Cruyff em ação contra a Hungria em 7 de setembro de 1966
Era 7 de setembro de 1966 quando um gênio do futebol jogou pela primeira vez com a camisa da Holanda. Johann Cruyff tinha 19 anos e 135 dias no empate por 2 x 2 com a Hungria nas Eliminatórias para a Eurocopa de 1968. Foi escalado por George Kessler. Acima da média, fez o segundo gol da Laranja Mecânica, mas a Hungria arrancou um empate por 2 x 2 em Roterdã.
Começava ali uma das trajetórias mais lindas da história do futebol. Cruyff jogou 48 partidas pela Holanda e fez 33 gols — 12 nas Eliminatórias para a Eurocopa, 10 nas Eliminatórias para a Copa, 3 no Mundial e 8 em amistosos. Média de 0,69 por partida. A carreira de Cruyff pela seleção durou 11 anos e 49 dias até a despedida em 26 de outubro de 1977 na vitória sobre a Bélgica por 1 x 0. Cruyff tinha 30 anos e 184 dias. Acabara de classificar a Holanda para a Copa do Mundo de 1978. Surpreendentemente, não foi à Argentina.
Cruyff alegou dois motivos para se recusar a disputar a Copa. Uma delas, o fato de ser patrocinado pela Puma e a seleção usar material esportivo da concorrente Adidas. Na Copa de 1974, a camisa de todos os jogadores exibia as três listras. A de Cruyff, apenas duas. Outro motivo para ignorar a Copa foi uma postura política diante do regime militar na Argentina. Além de condenar algumas atrocidades, Sentia o receio de que alguém sequestrasse a sua família.
Na era Cruyff, a Holanda deixou de ser uma seleção periférica para se tornar uma potência vice-campeã do mundo em 1974 e em 1978. Sem ele, a Laranja Mecânica ganhou a Eurocopa em 1988 e foi novamente você da Copa em 2010, na África do Sul. Em 24 de março deste ano, Cruyff morreu em Barcelona, aos 68 anos. Foi-se o gênio, ficou o legado do futebol total praticado por um dos maiores craques da história do futebol.
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…