God save Jesus da maldição da Premier League

Compartilhe

Gabriel Jesus pode estrear neste sábado com a camisa do Manchester City, na partida diante do Tottenham, no Etihad Stadium. O desafio do jogador de 19 anos vai muito além de aumentar o estoque de gols de um time em crise comandado por Pep Guardiola. O desafio do moleque é não ser mais um atacante brasileiro a fracassar na Premier League. Os maiores artilheiros do nosso país na história da liga são meias e até dois… volantes. Nosso ranking descarta jogadores naturalizados, como Eduardo da Silva (croata) e Diego Costa (espanhol).

Juninho Paulista é o jogador brasileiro que mais balançou a rede na Premier League. Foram 30 vestindo a camisa do Middlesbrough. Aposentado, o meia com passagem por São Paulo, Palmeiras, Vasco, Flamengo, entre outros, vai perder a liderança em breve para Philippe Coutinho, autor de 26 até agora pelo Liverpool.

Atrás de Juninho Paulista e de Philippe Coutinho aparece Oscar, que fez 21 na passagem pelo Chelsea. No fim do ano passado, o jogador trocou o clube londrino pelo Shangai SIGP, da China.

Na sequência, surgem dois volantes. Campeão inglês invicto na passagem pelo Arsenal, Gilberto Silva colecionou 17 gols na Premier League pelos Gunners. Ramires, “exilado” na China, também marcou 17 vezes, mas pelo Chelsea.

O primeiro atacante no ranking brasileiro da Premier League é Roberto Firmino, do Liverpool, com 16, ao lado de Willian, em atividade no Chelsea. Na trajetória pelo Manchester City, Robinho foi às redes 14 vezes na Premier League, mesma quantidade do volante Elano pelo mesmo clube. O atacante Geovanni fez 14 no Hull City. Entre os centroavantes, Afonso Alves é o brasileiro mais eficiente, com 10 gols na passagem pela Premier League. Jô anotou seis. Ilan, quatro.

Um outro dado desafia Gabriel Jesus. Nunca antes na história um brasileiro foi artilheiro do Campeonato Inglês. Quem sabe o moleque de 19 anos, que estreou na Seleção Brasileira tomando conta da camisa 9, chegou para quebrar todos os tabus. Das sete principais ligas da Europa, a Inglaterra é a única que jamais teve um goleador verde-amarelo. Já rolou no Italiano, Espanhol, Alemão, Francês, Português e Holandês. Que um novo tempo comece a ser escrito por Gabriel Jesus. De preferência, quem sabe, com um gol diante do Tottenham neste sábado, para marcar território.

Boa sorte, menino Jesus!

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Dorival Júnior ativa modo copeiro em perseguição a recorde de Felipão

Jamais menospreze um time comandado por Dorival Júnior na Copa do Brasil. O tricampeão do…

24 horas atrás
  • Esporte

Primeiro, segundo e terceiro: técnicos espanhóis lideram Campeonato Inglês

A classificação do Campeonato Inglês apresenta uma dura lição à turma de Émerson Leão e…

2 dias atrás
  • Esporte

Abel evita queda do Inter por 1 ponto 4 anos após perder título por 1 ponto

Há quatro anos, o técnico Abel Braga amargou uma das maiores frustrações na carreira de…

3 dias atrás
  • Esporte

Copa do Mundo testa o poder de articulação da nova CBF nos bastidores

  Um detalhe importante no sorteio dos grupos da Copa do Mundo é a atenção…

3 dias atrás
  • Esporte

Carlo Ancelotti estreia na Copa 2026 no mesmo estádio da última participação em 1994

A Copa do Mundo de 2026 vai começar para o técnico Carlo Ancelotti no mesmo…

4 dias atrás
  • Esporte

Doze grupos e um segredo: conheça os candidatos ao título da Copa 2026

O Brasil merecia ser punido pelas bolinhas do sorteio da Copa do Mundo de 2026…

4 dias atrás