O Gama pode quebrar um tabu nesta quarta-feira contra o Villa Nova, às 20h30, no Estádio Castor Cifuentes, pela Série D. O atual bicampeão do Distrito Federal jamais venceu nas três rodadas iniciais em participações no Campeonato Brasileiro. O levantamento do blog leva em conta a largada em todas as divisões disputadas pelo alviverde, ou seja, A, B, C e D.
O time comandado por Vilson Taddei tem 100% de aproveitamento na quarta divisão. Venceu o Atlético de Alagoinhas-BA, por 1 x 0, na Bahia; e derrotou o arquirrival Brasiliense por 1 x 0 no sábado passado. Portanto, se bater o Villa Nova, o Gama registrará o melhor início da história do clube em 25 participações no Campeonato Brasileiro. O Villa Nova derrotou o Palmas na primeira rodada por 3 x 1, em casa. Na segunda, perdeu para o Bahia de Feira de Santana.
O Gama não vencia nas duas primeiras rodadas do Brasileirão desde a arrancada no Módulo Azul da Copa João Havelange 2000, a Série A da tumultuada competição da época. O time alviverde superou o América-MG na estreia, em Belo Horizonte, superou o Fluminense, em casa, mas perdeu os 100% de aproveitamento, em São Paulo, contra o Corinthians, por 4 x 2.
A equipe candanga também largou com duas vitórias em outras duas edições do Brasileirão. Em 1979, superou o Atlético-GO e Itabuna no início da primeira divisão, mas perdeu a invencibilidade para o Itumbiara. Na Série B de 1991, derrotou Vila Nova e Anapolina. Na sequência, teve a sequência inicial encerrada pelo Atlético-GO.
Um dos trunfos do Gama contra o Villa Nova é a regularidade sob o comando do técnico Vilson Taddei. São 37 jogos e apenas uma derrota – aquela para o Brasiliense na partida de ida da decisão do Candangão deste ano. É a terceira vez que o Gama enfrentará adversário de fora do DF na era Taddei. Empatou por 3 x 3 com o Brasil-RS na primeira fase da Copa do Brasil, derrotou o Atlético de Alagoinhas na Série D e nesta quarta terá pela frente o Villa Nova.
A equipe mineira é comandada pelo ex-lateral-direito e meia Mancini, com passagem por Atlético-MG, Roma, Internazionale, Milan e Seleção Brasileira. O elenco tem alguns jogadores conhecidos como o lateral-direito Maicon, titular da Seleção na Copa de 2010 na África do Sul e no 7 x 1 contra a Alemanha em 2014, goleiro Deola (ex-Palmeiras) e o volante Augusto Recife, um dos trunfos do Cruzeiro na conquista da tríplice coroa no Campeonato Brasileiro 2003.
Gama nas três primeiras rodadas em participações no Brasileirão
Siga no Twitter: @mplimaDF
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
O Botafogo perdeu o primeiro lugar no Campeonato Brasileiro na noite deste sábado porque é…
Os times comandados pelo técnico Fernando Diniz costumam apresentar dois defeitos: sofrem muitos gols construídos…
Há cinco anos, Gabriel Veron e Kaio Jorge brindavam o Brasil com uma virada épica…
Roger Machado inventou um lateral-direito e a Seleção Brasileira precisa prestar atenção nele. Em tempo…
O sorteio das quartas de final da Nations League nessa sexta-feira, em Nyon, na Suíça,…
Os movimentos de Ronaldo Nazário de Lima, o Ronaldo, são friamente calculados desde uma viagem…