Há 10 anos, Belletti fazia o gol do segundo título do Barcelona na Champions League. Relembre outros brasileiros que balançaram a rede nas decisões

Compartilhe

O dia 17 de maio pode ser uma data qualquer, menos para Juliano Haus Belletti. Há 10 anos, o lateral-direito deixava o banco de reservas no Stade de France, em Paris, para escrever seu nome na história do Barcelona. O clube catalão não conquistava a Liga dos Campeões desde a temporada de 1991/1992. Começou perdendo a final para o Arsenal, gol de Campbell, empatou com o camaronês Samuel Eto’o. Aos 26 minutos do segundo tempo, Belletti entrou no lugar de Oleguer. Dez minutos depois, se consagrava.

Belletti é um dos oito jogadores nascidos no Brasil que fizeram gol em uma final de Liga dos Campeões da Europa. Os outros são Altafini, o Mazzola, Jair da Costa, Lúcio, Carlos Alberto, Deco, Marcelo e Neymar. Apenas o brasiliense Lúcio balançou a rede na decisão, mas não foi campeão. Perdeu o título para o Real Madrid, em 2002. Ganhou o título em 2010, com a camisa da Internazionale, mas não fez gol na decisão diante do Bayern de Munique. A seguir, o blog relembra um a um os gols dos brasileiros na decisão da Champions League…

Altafini, o Mazzola
Temporada: 1962/1963
Fez os dois gols do título do Milan na vitória por 2 x 1 sobre o Benfica, de Eusébio, no velho estádio Wembley, em Londres. Mazzola foi o artilheiro do torneio com 14 gols.

Jair da Costa
Temporada: 1964/1965
Foi dele o gol do título da Internazionale sobre o Benfica, por  1 x 0, no Estádio San Siro, em Milão, o mesmo palco da finalíssima desta temporada da Liga dos Campeões.

Lúcio
Temporada: 2001/2002
O zagueiro marcou com a camisa do Bayer Leverkusen, mas não levou o título na decisão diante do Real Madrid, no Hampden Park, em Glasgow. Raúl e Zidane garantiram o título.

Carlos Alberto e Deco
Temporada: 2003/2004
Dos três gols do Porto diante do Monaco, dois foram de brasileiros. Deco, que depois se naturalizou português, e Carlos Alberto brilharam na Arena AufSchalke, em Gelsenkirchen.

Belletti
Temporada: 2005/2006
No segundo ano de Ronaldinho Gaúcno como melhor do mundo, foi Belletti quem decidiu o título no Stade de France. Eto’o abriu o placar e Belletti deu a vitória sobre o Arsenal.

Marcelo
Temporada: 2013/2014
O lateral fez o terceiro gol do Real Madrid na incrível virada por 4 x 1 sobre o Atlético de Madrid no Estádio da Luz, em Lisboa. Sergio Ramos, Bale e CR7 anotaram os outros três.

Neymar
Temporada: 2015/2016
Eleito o terceiro melhor do mundo em 2015, o atacante foi o autor do terceiro gol do Barcelona na vitória por 3 x 1 sobre a Juventus, no Estádio Olímpico, em Berlim.

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Nations League: Sorteio das quartas reedita três finais de Copa do Mundo

O sorteio das quartas de final da Nations League nessa sexta-feira, em Nyon, na Suíça,…

53 minutos atrás
  • Esporte

Ronaldo Fenômeno articula candidatura à presidência da CBF em Brasília

Os movimentos de Ronaldo Nazário de Lima, o Ronaldo, são friamente calculados desde uma viagem…

14 horas atrás
  • Esporte

Técnica brasiliense Camilla Orlando ganha Candangão e Paulistão em 11 meses

Menos de um ano depois de levar o Real Brasília ao título do Campeonato Feminino…

2 dias atrás
  • Esporte

A fartura de talento da França e a precisão na “bola parada” contra a Itália

Atual vice-campeã mundial, a França é uma seleção sempre pronta para competir, mas não necessariamente…

4 dias atrás
  • Esporte

Santos volta com taça do purgatório pelo qual passaram potências europeias

O Santos não deve se ufanar de ter conquistado a Série B do Campeonato Brasileiro,…

6 dias atrás
  • Esporte

Candangão 2025 terá “boom” de sociedades anônimas do futebol na elite

O Candangão terá um boom de SAF’s em 2025. Dos 10 clubes candidatos ao título…

6 dias atrás