O imbróglio do Gama chegou com força à CBF nesta semana. Foto: Lucas Figueiredo/CBF
O clube mais popular do Distrito Federal vive um filme digno de Afonso Brazza. A guerra fria entre a Sociedade Esportiva do Gama (SEG) e o Gama Sociedade Anônima do Futebol (SAF) viveu uma semana agitadíssima nos bastidores e pode ter um capítulo decisivo neste fim de semana para a continuidade ou a ruptura da parceria sacramentada em dezembro do ano passado. O blog apurou que os dois lados se movimentaram na tentativa de armar uma “bomba atômica” que seria acionada nesta sexta-feira.
Presidente da SEG, Wendel Lopes acionou a Junta Comercial para cancelar o CNPJ da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e encerrar definitivamente o vínculo da empresa com o Gama. O dirigente teve aval do órgão mediante a apresentação de documentos que indicam o descumprimento da lei na SAF e ausência de apresentação de documentação mínima exigida por lei da parte da empresa Green White Investments LLC, dona de 90% das ações. O blog apurou que a SEG acionou a Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) e o departamento jurídico da CBF para ter o apoio necessário para extinguir legalmente a SAF. O parecer da entidade máxima do futebol foi positivo e Wendel Lopes pode comunicar ainda nesta sexta-feira o fim do acordo com a SAF (leia nota da SEG no fim deste post).
Do outro lado, o gestor da SAF, Leonardo Scheinkman, articula a destituição do presidente Wendel Lopes com base em irregularidades registradas em atas da transição política do clube. Ele alega que o presidente do Conselho Deliberativo, Miguel Peres, fez manobra política revelada em 4 de abril pelo portal Distrito do Esporte para levar Wendel Lopes — que havia renunciado ao cargo de segundo presidente — ao poder. Afastado, o dirigente viu Weber Magalhães e o vice, Arilson Machado, renunciarem à presidência da SEG e conseguiu retornar.
A SAF alega que Wendel Lopes divulgou uma carta, em 21 de maio de 2021, renunciando ao cargo de segundo vice-presidente do Gama. Na visão da empresa, ele retornou ao clube na função de presidente de maneira irregular em uma portaria assinada por Miguel Peres.
Na época, o presidente do Conselho Deliberativo converteu a renúncia de Wendel Lopes em afastamento por tempo indeterminado, desconsiderando o ofício de 2021. Na prática, anulou a renúncia e deu posse ao ex-segundo vice-presidente do clube alviverde.
Depois de apurar os dois lados da queda de braço, o blog consultou uma fonte da CBF. Ela confirmou que o Gama procurou a CBF nesta semana, agendou uma audiência para esta sexta-feira e relatou o imbróglio. Um representante da entidade estaria inclinado a dar razão à SEG na disputa com a SAF para o rompimento legal. O trâmite também depende administrativamente da FFDF, ou seja, do presidente Daniel Vasconcelos, antes do sinal verde da CBF.
NOTA OFICIAL
A Sociedade Esportiva do Gama tem o compromisso e a responsabilidade de zelar pela máxima transparência com seus torcedores, com a imprensa e com a sociedade de forma geral.
A Junta Comercial, Industrial e de Serviços do Distrito Federal -JUCIS-DF-, mediante decisão administrativa definitiva de seu presidente, proferida em 19 de julho de 2022, no Processo SEI nº 04019-00003230/2022-41, determinou o CANCELAMENTO da constituição da Sociedade Gama Sociedade Anônima de Futebol, por não estarem preenchidos os requisitos legais ao não apresentar o Ato de constituição da empresa “Green White Investments LLC” no país dela de origem e do cartão de CNPJ desta. Assim, conforme descreve a decisão, é impositivo que o referido ato de constituição seja cancelado, deixando de produzir efeitos.
Ademais, devidamente intimadas e instadas a se manifestarem acerca da decisão, no dia 13 de setembro de 2022 transcorreu o prazo para os sócios da Gama SAF apresentarem suas razões de recurso, mas não houve qualquer resposta.
Em outras palavras, a Gama SAF deixa de existir, tornando nulo de pleno direito qualquer ato cometido após a decisão da Junta Comercial.
O cancelamento do CNPJ da Gama SAF materializa não só a imperícia e falta de diligência dos gestores dessa empresa, mas demonstra uma situação de fato que, desde sua constituição, gerou prejuízos materiais e imateriais à Sociedade Esportiva do Gama. Importa mencionar que desde a posse da atual Diretoria Executiva, em 1o de abril de 2022, esta jamais deixou de informar às autoridades e à própria gestão da SAF acerca dos erros cometidos e da falta de transparência dos atos praticados, além da falta de cordialidade nas relações, o que demonstra completa ausência de vontade na resolução das desavenças criadas pela gestão do Sr. Leonardo Scheinkman.
Não custa relembrar que a constituição da Sociedade Anônima de Futebol do Gama sempre foi ato de impugnação dos órgãos diretivos da Sociedade Esportiva do Gama, eis que não fora submetida à apreciação da sua Assembleia Geral e, no mesmo passo, a suposta empresa compradora jamais integralizou os R$ 10.080.000,00 para a constituição do capital da empresa.
Assim, a Sociedade Esportiva do Gama repudia veementemente toda declaração caluniosa e desprovida de provas realizadas nas ultimas semanas pela empresa GAMA SAF, bem como qualquer manifestação de legitimidade e uso da marca GAMA e seus escudos protegidos estatutariamente por parte da Gama SAF.
Afirmamos nosso compromisso de trabalhar para fortalecer esta instituição, que se funde à história da cidade do Gama e que compartilha com cada gamense o orgulho de vestir esta camisa.
A atual diretoria executiva da Sociedade Esportiva do Gama vem trabalhando desde o começo de abril de 2022 (data da posse) para a recuperação do patrimônio da SEG e se compromete a desde já tornar viável estrutural e financeiramente a participação do Gama no Candangão 2023 de forma competitiva e que possa resgatar o orgulho do torcedor gamense.
Acima de tudo, Gama. Sempre Gama!
Post atualizado às 20h38 com a nota da SEG.
Siga no Twitter: @marcospaulolima
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…