Na contramão do que deseja Ibaneis, CBF oficializará Supercopa sem público no Mané Garrincha; entenda

Publicado em Esporte
Atual campeão, Fla conquistou a Supercopa do Brasil 2020 no Mané. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

 

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aguardava apenas a resposta da Justiça ao recurso do Governo do Distrito Federal na guerra de liminares contra a determinação de um novo lockdown na capital do país para oficializar a Supercopa do Brasil no Mané Garrincha. A espera acabou. Como numa final de campeonato com batalhas nos bastidores, um efeito suspensivo favorável ao GDF no início da noite desta quarta-feira (31/3) permite a divulgação. provavelmente nesta quinta-feira, do evento programado para o Mané Garrincha, em 11 de abril. Detalhes finais como contrato de tevê e horário da partida estão sendo finalizados. No ano passado, a decisão foi na manhã de domingo. O duelo opõe os campeões do Brasileirão (Flamengo) e da Copa do Brasil (Palmeiras). Porém, ao contrário do que sugeriu Ibaneis Rocha, a partida não terá público.

Há uma queda de braço nos bastidores entre favoráveis e contrários à presença de agentes da saúde vacinados contra covid-19 na decisão. O blog apurou que a entidade máxima do futebol resiste e pretende manter-se fiel à Diretriz Técnica Operacional Retorno das Competições da CBF, publicada em 24 de julho do ano passado, a partir de decisão unânime de clubes e federações e tem efeito nos regulamentos de todas as competições.

O texto relativo às partidas organizadas pela CBF diz:

“As medidas aqui estabelecidas levam em consideração que a retomada do futebol se dará sem público. Qualquer alteração nesse quadro será devidamente comunicada e este documento será ajustado se necessário for. Todas as partidas serão realizadas com acesso restrito ao campo de jogo e vestiários, limitado aos funcionários essenciais à administração do estádio no dia do jogo, atletas das equipes e respectivas comissões técnicas, além da equipe de arbitragem, delegados da partida e equipe de controle de dopagem”.

Portanto, alterar a Diretriz para a Supercopa do Brasil causaria mais desgastes no momento mais dramático da pandemia no país e não há mais tempo para isso.  Mesmo assim, a pressão é grande para que isso aconteça. A Arena BSB apresentou, inclusive, um protocolo com distanciamento de cinco cadeiras entre cada torcedor. O planejamento tem o apoio do Flamengo e do GDF.

No último dia 25, o blog publicou que o governador Ibaneis Rocha deu aval à realização da partida no Mané Garrincha e sugeriu presença de público limitada a 10% da capacidade da arena, ou seja 7 mil pessoas. Os ingressos seriam distribuídos a agentes de segurança vacinados contra a covid-19. Nesta terça-feira, reportagem publicada do Correio Braziliense mostrou que esse era um dos motivos da demora na oficialização de Brasília como anfitriã do evento. Nesta quarta, houve outra vistoria no estádio para alinhar o planejamento da operação de imprensa do jogo, ou seja, mais um dos vários indícios de que Brasília definitivamente receberá a decisão.

A cúpula da CBF considerou a ideia de homenagear agentes de saúde simpática, mas prefere, também, evitar desequilíbrio nas arquibancadas. O último censo da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) mostrou que o Flamengo tem a maior torcida do Distrito Federal, com 47,9%. O Palmeiras é o sétimo no ranking local, com 4,2%.

Logo, em termos proporcionais, há risco de mais torcedores rubro-negros do que alviverdes entre os 7 mil eleitos para acompanhar a decisão do próximo dia 11. A ideia de colocar público no Mané teria partido do Flamengo, que pretendia homenagear profissionais que estão na linha de frente contra a covid-19. No entanto, a Supercopa do Brasil é um evento da CBF.

Em contrapartida, há possibilidade de público na final da Recopa Sul-Americana, em 14 de abril, em Brasília. A Conmebol marcou o duelo de volta entre Palmeiras e Defensa y Justicia para o Mané Garrincha. Em janeiro, a entidade máxima do futebol sul-americano colocou torcedores e convidados, no Maracanã, na decisão da Libertadores entre Palmeiras e Santos.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf