Supercopa do Brasil Campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil, Fla e Palmeiras disputarão a taça. foto: Lucas Figueiredo/CBF Campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil, Flamengo e Palmeiras são os candidatos ao título. foto: Lucas Figueiredo/CBF

Flamengo x Palmeiras: CBF oficializa Supercopa do Brasil no Mané Garrincha, em Brasília

Publicado em Esporte

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) oficializou nesta segunda-feira a disputa da Supercopa do Brasil, em Brasília, pelo segundo ano consecutivo. Campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil, respectivamente, Flamengo e Palmeiras se enfrentarão no Mané Garrincha no próximo domingo (11/4), às 11h. A arbitragem da Supercopa do Brasil será de Leandro Pedro Vuaden (RS). Os assistentes, Rafael da Silva Alves (RS) e Jorge Eduardo Bernardi (RS). Wagner Reway comandará a Arbitragem de Vídeo (VAR). Atual campeão, o time rubro-negro busca o bicampeonato. Na edição passada, venceu o Athletico Paranaense por 3 x 0.

O evento era dado como certo na capital federal desde o início do ano, como informou o blog em 9 de janeiro, mas a insegurança jurídica devido ao abre-fecha causado pela guerra de liminares para decretar e evitar novo lockdown na cidade em meio à pandemia atrasaram a homologação. Além disso, faltavam apenas pequenos detalhes, entre eles, o horário da partida. A dona dos direitos de transmissão escolhia entre 11h e 16h.

Outro impasse dizia respeito à presença de público na arena. O governador do DF, Ibaneis Rocha, sugeriu a distribuição de ingressos a agentes de saúde vacinados contra a covid-19 que estão na linha de frente no combate à pandemia. No entanto, como publicaram o blog na quarta-feira passada (31/3) e o Correio Braziliense na edição impressa (1/4), a CBF manteve a diretriz estabelecida para as competições organizadas pela entidade. O texto foi votado por unanimidade no ano passado pelos clubes e as federações. Com isso, o jogo será sem público.

A logística dos dos dois times está definida. Embora o protocolo exija a chegada dos times à sede da final com três dias de antecedência, os candidatos ao título não cumprirão a regra. O Flamengo desembarcará no Distrito Federal entre 17h e 18h de sexta-feira pela pista do aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek. Não haverá contato com a torcida. De lá, seguirá para o B Hotel, no Setor Hoteleiro Norte, a 1,03km do local da partida. Na véspera do jogo, está previsto treino no Centro de Treinamento do Brasiliense, no Setor de Clubes Sul.

O Palmeiras desembarcará no DF às 22h de sexta-feira, vindo de São Paulo. Embora a delegação tenha compromisso na Argentina contra o Defensa y Justicia pela Recopa, a comissão técnico achou melhor fazer uma “escala” na capital paulista antes da vinda para Brasília.

Esta será a quarta edição do torneio. Na primeira edição, em 1990, o tira-teima entre Grêmio e Vasco foi realizado em duas partidas, e teve como vencedor a equipe gaúcha. Em 1991, foi realizada em partida única, no Morumbi, em São Paulo, com vitória do Corinthians sobre o Flamengo, por 1 x 0. No ano passado, o Flamengo arrematou o título contra o Athletico.

A Supercopa do Brasil abrirá uma sequência de quatro jogos em cinco dias no Mané Garrincha. Em 13 de abril, o Santos receberá o San Lorenzo, da Argentina, pela partida de volta da terceira fase preliminar da Libertadores. No dia seguinte, o Palmeiras terá pela frente o Defensa y Justicia na finalíssima da Recopa Sul-Americana. Um dia depois, o Flamengo receberá o Vasco no Clássico dos Milhões válido pelo Campeonato Carioca.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf