurus ameaçaram deixar Maradona e companhia fora da Copa do Mundo dos Estados Unidos. Humilhada pela Colômbia por 5 x 0 no Monumental de Núñez nas Eliminatórias para o Mundial de 1994, teve de tirar Maradona da aposentadoria para empatar por 1 x 1 fora de casa e vencer por 1 x 0 em seus domínios e carimbar o passaporte para o Mundial.
A sensação de que a Argentina pode chegar ao tricampeonato tem tudo a ver com Messi. A Pulga jogou bem nas três partidas da fase de grupos. Brilhou até mesmo na derrota para a Arábia Saudita. Os gritos de “Messi, Messi”, ecoaram no Lusail e no 974. O último chamado para que a estrela da companhia incorpore D10S, como no México, em 1986, e brilhe no mata-mata.
Siga no Twitter: @marcospaulolima
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…
Filipe Luís está certo em se valorizar depois de levar o Flamengo a oito taças…