Campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil, Fla e Palmeiras disputarão a taça. foto: Lucas Figueiredo/CBF
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) oficializou nesta segunda-feira a disputa da Supercopa do Brasil, em Brasília, pelo segundo ano consecutivo. Campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil, respectivamente, Flamengo e Palmeiras se enfrentarão no Mané Garrincha no próximo domingo (11/4), às 11h. A arbitragem da Supercopa do Brasil será de Leandro Pedro Vuaden (RS). Os assistentes, Rafael da Silva Alves (RS) e Jorge Eduardo Bernardi (RS). Wagner Reway comandará a Arbitragem de Vídeo (VAR). Atual campeão, o time rubro-negro busca o bicampeonato. Na edição passada, venceu o Athletico Paranaense por 3 x 0.
O evento era dado como certo na capital federal desde o início do ano, como informou o blog em 9 de janeiro, mas a insegurança jurídica devido ao abre-fecha causado pela guerra de liminares para decretar e evitar novo lockdown na cidade em meio à pandemia atrasaram a homologação. Além disso, faltavam apenas pequenos detalhes, entre eles, o horário da partida. A dona dos direitos de transmissão escolhia entre 11h e 16h.
Outro impasse dizia respeito à presença de público na arena. O governador do DF, Ibaneis Rocha, sugeriu a distribuição de ingressos a agentes de saúde vacinados contra a covid-19 que estão na linha de frente no combate à pandemia. No entanto, como publicaram o blog na quarta-feira passada (31/3) e o Correio Braziliense na edição impressa (1/4), a CBF manteve a diretriz estabelecida para as competições organizadas pela entidade. O texto foi votado por unanimidade no ano passado pelos clubes e as federações. Com isso, o jogo será sem público.
A logística dos dos dois times está definida. Embora o protocolo exija a chegada dos times à sede da final com três dias de antecedência, os candidatos ao título não cumprirão a regra. O Flamengo desembarcará no Distrito Federal entre 17h e 18h de sexta-feira pela pista do aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek. Não haverá contato com a torcida. De lá, seguirá para o B Hotel, no Setor Hoteleiro Norte, a 1,03km do local da partida. Na véspera do jogo, está previsto treino no Centro de Treinamento do Brasiliense, no Setor de Clubes Sul.
O Palmeiras desembarcará no DF às 22h de sexta-feira, vindo de São Paulo. Embora a delegação tenha compromisso na Argentina contra o Defensa y Justicia pela Recopa, a comissão técnico achou melhor fazer uma “escala” na capital paulista antes da vinda para Brasília.
Esta será a quarta edição do torneio. Na primeira edição, em 1990, o tira-teima entre Grêmio e Vasco foi realizado em duas partidas, e teve como vencedor a equipe gaúcha. Em 1991, foi realizada em partida única, no Morumbi, em São Paulo, com vitória do Corinthians sobre o Flamengo, por 1 x 0. No ano passado, o Flamengo arrematou o título contra o Athletico.
A Supercopa do Brasil abrirá uma sequência de quatro jogos em cinco dias no Mané Garrincha. Em 13 de abril, o Santos receberá o San Lorenzo, da Argentina, pela partida de volta da terceira fase preliminar da Libertadores. No dia seguinte, o Palmeiras terá pela frente o Defensa y Justicia na finalíssima da Recopa Sul-Americana. Um dia depois, o Flamengo receberá o Vasco no Clássico dos Milhões válido pelo Campeonato Carioca.
Siga no Twitter: @mplimaDF
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…
Philippe Coutinho é mais um ídolo a dar um basta na relação tóxica com torcedores…
José Mourinho é um dos melhores técnicos do século 21. Levou o Porto ao título…