Em 17 de maio de 2006, Belletti desempatava o duelo com o Arsenal na final da Champions. Foto: AFP
O dia 17 de maio pode ser uma data qualquer, menos para Juliano Haus Belletti. Há 10 anos, o lateral-direito deixava o banco de reservas no Stade de France, em Paris, para escrever seu nome na história do Barcelona. O clube catalão não conquistava a Liga dos Campeões desde a temporada de 1991/1992. Começou perdendo a final para o Arsenal, gol de Campbell, empatou com o camaronês Samuel Eto’o. Aos 26 minutos do segundo tempo, Belletti entrou no lugar de Oleguer. Dez minutos depois, se consagrava.
Belletti é um dos oito jogadores nascidos no Brasil que fizeram gol em uma final de Liga dos Campeões da Europa. Os outros são Altafini, o Mazzola, Jair da Costa, Lúcio, Carlos Alberto, Deco, Marcelo e Neymar. Apenas o brasiliense Lúcio balançou a rede na decisão, mas não foi campeão. Perdeu o título para o Real Madrid, em 2002. Ganhou o título em 2010, com a camisa da Internazionale, mas não fez gol na decisão diante do Bayern de Munique. A seguir, o blog relembra um a um os gols dos brasileiros na decisão da Champions League…
Altafini, o Mazzola
Temporada: 1962/1963
Fez os dois gols do título do Milan na vitória por 2 x 1 sobre o Benfica, de Eusébio, no velho estádio Wembley, em Londres. Mazzola foi o artilheiro do torneio com 14 gols.
Jair da Costa
Temporada: 1964/1965
Foi dele o gol do título da Internazionale sobre o Benfica, por 1 x 0, no Estádio San Siro, em Milão, o mesmo palco da finalíssima desta temporada da Liga dos Campeões.
Lúcio
Temporada: 2001/2002
O zagueiro marcou com a camisa do Bayer Leverkusen, mas não levou o título na decisão diante do Real Madrid, no Hampden Park, em Glasgow. Raúl e Zidane garantiram o título.
Carlos Alberto e Deco
Temporada: 2003/2004
Dos três gols do Porto diante do Monaco, dois foram de brasileiros. Deco, que depois se naturalizou português, e Carlos Alberto brilharam na Arena AufSchalke, em Gelsenkirchen.
Belletti
Temporada: 2005/2006
No segundo ano de Ronaldinho Gaúcno como melhor do mundo, foi Belletti quem decidiu o título no Stade de France. Eto’o abriu o placar e Belletti deu a vitória sobre o Arsenal.
Marcelo
Temporada: 2013/2014
O lateral fez o terceiro gol do Real Madrid na incrível virada por 4 x 1 sobre o Atlético de Madrid no Estádio da Luz, em Lisboa. Sergio Ramos, Bale e CR7 anotaram os outros três.
Neymar
Temporada: 2015/2016
Eleito o terceiro melhor do mundo em 2015, o atacante foi o autor do terceiro gol do Barcelona na vitória por 3 x 1 sobre a Juventus, no Estádio Olímpico, em Berlim.
Renato Gaúcho poderia ser um dos técnicos na lista da CBF para a sucessão de…
A vitória do São Paulo por 1 x 0 contra o Talleres no estádio Mario…
Um dos camisas 9 testados pela Seleção na Era Dorival Jûnior, Igor Jesus viveu o…
Roberto Fernandes tomava café da manhã em Boa Viagem, no Recife, onde tem residência fixa,…
Houve um tempo em que o Boca Juniors causava terror e pânico nos times brasileiros…
Roberto Fernandes é o novo técnico do Capital. Ele herdará a prancheta de Marcelo Cabo.…