Éverton Ribeiro emulou Andreas Pereira no sistema de Dorival Júnior. Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
O Flamengo dá pinta de que está voltando ao seu campeonato. Na terceira vitória contra o Santos na Vila Belmiro em três edições consecutivas do Brasileirão (uma raridade!), o time contou com gols de Pedro e Gabriel Barbosa, dois noves que os teimosos técnicos rubro-negros teimam em não transformar em par de ataque definitivo. Por sinal, Dorival Júnior fez algo semelhante no próprio Peixe. Escalou Gabigol e Ricardo Oliveira juntos.
Mas por enquanto, a prioridade é outra. O Flamengo venceu a terceira partida consecutiva sob nova direção. Ganhou do América-MG, Deportes Tolima e Santos em oito dias. Bom para devolver a confiança a um elenco abalado por duas derrotas para o Atlético-MG.
Outro dado importante: a defesa rubro-negra sofreu apenas um gol nas três partidas. Sofreu pouco diante do América, muito na casa do Tolima e mostrou o mínimo de segurança para ser vazado apenas na cobrança de falta de Vinícius Zanocelo com falha do goleiro Santos.
Chama a atenção a inquietação de Dorival Júnior para reciclar jogadores importantíssimos para o segundo semestre. Éverton Ribeiro, por exemplo, atuou como meia direita. Thiago Maia fez o papel de primeiro volante e Victor Hugo zelava pela construção e proteção do lado esquerdo. O capitão teve muita liberdade para tramar os lances por dentro em cima de Auro. Acionado por Marinho, foi à linha de fundo e cruzou para Pedro abrir o placar. Houve tramas interessantes com Matheuzinho também naquela banda.
A possibilidade de Éverton Ribeiro atuar por dentro pode virar chave para a reinvenção do Flamengo. Abre a possibilidade da escalação de um ponta-direita, por exemplo. Marinho Matheus França bem naquele pedaço do campo. Gabigol também. No caso específico do camisa 9 naquela banda, cria-se espaço para o centroavante Pedro entrar no time. Uma peça pode destravar caminhos para Dorival Júnior colocar seus planos em prática. Guardadas as devidas proporções, o meio de campo histórico do Barcelona tinha Busquets, Xavi e Iniesta. Logo, por que não João Gomes, Everton Ribeiro e Arrascaeta por dentro, Gabigol na direita, Pedro centralizado e Everton Cebolinha na esquerda mais à frente?
Reinvenções à parte, o Flamengo continua cometendo um pecado independentemente do técnico: perde gols demais, principalmente, quando abre o placar. O jogo estava tão fácil e o Santos tão entregue que o time rubro-negro teve pelo menos duas oportunidades claras de resolver a partida em 45 minutos no alçapão. Desperdiçou e quase custou caro.
Dorival Júnior mostrou que estava a fim de ganhar o jogo e rapidamente acionou a tropa de elite. Intimidado desde o check-in na Vila Belmiro, Gabigol atualizou a carteirinha de freguês do time que o revelou e decidiu a partida com um belo chute de perna canhota aproveitando rebote. Provocou, ameaçou tirar a camisa para ser expulso, mas não passou de pegadinha.
Aos supersticiosos e homens de pouca fé de plantão, a diferença do líder Palmeiras para o Flamengo é de oito pontos. E oito é um número cabalístico na relação entre os dois times. em 2018, quando o Brasileirão parou para a Copa, o líder Flamengo tinha oito pontos a mais que o Palmeiras, tomou a virada e o alviverde levou a taça. No ano seguinte, na edição seguinte, Jorge Jesus assumiu o Flamengo oito pontos atrás do Palmeiras, deu o troco e levou a equipe carioca ao título. Portanto, tudo é possível ao que crê.
Siga no Twitter: @marcospaulolima
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
A repetição é a mãe da retenção. Abel Ferreira manteve a escalação inicial do…
Gustavo Marques conseguiu piorar uma das semanas mais vergonhosas do futebol nesse sábado na eliminação…
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…