A prova de que o Flamengo se apequenou em torneios continentais: pela primeira vez, em seis participações, repito, seis participações, o Flamengo está nas quartas de final da Copa Sul-Americana. Nunca antes na história do torneio, o clube havia ficado entre os oito melhores na segunda competição de clubes mais importante do continente. Goleada por 4 x 0 sobre a Chapecoense à parte, é uma vergonha para um clube que tem no currículo o título da Copa Libertadores da América em 1981, mas nos últimos tempos coleciona vexames internacionais.
Vale lembrar que o Flamengo está na Sul-Americana por causa da patética eliminação na fase de grupos da Libertadores deste ano. Por sinal, o clube carioca é o recordista brasileiro de quedas nesta etapa. Cinco: 1983, 2002, 2012, 2014 e 2017. Sem contar micos anteriores diante do América do México, do Defensor, do Uruguai.
Ao menos no cenário continental, o Flamengo só tem tamanho. Lembra qual foi o último título internacional do clube? A Copa Mercosul de 1999 em cima do Palmeiras. Lá se vão 18 anos de jejum. Quem sabe agora, o clube quebre o jejum. Desta vez, tem demonstrado o mínimo interesse que faltou nas cinco participações anteriores.
Nas edições de 2003 e de 2004, o Flamengo foi eliminado pelo Santos na fase nacional do torneio. Em 2009, deu adeus em um clássico contra o Fluminense, seu possível adversário nas quartas de final. O tricolor enfrenta a LDU nesta quinta-feira.
Na campanha de 2011, o Flamengo não passou pela Universidad de Chile nas oitavas de final. Antes, havia eliminado o Atlético Paranaense.
Na temporada passada, o Flamengo deu o maior vexame na competição ao ser eliminado em casa nas oitavas de final pelo Palestino, do Chile, em Cariacica (ES). Na fase anterior, passou pelo Figueirense.
Neste ano, o Flamengo deu o troco no Palestino na segunda fase e despachou a Chapecoense hoje nas quartas de final por 4 x 0 no placar agregado.
Domingo sempre foi um dia movimentado na casa dos Souza Lima no Cruzeiro Novo, onde…
A dois dias da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, o mandatário…
Lucimar da Silva Ferreira, o Lúcio, campeão da Copa de 2002 e capitão do Brasil…
É fácil jogar a culpa do mau início do Flamengo no Campeonato Carioca no time…
Times históricos do Grêmio tinham grandes volantes. China era o carregador de piano nos títulos…
A venda do zagueiro Vitor Reis para o Manchester City consolida a capacidade do Palmeiras…