Grêmio x Flamengo: entenda por que Cortez e André não deram certo sob o comando de Jorge Jesus

Compartilhe

Dois jogadores do elenco do Grêmio trabalharam com o treinador Jorge Jesus na Europa. O lateral-esquerdo Bruno Cortez e o centroavante André foram jogadores do treinador português e podem passar a Renato Gaúcho um pouco do que sabem sobre o estilo do comandante português do Flamengo antes do jogo de ida das semifinais da Libertadores.

Bruno Cortez desembarcou em Portugal na temporada 2013/2014. Na época, havia sido emprestado ao clube português pelo São Paulo. O lateral disputou apenas seis jogos sob a batuta de Jorge Jesus. Todos no Campeonato Português. Um dos concorrentes de Cortez era o compatriota Guilherme Siqueira. Sem confiança em Cortez, Jesus chegou a improvisar no setor até delegar a posição a Siqueira. Preterido na Liga dos Campeões, só disputou partidas do campeonato nacional.

“Não tenho nada para reclamar do período em que defendi o Benfica, pelo contrário. Serei eternamente grato ao clube português por tudo o que fez por mim e ao Jorge Jesus pela oportunidade”

Bruno Cortez, em 2014, ao deixar o Benfica

O lateral deixou o São Paulo em 12 de julho de 2013. Rescindiu o contrato com o Benfica seis meses depois. “Na tática utilizada hoje no Benfica, os laterais exercem uma função quase que exclusivamente defensiva e isso vinha dificultando minha busca por espaço na equipe, já que é uma maneira de atuar bastante diferente da que estou acostumado e jogamos no Brasil. Foi pelo meu diferencial de apoiar bem o ataque que eu consegui me destacar e cheguei até na Seleção Brasileira, então, em conjunto com meus empresários e com a direção do Benfica, decidimos que seria melhor para ambas as partes essa rescisão.”. explicou Cortez à época. A gota d’água foi uma má atuação no clássico contra o Sporting no início da temporada.

Apesar da falta de espaço no Benfica, Bruno Cortez isentou o treinador português de culpa. “Não tenho nada para reclamar do período em que defendi o Benfica, pelo contrário. Serei eternamente grato ao clube português por tudo o que fez por mim e ao Jorge Jesus pela oportunidade. As coisas não deram certo por questões que acontecem no futebol, mas tenho certeza que deixei as portas abertas”, alegou na despedida. De volta ao país, Cortez foi repassado ao Criciúma para a disputa do Campeonato Brasileiro.

“O André é um jogador que cheira muito a gol, é um finalizador. Se quiserem olhar para o jogo do André em termos técnicos, bem, não é isso. Ele é um finalizador, me faz lembrar muito o Liedson”

Jorge Jesus, em 2017, depois de André marcar dois gols a favor do Sporting

Opção de Renato Gaúcho para o ataque, André também jogou com Jorge Jesus. Em agosto de 2016, trocou o Corinthians pelo Sporting a pedido do treinador lusitano. Ao contrário de Cortez, o atacante foi utilizado três vezes na temporada 2016/2017 da Champions League contra Légia Varsóvia, Real Madrid e Borussia Dortmund. Disputou sete partidas do Campeonato Português e fez o terceiro dos quatro gols na vitória por 4 x 2 sobre o Estoril. Quando fechou com o Sporting, André falou sobre Jorge Jesus. “Conheço bem. Um grande treinador e espero aprender muito com ele”, afirmou.

Jorge Jesus chegou a comparar André com Liedson depois de o atacante marcar duas vezes contra o Praiense na quarta fase da Taça de Portugal 2016/2017. “O André é um jogador que cheira muito a gol, é um finalizador. Se quiserem olhar para o jogo do André em termos técnicos, bem, não é isso. Ele é um finalizador, me faz lembrar muito o Liedson”. disse. Liedson foi ídolo do Sporting e mereceu até convocação para a seleção de Portugal.

André sucumbiu não foi páreo para Bas Dost. O holandês foi o artilheiro do Campeonato Português naquela temporada com 34 gols — 36 na temporada. Engoliu o brasileiro. André deixou o clube com três gols em cinco jogos e retornou ao Brasil para trabalhar no Sport.

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima

Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Flamengo: cadê o camisa 9 formado na base? O vício de comprar pronto

  Craque o Flamengo faz em casa, mas ultimamente não consegue formar, potencializar — e…

24 horas atrás
  • Esporte

“Parem as armas”: Quando o técnico da Venezuela tentou frear Nicolás Maduro

Oito de junho de 2017. A Venezuela elimina o Uruguai nos pênaltis e se classifica…

3 dias atrás
  • Esporte

Venezuela é a sexta maior fornecedora de jogadores para o Brasileirão

  Sob controle dos Estados Unidos depois da captura do presidente Nicolas Maduro pelo governo…

3 dias atrás
  • Esporte

Copinha 2026: Brasília é a terceira cidade com mais jogadores inscritos

Brasília é a terceira cidade com mais jogadores inscritos na Copa São Paulo de Futebol…

4 dias atrás
  • Esporte

Neymar e Gabigol: por que eles não conseguiram virar Bebeto e Romário?

Neymar e Gabigol jogaram juntos poucas vezes. Foram felizes na conquista da inédita medalha de…

4 dias atrás
  • Esporte

10 camisas 26 para ficar de olho em 2026 no Ano-Novo de Copa do Mundo

  Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…

6 dias atrás