O Mané Garrincha volta a receber um jogo de futebol oficial depois de seis meses
O gramado do Mané Garrincha não estará no padrão de qualidade na Supercopa Rei no tira-teima entre os campeões do Campeonato Brasileiro (Flamengo) e da Copa do Brasil (Corinthians) neste domingo por um motivo esperado: o estádio não recebe um jogo de futebol profissional desde 12 de julho do ano passado na vitória do Botafogo contra o Vasco pela 13ª rodada da Série A.
À época, o campo já era considerado ruim – e piorou no segundo semestre com uma agenda preferencial para shows em série na principal arena da capital. São seis meses sem jogo.
Outro argumento apurado pelo blog para o estado do campo foi a indefinição sobre o local da Supercopa Rei. A CBF bateu o martelo em 31 de dezembro, ou seja, a poucas horas da virada do ano. Havia indefinição sobre o local.
À época, a Arena da Amazônia, em Manaus, despontava como favorita. Ingressos inclusive estavam sendo vendidos sem autorização até a comercialização precipitada de bilhetes ser desmentida em nota oficial da entidade.
O tapete do Mané Garrincha estava danificado quando a CBF apontou o dedo para Brasília. Iniciou-se uma corrida contra o tempo para reparar o terreno, mas os palcos montados para shows e a presença do público na “pista” castigou o campo. Rolos de grama foram encomendados pela Arena BRB. A fornecedora Itograss transportou do Rio para Brasília.
Houve replantio dos fundos norte e sul do campo e da linha lateral onde há uma zona mista de gramado natural e sintético. Havia danos principalmente próximo às bandeirinhas de escanteio. Foram aplicados corantes na tentativa de deixar o campo com uma aparência melhor.
A adesão da CBF à moda das finais em jogo único demandam a criação de um grupo de profissionais voltados para os cuidados com o gramado. A Conmebol assume os palcos das finais da Libertadores e da Sul-Americana com pelo menos duas semanas de antecedência. Funciona assim nos eventos da Fifa, É preciso tirar o escorpião do cofre e fazer o serviço em vez de delegar a responsabilidade ao clube ou ao dono da arena escolhida para o espetáculo.
X: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolima.jor
Gustavo Marques conseguiu piorar uma das semanas mais vergonhosas do futebol nesse sábado na eliminação…
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…
Philippe Coutinho é mais um ídolo a dar um basta na relação tóxica com torcedores…